TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da História, Urbanismo e Paisagismo

Por:   •  16/9/2021  •  Resenha  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

AVC – AVALIAÇÃO CONTÍNUA

FOLHA DE RESPOSTA

[pic 2]

Disci

INFORMAÇÕES IMPORTANTES! LEIA ANTES DE INICIAR!

A Avaliação Contínua (AVC) é uma atividade que compreende a elaboração de uma produção dissertativa.

Esta avaliação vale até 10,0 pontos.

Atenção1: Serão consideradas para avaliação somente as atividades com status “enviado”. As atividades com status na forma de “rascunho” não serão corrigidas. Lembre-se de clicar no botão “enviar”.

Atenção2: A atividade deve ser postada somente neste modelo de Folha de Respostas, preferencialmente, na versão Pdf.

Importante:

Sempre desenvolva textos com a sua própria argumentação. Nunca copie e cole informações da internet, de outro colega ou qualquer outra fonte, como sendo sua produção, já que essas situações caracterizam plágio e invalidam sua atividade.

Se for pedido na atividade, coloque as referências bibliográficas para não perder ponto.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - DISSERTATIVAS

Conteúdo: as respostas não possuem erros conceituais e reúnem todos os elementos pedidos.

Linguagem e clareza: o texto deve estar correto quanto à ortografia, ao vocabulário e às terminologias, e as ideias devem ser apresentadas de forma clara, sem incoerências.

Raciocínio: o trabalho deve seguir uma linha de raciocínio que se relacione com o material didático.

Coerência: o trabalho deve responder às questões propostas pela atividade.

Embasamento: a argumentação deve ser sustentada por ideias presentes no conteúdo da disciplina.

A AVC que atender a todos os critérios, sem nenhum erro conceitual, de ortografia ou concordância, bem como reunir todos os elementos necessários para uma resposta completa, receberá nota 10. Cada erro será descontado de acordo com sua relevância.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES - CÁLCULO

Caminho de Resolução: O trabalho deve seguir uma linha de raciocínio e coerência do início ao fim. O aluno deve colocar todo o desenvolvimento da atividade até chegar ao resultado final.

Resultado Final: A resolução do exercício deve levar ao resultado final correto.

A AVC que possui detalhamento do cálculo realizado, sem pular nenhuma etapa, e apresentar resultado final correto receberá nota 10. A atividade que apresentar apenas resultado final, mesmo que correto, sem inserir as etapas do cálculo receberá nota zero. Os erros serão descontados de acordo com a sua relevância.

Resolução / Resposta

      Nos dias atuais é muito comum notarmos construções onde as fachadas externas provocam sensação de leveza e simplicidade produzindo um efeito indiscutível. Esse efeito se dá graças a arquitetura moderna, que segundo BENEVOLO. L (1984, p. 99) “Em termos históricos pode-se descrever em qualquer país do mundo a arquitetura moderna como uma experiencia real”. A arquitetura moderna e o modernismo estão intrínsecos, sendo assim, podemos defini-los como um conjunto de ideias e visões de mundo que rejeita a História e está associado ao progresso, direcionando a um futuro melhor por meio da racionalização cientifica. Já o Modernismo pode ser definido como uma manifestação cultural e artística que intencionava criar elucidações para os problemas que foram impostos pela revolução industrial e causou grande impacto social e econômico.

     No final do século XIX com a indústria em avanço, houve a migração das pessoas que residiam na zona rural, para a zona urbana em busca de trabalho, aumentando assim a população, diminuindo as melhores condições de vida e trazendo a necessidade de terrenos, surgindo novos projetos e consequentemente o crescimento urbano. Devido ao conjunto de acontecimentos desses movimentos deu-se origem a Arquitetura Moderna. Já no início do século XX, mais precisamente nas primeiras décadas, ocorreram diversas modificações, as formas tradicionais de construir foram rejeitadas, dando lugar ao surgimento da arquitetura moderna que por conseguinte criou-se nas cidades uma forma de projetar diferente e se perdura até os dias de hoje sendo comum identificar em construções ao redor do mundo, ou seja, mais do que um espaço simplório. Em uma só frase o Alemão Mies van der Rohe (1886 - (1969), consegue definir exatamente esse estilo “Menos é mais”.

     Porém, o pioneiro que ficou reconhecido mundialmente dentro desse movimento foi o arquiteto Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de “Le Corbusier” que inspirava os novos arquitetos a expressarem suas ideias com racionalidade e funcionalidade. Sua forma de pensar revolucionou a ideia do que é arquitetura moderna, e o marco causado por ele é o mais importante quando tratamos do assunto. Le Corbusier foi Renomado urbanista, pintor, escultor, naturalizado francês em 1930, mas com nacionalidade suíça, suas ideias foram expressas em uma arquitetura renovada que causou grande influência na nova geração de arquitetos, prescrevendo assim “os cincos pontos da Arquitetura Moderna” que tinha uma linha diretiva.

