TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE E ECODESIGN

Por:   •  5/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores

ATIVIDADE A1

DISCIPLINA: SUSTENTABILIDADE E ECODESIGN

Por:

THALITA DE OLIVEIRA- RA 2021132432

Polo Penha

São Paulo - SP

2022

                                                                                                                                                                         Sustentabilidade e Ecodesign

               UNIDADE 1 – ATIVIDADE 1 (A1)[pic 2]

Atividade 1(A1)

 “Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam”. Will Smith  

Vivemos em um mundo capitalista em que o consumo está diretamente interligado ao desenvolvimento da sociedade. Quanto mais se consome, maior o desenvolvimento e a estabilidade econômica do lugar.

Hoje, o consumismo tornou-se um habito tão natural na sociedade moderna que chegou ao ponto de fazer parte do processo de socialização dos grupos.

Levando em consideração a frase de Will Smith, pode-se dizer que as pessoas, atualmente, se identificam pelo que possuem e não pelo que são de fato.

Seria hipocrisia dizer que não sou consumista. É impossível dizer que alguém não consome.

O problema não está no ato de consumir. O consumo é necessário à vida e à sobrevivência de toda e qualquer espécie. Consumimos ar para respirar, água para nos hidratar, alimentos para nos mantermos saudáveis e etc. Esses são atos naturais que sempre existiram e que precisamos para nos mantermos vivos.

O erro acontece quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio do planeta. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, entre outros.

O que devemos e podemos fazer, é começar a consumir de forma consciente e sustentável. Precisamos pensar mais na funcionalidade dos produtos e quanto tempo ele vai durar.

Existe uma crescente tendência de desenvolvimento de produtos, sistemas, serviços que reduzem o uso de recursos não-renováveis e que diminuem o seu impacto ambiental.

É por isso que o papel do Designer é tão importante atualmente. O  papel  do  designer  é, justamente, pensar  no  ciclo  de  vida  do  produto:  o  que  engloba  tudo reduzir  os  impactos ambientais e a problemática do consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com