TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LONDRINA NAS ALTURAS

Por:   •  6/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 REVISÃO DE LITERATURA        5

2.1 Verticalização        5

2.1.1 Breve Histórico        5

3 METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS        6

4 DADOS OBTIDOS        7

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS        9

3 CONSIDEREÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

LONDRINA NAS ALTURAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE PAVIMENTOS

Alícia Rodrigues de Pádua Gonçalves, Ana Carolina Franco Bez, Anna Beatriz Werner Brandão [1]*

Ivan Prado Junior [2]**

RESUMO

A pesquisa desenvolvida teve como objetivo a analise por década do número de pavimentos dos edifícios construídos na cidade de Londrina, e quais foram os motivos pelos quais houve a construção de edifícios em determinada classe de pavimentos, até o ano de 2018. Essa verticalização se iniciou na década de 50 na área central da cidade, com edifícios de média e poucos de grande altura, evoluindo com o passar dos anos devido a fatores históricos, sociais, econômicos e de interesses privados para outras regiões da cidade, sendo a de maior crescimento atualmente a região da Gleba Palhano. Hoje a cidade conta com mais de 2200 edifícios construídos e possui muitos projetos e edifícios ainda em construção.

Palavras-chave: Verticalização. Pavimentos. Evolução. Década.

1 INTRODUÇÃO

Considerando a verticalização no município de Londrina e os fatores que a influenciam, propõe-se uma análise quantitativa sobre as questões que influenciam a configuração dos edifícios, no caso, no número de pavimentos durante o período de 1950 a 2018.

Procurou-se analisar fatores econômicos, históricos e sociais que afetam diretamente à disposição dos mesmos, tanto dos edifícios de Londrina, quanto de forma geral, ou seja, no estado do Paraná.

Na análise também relaciona-se esta evolução com a configuração utilizada por algumas das principais construtoras de londrina.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Verticalização

Segundo Oura (2006) a verticalização é associada ao surgimento de edifícios de altura em uma cidade, que para Santos (2015) seguem um determinado padrão e estão localizados em áreas da cidade que possuem maior infraestrutura.

Verticalizar é o processo de sobreposição de solos dispostos em pavimentos múltiplos que possibilitam habitação para maior número de pessoas, comparado com habitações horizontais (1987 apud. MACEDO; OURA, 2006).

O processo de verticalização também está associado a fatores psicológicos, como a pseudo-segurança e ideológicos como o progresso e a metropolização (OURA, 2006)

2.1.1 Breve Histórico

A verticalização é um processo que surgiu em consequência da urbanização, e está associado à invenção dos elevadores, que surgiram nas fábricas inglesas do século XIX (MARKUN, 2014).

Oura (2006) afirma que o surgimento das estruturas e aço e do concreto independentes de sua vedação, possibilitou o crescimento do fenômeno da multiplicação dos pavimentos, além dos elevadores que substituíram o esforço humano que limitava a altura das construções (1987 apud. SOMEKH; OURA, 2006).

A origem do fenômeno da verticalização foi nos Estados Unidos, onde surgiram as primeiras construções verticais (OURA, 2006). Está origem está associada aos centros terciários norte-americanos e vinculada na formação das cidades americanas e do próprio estágio de desenvolvimento capitalista (1987 apud. SOMEKH; OURA, 2006).

Através de dados apresentados por Somekh (1987), Oura (2006) apresenta as controvérsias em relação ao primeiro arranha-céu, em que Jencks (1980) afirma que apesar da altura do edifício Equitable Life Assurance Company (1968-70), esse não poderia ser chamado de arranha-céu já que possui aparência de palácio renascentista de cindo andares, dando esse título de arranha-céus pioneiros para o edifício Manhattan de 16 andares (Chicago) e o edifício Wainwright de 10 andares (St. Louis). (1987 apud. SOMEKH; OURA, 2006).

No Brasil a origem da verticalização está associada aos planos urbanísticos do Rio de Janeiro, que incluía o alargamento e a abertura de novas avenidas na área central (OURA, 2006). Com o crescimento da economia brasileira com base na exportação de café, no início do século XX, há um aumento no ritmo de construção de edificações, surgindo das primeiras firmas especializadas no setor de construção civil no Brasil. (OURA, 2006).

3 METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

No que se refere ao método adotado houve a aplicação de técnicas estatisticas na recolha dos dados, para isso foi realizada das seguintes etapas:

1.    Determinação do tema e do objeto de pesquisa

2.    Determinação da problemática de pesquisa

3.    Verificação de estudos já realizados sobre o objeto (revisão de literatura)

4.    Coleta de dados (em artigos já publicados)

5.    Coleta de dados (em sites de imobiliárias, construtoras e corretores de imóveis)

6.    Análise dos dados obtidos e considerações finais

Primeiramente foi realizada uma coleta de dados em atigos e pesquisas já realizadas, dessa forma houve a obtenção de informações até o ano de 2012. Para conseguir as intormações faltantes, foi necessário realizar a pesquisa de dados em sites de contrutoras acompanhado de sites de corretores de imoveis e imobiliárias, já que não foi possuivel o acesso aos arquivos do Corpo de Bombeiros, devido a necessidade de oficio e de prazo extenso para a liberação da visita a entidade para acessar os registros. Assim atraves de uma pesquisa minusiosa foi possivel recolher as informações necessárias, realizando uma pesquisa nos sites das construtoras de municipio, obtendo o nome de cada edificio construídos de 2013 a 2018, e após buscando informações de data de entrega do edificio e de número de pavimentos em sites de imobiliárias e de corretores de imóveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (463.6 Kb)   docx (128.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com