Le Corbusier e os cinco pontos da Arquitetura Moderna

 

       Com base nesta pesquisa e de acordo o embasamento teórico, procuraremos mostrar as características assemelhadas e os pontos defendidos por Le Corbusier, para tanto usaremos como modelo para esta análise o prédio principal, atualmente ocupado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP em São Paulo, edifício Projetado por Niemeyer com vários pavimentos.

       O primeiro ponto de Corbusier que podemos identificar foi o uso dos pilares imponentes que fazem a sustentação do edifício, ou seja, a elevação da construção do solo por meio de “pilotis” liberando o pavimento térreo para a circulação de pessoas. Dentre os princípios que foram defendidos por Corbusier podemos definir os “pilotis” como colunas que fazem a função de paredes estruturais criando espaços abertos que permitam a circulação de pessoas livremente. O vão é um elemento recorrente em várias obras de arquitetos modernistas e condensa uma característica arquitetônica que é muito valorizada: a integração do prédio e a vida urbana tornando-se cenário de vários eventos e também de encontros diários, tornando quase uma praça.

      A planta livre caracteriza-se pela independência, desvinculando as paredes e as estruturas, garantindo como foco principal a flexibilização dos espaços fazendo com que sua estabilidade tenha segurança e não seja comprometida. Este é um dos pontos abroquelados por Le Corbusier e com imensa facilidade de ser identificada no dia a dia. Sendo assim a arquitetura do Museu da Arte contemporânea construído pode Niemeyer, cria um espaço 100% livre permitindo que as pessoas circulem nesse grande vão.

    O terceiro ponto que é possível identifica-lo neste mesmo projeto é a fachada livre. A ideia é que a estrutura e a vedação estejam separadas, que por sua vez é consequência da planta livre, e desempenham   uma função estrutural.

     Na arquitetura moderna extraída do vocabulário de Le Corbusier é possível também citar janelas em fita. Esses espaços que preenchem a frente da fachada, são aberturas que ocupam a parte frontal do edifício e é possível apreciar uma vista panorâmica invejável assim como, proporcionar ambientes internos mais iluminados.

      Ainda complementando esta análise podemos descrever a valorização da paisagem, tornando assim o espaço mais humanizado, se encaixando totalmente, em um espaço moderno destinado a cultura e lazer, trazendo soluções que representam justamente esta ideia defendida por Le Corbusier em meio a paisagens verdes.

          Considerações finais

    Analisando os resultados obtidos nesta análise, é possível estabelecer as semelhanças existentes entre a obra do Arquiteto Oscar Niemeyer e a arquitetura pós modernista em vários pontos, onde se torna visível a presença marcante dos pontos que marcaram a arquitetura moderna, uma vez que claramente o arquiteto era adepto a originalidade do gosto e conscientemente extraída do vocabulário de Le Corbusier. Sendo assim, no percurso dos cursos acadêmicos é de extrema importância revivermos história da arquitetura pois confere a nossa formação um enorme interesse pelo estudo de renomados projetos de arquitetos da época nos dando peso próprio como consequência - segundo mencionavam já́ muitos dos grandes arquitetos do século XIX – de imitar os princípios, e não as formas, do passado. Essa é a diferença.

 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BENEVOLO, Leonardo; História da arquitetura moderna; São Paulo: Editora Perspectiva, 2001; ISBN 8527301490

FISCHER, Rafael. Os cinco pontos de uma nova arquitetura de Le Corbusier .Como Projetar -2014 disponível em: < http://comoprojetar.com.br/o-que-sao-os-5-pontos-de-uma-nova-arquitetura-de-le-corbusier-descubra-como-aplica-los-na-arquitetura-contemporanea >.acesso em25 /05/2021.

SPINA, Roberto. Entenda os 5 pontos da arquitetura moderna criados por Le Corbusier. Archademy- 2019 disponível em: < https://www.archademy.com.br/blog/5-pontos-da-arquitetura-moderna >. Acesso em 02/06/2021.

Wikipedia.org. Le Corbusier, site oficial – atualizado em 2021- disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Corbusier  >. acesso em 04 de junho de 2021

 TASSONIERO, Emanuela. Arquitetura no Brasil. Arqnobrasil – 2021 disponível em: <https://arqnobrasil.wordpress.com/240/ >. acesso em: 05 de junho de 2021

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (95.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com