TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  18/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 6

Arquitetura e Urbanismo

Questão 1)

Podemos utilizar uma série de materiais para melhorar o desempenho acústico de edificações. A respeito destes materiais, avalie as proposições a seguir: 

I.    As barreiras reflexivas são compostas por materiais sólidos homogêneos, como o concreto.

II.   Nas barreiras reativas são utilizados materiais translúcidos, permitindo a passagem do som pelos poros.

III.  As barreiras absortivas são realizadas com a utilização de materiais porosos. Como exemplos de materiais aplicados neste tipo de barreira, pode-se citar fibra de madeira e lã mineral. 

IV.  A classificação de um material para fins acústicos avalia dois fatores: espessura e porosidade.

É correto apenas o que se afirma em:

S A)

I e IV 

B)

II e IV 

C)

II e III 

D)

III e IV 

E)

I e III 

 

Arquitetura e Urbanismo

Questão 2)

As normas técnicas aplicadas ao conforto acústico das edificações visam controlar os ruídos para que estes fiquem dentro dos padrões de aceitação. A respeito das normas de conforto acústico utilizadas no país, avalie as proposições a seguir e faça o somatório das corretas. 

01) A NBR 15575 trata do desempenho de edificações habitacionais e estabelece requisitos máximos de ruídos para cada edificação. ok

02) A NBR 10151 tem como objetivo fixar as condições de avaliação aceitável do ruído. Esta norma traz os métodos para a medição de ruído e para correções. ok

04) A NBR 10151 determina procedimentos e valores de referência para avaliação da pressão sonora de ambientes internos, independente da finalidade de uso de cada ambiente. nao

08) A NBR 12179 tem como objetivo a definição dos critérios para a execução de tratamentos acústicos em locais fechados.  ok

16) A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que o ruído máximo recomendável, sem prejuízo à audição humana, é de 50 dB. .  ok

Assinale a alternativa que apresente a soma correta. 

A)

11 

B)

27 

C)

26 

D)

03 

E)

31 

Arquitetura e Urbanismo

Questão 3)

O calor sensível pode ser transmitido por condução, convecção ou radiação. A respeito destas trocas de calor, assinale a alternativa INCORRETA. 

A)O calor sensível é aquele transferido entre duas porções de matéria com diferença de temperatura. 

B)

A convecção é uma troca de calor entre dois corpos, em que um deles se encontra no estado sólido e o outro no estado fluído, podendo ser líquido ou gás. 

C)

A condução é a troca de calor entre dois corpos que se encontram no estado sólido, ou mesmo entre partes do corpo que estejam a temperaturas diferentes, e ocorre quando os corpos não estão próximos. 

D)

Na radiação, o fluxo de calor ocorre do corpo mais quente para o corpo menos quente, até que ambos estejam na mesma temperatura. 

E)

Na transmissão de calor por condução há necessidade de um meio material. Esta condução ocorre sempre de um ponto de maior temperatura para um ponto de menor temperatura. 

Arquitetura e Urbanismo

Questão 4)

A Planta Baixa de um Projeto Arquitetônico representa um corte de uma edificação no plano horizontal. A respeito desta representação, assinale a alternativa INCORRETA.

A)

Trata-se de uma representação que serve de base para a elaboração dos cortes e elevações da edificação.  

B)

Usualmente, o plano de corte horizontal que origina esta representação está a uma altura de 1,50 m do piso

C)

Trata-se de uma representação onde são indicadas as paredes, esquadrias e cotas da edificação. 

D)

Nesta representação, as linhas tracejadas costumam indicar elementos presentes acima do plano de corte horizontal (projeções). 

E)

Nesta representação gráfica está presente a indicação da topografia e dimensões do terreno. 

Arquitetura e Urbanismo

Questão 5)

Quando uma forma de energia é transformada em outra, parte dela se torna calor. O calor pode ser do tipo sensível ou latente. A respeito destes termos, avalie as proposições a seguir. 

I.   Na forma de calor latente, há mudança de estado físico da matéria. Assim, a temperatura não pode ser considerada constante para substâncias puras. ok

II.  O calor sensível é perdido para o ambiente através de trocas secas, enquanto o calor latente acontece por meio de trocas úmidas. ok

III. O calor pode ser classificado em dois tipos: sensível e latente. ok

IV. O calor sensível é transferido entre dois corpos mantendo-se a temperatura constante. 

Conteúdo não ministrado

As autoras também escrevem que o calor cedido para o ambiente por meio de trocas secas é chamado de calor sensível e é função das diferentes temperaturas entre corpo e ambiente.

No caso do calor perdido por meio de trocas úmidas que envolve mudança de estado de agregação, ou seja o suor (líquido) passa para o estado gasoso (vapor) pela evaporação é denominado calor latente. Frota e Schiffer (2003)

É correto apenas o que se afirma em: 
A)

I e II. 

B)

I e III. 

C)

III e IV. 

D)

II e III. 

E)

I e IV. 

Arquitetura e Urbanismo

Questão 6)

A respeito dos materiais utilizados para melhoria do conforto acústico das edificações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I.   Os materiais fibrosos, como fibra de vidro, lã de rocha, tecidos, espumas e aglomerados são considerados bons materiais acústicos.

PORQUE  

II.  Embora os materiais fibrosos permitam a passagem do ar, as suas fibras absorvem a energia do som.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (149.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com