TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Igreja Conceição

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Curso Arquitetura e Urbanismo

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ANTÔNIO DIAS

A igreja Nossa Senhora da Conceição de Antônio dias está localizada em Ouro Preto-MG, e é uma das igrejas mais importantes da cidade, conhecida também pelo fato de ter sido o marco do nascimento da Villa Rica. Ela foi construída no período colonial, primeiramente em 1699, uma pequena capela, mas no lugar desta, em 1727, foi edificado a igreja matriz e concluída em 1746. Projeto e execução é do Manoel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. Apresenta estrutura arquitetônica e fachadas semelhantes, a fachada é simétrica e possui sistemas construtivos: para a porta e janelas cantaria, feita de pedra e com um trabalho bem rico; sua estrutura é feita em pedra e cal.

[pic 1]

Foto 01: Imagem frontal da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Fonte: viajeiporai.wordpress.com.

A planta é constituída pela justaposição de dois blocos quadrangulares, o primeiro corresponde a nave, o segundo a capela-mor e a sacristia arranjada transversalmente. Elas são cercadas por corredores e em cima deles, no andar superior, há tribunas, onde se encontra também o coro, anexo à fachada principal.  No seu entorno, as ladeiras são de pedras, as casas com telhas de barro, e as esquadrias são coloridas. Vale destacar a construção de um adro feito em frente a igreja em 1863.

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE ANTÔNIO DIAS

Conserva a disposição tradicional, altares por toda a extensão da lateral da igreja, toda a decoração da nave foi feita por Manoel Francisco Lisboa. Na capela-mor, o Santíssimo Sacramento é carregado por anjos, com um medalhão no centro. No altar-mor as colunas torsas são enriquecidas com motivos florais em ouro. No nicho há um trono com a imagem de Nossa Senhora da Conceição em tamanho real, com uma coroa de prata e doze estrelas com pedras preciosas. Os altares laterais são separados por pilares monumentais canelados, denticulados no terço inferior, com capiteis jônicos.

                                [pic 2]

Foto 02: Imagem interna da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Fonte: viajeiporai.wordpress.com.

A talha, de madeira esculpida e posteriormente revestida por uma película de ouro, foi construída em 1756 mas as obras de pintura e douramento dele aconteceram em 1770, é constituída pela simplificação da decoração com a introdução de motivos Rocaille na decoração das paredes laterais (pode-se considerar uma obra de transição). Os altares da nave incluem peças da primitiva matriz. Em 1794, a edificação demonstrava um estado físico precário, necessitando de reparo na fachada, torre e escadas. Em 1852 foram concedidas verbas para o reparo. No interior da igreja está sepultado aleijadinho e seu pai, inclusive hoje em dia há um “museu” dedicado a eles.

           

Referências: BAZIN, Germain. Arquitetura religiosa barroca no Brasil, A/ 1956 Rio de Janeiro, RJ: Record

                     

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (242.8 Kb)   docx (660.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com