TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA E HISTÓRIA DO URBANISMO

Por:   •  17/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA E HISTÓRIA DO URBANISMO

Com o tema quadra aberta do projeto edifício multifuncional, para melhoria da cidade, podemos introduzir ao projeto passagens de pedestres por todo o terreno, a fim de facilitar a locomoção e encurtar caminhos.

No urbanismo moderno o zoneamento das cidades era organizado de uma maneira bem distinta, onde os espaços determinados para tal função não tinham comunicação com outros espaços de outras funções e os espaços públicos ficavam distantes dos espaços privados e por isso não havia muita interação, já que as cidades eram baseadas nas indústrias. Em 1898, Ebenezer Howard que foi um pré-urbanista, propôs a primeira cidade jardim a 50 km de Londres, a proposta foi devida as péssimas condições de vida da cidade liberal. O desenho do projeto da cidade-jardim foi segregado por bulevares de 36 metros de largura que ligam o centro a periferia, edifícios públicos rodeados de jardim e um parque central que rodeava estes edifícios, grandes avenidas definem áreas habitacionais e ao redor do parque central existia o “Palácio de Cristal” que se destinava a abrigar as atividades de comércio e um jardim de inverno, todas essas funções em desenho urbanístico circular. No livro de Jane Jacobs em 1961, retrata a defesa das grandes cidades mesmo não sendo urbanista Jacobs é uma apologista do modo de existência autenticamente urbano. Na sua ideologia de urbanização de cidade perfeita, ela defende a apologia das ruas, onde primeiramente deve-se estabelecer uma demarcação nítida entre o espaço público e o espaço privado. Em segundo plano, é necessário “olhos para vigiar as ruas”, que são os proprietários naturais dos lugares, em terceiro plano a calçada, ela deve atrair os olhares de quem se encontra nos edifícios dessas ruas, mas claro que para isso, essas calçadas e ruas, precisam ter atrativos, como, lojas, bares, restaurantes, etc. Com o funcionamento também a noite e esses próprios lugares acabam fazendo a segurança do lugar deixando assim cada vez mais seus clientes confortáveis e atraindo mais clientes e pedestres, porque pessoas atraem pessoas segundo Jane Jacobs. Com isso concluo que a ideologia de Jane Jacobs e projeto multifuncional são aliados, que seguem juntos, aplicando sua ideologia em cada ambiente criado, principalmente na área externa, onde temos uma passagem que leva de uma rua a outra as extremidades, essa passagem está cheia de atrativos, como um café bar com mesas ao ar livre que ficam na entrada de uma galeria de lojas diversas, sorveteria e serviços do tipo pet shop, supermercados e academia, além de jardins por toda a quadra, são esses atrativos que chamam a atenção das pessoas não só para encurtarem um caminho, mas também para apreciar e aproveitar ao máximo o projeto arquitetônico VII.

Referência:

HOWARD, E. Cidades-Jardins de amanhã. São Paulo : Hucitec, 1996.

Raquel Nery (2 SlideShares) , Architect at Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN - http://www.slideshare.net/raquelcostanery/aula-5-janejacobs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com