TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Descritivo de visitas à Biblioteca Centra da Universidade Estadual de Londrina

Artigo: Relatório Descritivo de visitas à Biblioteca Centra da Universidade Estadual de Londrina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Descritivo de visitas

Relatório de visita à Biblioteca Centra da Universidade Estadual de Londrina –UEL de acordo com a disciplina Produção de Textos I (Professora Elvira Nascimento)

A Biblioteca Central da UEL está localizada em um lugar estratégico, na minha opinião, na área central do Campus Universitário da Universidade, porém é um local sem muita visualização, nenhuma sinalização adequada ou que chame a atenção de quem a procura que indica a biblioteca, o que causa dificuldades do aluno encontrá-la, porém é uma bela caminhada até lá, pois o campus conta com uma paisagem bastante bela.

Logo na entrada da BC existe uma rampa e na entrada existem vários armários para que o alunos deixe as bolsas pois o acervo da biblioteca é aberto, ou seja, todos os alunos podem pesquisar todos os materias sem que o bibliotecário ou auxiliar o acompanhe, a não ser que este necessite. Atualmente a BC conta com um número de 00000 títulos e 0000 exemplares de livros e 0000 de périódicos. O catálogo do acervo está automatizado e existe computadores disponíveis para localizar e encontrar materiais bibliográficos para pesquisas. É necessário somente que o aluno anote o número de chamada , no caso de livros, que é o endereço do livro nas estantes. É formada por dois andares, com salas de estudos individuais e em grupo.

As estantes estão disposta de forma linear e o material esta organizado de acordo com as áreas do conhecimento que começam do 001 ao 900. Cada númeração corresponde uma área do conhecimento segundo regras internacionais de classificação de materiais da biblioteca. (por exemplo, Letras /Espanhol está na classe númerica, geralmente, 800). O sistema utilizado na Biblioteca denomina-se Virtua/VTLS. Há disponível ao aluno o acervo digital de teses e dissertações, E-Books, Portal de Domínio Público (mais diversas obras no todo de diversos autores famosos) e os periódicos produzidos pela UEL além da possibilidade do aluno fazer pesquisas nos diversos periódicos do CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (nesta modalidade é aberto à comunidade universitária e é necessário senha para utilização). O aluno, professores contam com o serviço denominado comutação bibliográfica- Comut, onde pode solicitar artigos ou capítulos existentes em outras bibliotecas mediante pagamento e estes são enviados a biblioteca através de correio ou e-mail quando já digitalizado.

O Sistema de Bibliotecas da UEL (SB/UEL) é coordenado pela BC, que é Órgão de Apoio da UEL, vinculado administrativamente à Reitoria, por delegação ao Vice-Reitor. É composto por cinco unidades: Biblioteca Central (BC), Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde (BS/CCS), Biblioteca Setorial da Clínica Odontológica Universitária (BS/COU) e Biblioteca Setorial do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (BS/EAAJ) e Biblioteca Setorial de Ciências Humanas (BS/CH). Tema a missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da Informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir para a formação do aluno.e colabora, dessa forma, no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo.

A estrutura da biblioteca central está dividida basicamente em : Secretaria Executiva; Divisão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com