TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História de São Bernardo do Campo

Por:   •  14/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 10

A História de São Bernardo do Campo

A cidade tem hoje mais de 800 mil habitantes e extensão territorial de 408 km2 e desfruta de uma posição privilegiada. 

Localiza-se  a 22 km do centro de São Paulo,  50 Km do Porto de Santos,  45 Km do Aeroporto Internacional e a 18 km do Aeroporto de Congonhas.As rodovias que passam no local são, Anchieta, Imigrantes, Índio Tibiriçá e o Trecho Sul do Rodoanel.

[pic 1]

A cidade de São Bernardo do campo, o coração do maior parque Industrial da America latina, representado pelo Grande ABC, contem o PIB superior a alguns estados do país. utilizando como primeira atividade turística, o turismo de negócios  inteiramente conivente com a cidade. São Bernardo se transformou em um dos principais pólos industriais, do novo sindicalismo e principalmente do automóvel, e ainda é o berço político do ex presidente Lula.  [pic 2]

"Fundada em 1553, a região estava na rota dos tropeiros no período colonial. São símbolos dessa época a Casa de Pedra e a Calçada do Lorena, localizados na Estrada Velha de Santos. Ambos são ícones do patrimônio histórico e, por isso, são tombados em âmbito estadual e municipal."

Conhecida como Capital do automóvel,da indústria,sindicalismo e berço político do ex presidente lula e conta com diversos pontos turísticos, de cultura, esportes, lazer, gastronomia e compras:

Cidade da Criança (primeiro parque temático do Brasil); Cidade da TV; Estádio 1º de Maio; Parque da Juventude Città di Marostica (que abriga diferentes modalidades de esportes radicais, como skate, patins, bike, rapel e escalada); Pavilhão Vera Cruz; Chácara Silvestre, Pinacoteca, entre outros. São famosas também as suas Rotas do Frango com Polenta, Rota do Peixe e a Rota dos Móveis (Rua Jurubatuba).

O município é provido do maior espelho d'água artificial  da America latina, a represa billings, a represa tem potencial para se transformar em uma grande área de lazer, para esportes e passeios náuticos.  

Nela o parque Estoril que ocupa uma área de mata atlântica preservada, unindo a fauna e a flora brasileira com as águas da represa, além das águas o parque conta com diversos outros atrativos, como o teleférico, pedalinhos e o zoológico. No Riacho Grande do outro lado da margem da represa, localiza-se a prainha, com pedalinhos, passeios náuticos, banana-boat e wet-bike, e também restaurantes e quiosques para alimentação.


Bandeira Oficial do Município

 

No dia  23 de outubro de 1952 , o prefeito Sr Lauro Gomes do município de São Bernardo do campo publicou a lei municipal  nº180  que fortaleceu a lei municipal nº251 de dezembro de 1926, também do município de São Bernardo decretada pelo prefeito Saladino Cardoso Franco, que fixava como deveria ficar o brasão: o brasão da cidade e município deve adotar o passado histórico da cidade de São Bernardo, que vem desde 1553 com a vila de Santo Andre de Borba do Campo e se estende até os dias de hoje. O processo de desenvolvimento e autoria do brasão é do historiógrafo Dr Afonso Escragnolle Taunay. Descrição do brasão: “escudo redondo português cortado” acima uma coroa mural distintiva das municipalidades. . O primeiro quartel de ouro traz uma cruz de Santo André, de sinople (verde), tendo no encontro, sobreposto, a cruz patriarcal de São Bernardo; partido de prata, com o leão dos Ramalhos de goles (vermelho). O segundo quartel é de goles, com um lanço de muralhas flanqueado de dois baluartes, com bombardas, tudo de prata e encimado por um braço armado empunhando uma adaga de prata.[pic 3]

Como tenentes de escudo, à dextra, um bandeirante de carnação, armado de escopeta; à sinistra um índio de carnação, armado de arco. No listão, e em letras de sinople, sobre campo de ouro, de acordo com o primeiro quartel, a divisa: “PAULISTARUM TERRA MATER”, encobrindo parte da roda dentada ao natural, simbólica da grande indústria moderna do Município. Por sobre as ameias, do baluarte central da coroa mural, o timbre do brasão de Martin Afonso de Souza, o elmo encimado pelo leão de púrpura sobre a porta central da coroa mural, um escudete de blau (azul) com uma flor de lírio de prata, simbólica de Nossa Senhora, orago de São Bernardo”.

Artigo2º - Para servir de sinete nos papéis da municipalidade, fica adotado o primeiro quartel do brasão: escudo de fundo de ouro com a cruz de São Bernardo sobreposta à cruz de Santo André encimado pela coroa mural e tendo embaixo o listão com a divisa “PAULISTARUM TERRA MATER”.

( MARCOS ESSA PARTE NÃO CONSEGUI ENTENDER DIREITO PRA PASSAR PARA MINHAS PALAVRAS)
 

HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

 

Música: João Silvério da Silva (João Gomes)
Letra : Wallace Cockrane Simonsen

 

Salve São Bernardo
Pedaço do meu Brasil,
Retomas o teu velho posto
Impávido e varonil.
Salve São Bernardo
do Campo e do nosso lar,
Que vê o raiar da aurora
Dos Contrafortes da Serra do Mar
Ó povo de São Bernardo
Salve a tua liberdade
A nossa bela Vila
Volta outra vez a ser Cidade

 

Alerta ó gente nossa
Tua canção vem entoar,
Cantando a grande vitória
Que nossa terra acaba de alcançar
Custou mais veio
A justa reparação,
Nosso trabalho
Não foi em vão
Custou mas veio
A justa reparação
Por isso é que no peito
Bate mais forte o nosso coração.

 

De onde surgiu o nome de São Bernardo do Campo?

O município de são Bernardo foi fundado em 1950 por João ramalho, que veio explorar as terras do Brasil, iniciou-se em uma região do Planalto, anteriormente chamado de Santo André da borda do campo. Tornando local de passagem para os que se locomoviam para Porto de Santos, principalmente as "tropas" que levavam mercadoria e pousavam ali, então logo foi acontecendo o desenvolvimento na fazenda do monges, ao redor da capela, construída em 1717, local em que agora se localiza o Carrefour Vergueiro, no Rudge ramos. Pelos primitivos e novos caminhos, pelas velhas fazendas, registram-se a presença do português desbravador, do índio e do negro escravo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (347.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com