TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO III CIDADE REAL

Por:   •  11/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE UBERABA[pic 1]

DAVID JOSÉ TEODORO

TRABALHO DE HISTÓRIA E TEORIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DO PAISAGISMO III

CIDADE REAL

UBERABA - MG

2020

[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Todos nós sabemos que as cidades vêm passando por constantes transformações ao longo dos tempos, principalmente em relação à sua arquitetura, dentre as quais podemos destacar dois estilos arquitetônicos completamente diferentes um do outro, o barroco e o modernismo. Esses estilos de arquitetura, podem ser contemplados nas cidades de Ouro Preto – MG e Belo Horizonte – MG. Além disso, a morfologia das cidades também evoluiu.

A arquitetura barroca teve um início tardio no Brasil. O estilo foi trazido pelos colonizadores no século 18 e manifestou-se no país até as duas primeiras décadas do século 19. O estilo foi usado pelos jesuítas e tinha a função de propagar a fé cristã na colônia. As construções barrocas do Brasil foram inspiradas na arquitetura de Portugal, Itália, França e Espanha e na própria arquitetura do Brasil. Apesar de monumental, o estilo barroco brasileiro apresentava traços simples e, em muitos casos, mais retilíneos do que os vistos na Itália, por exemplo. O estilo ganhou força no país e, até hoje, é admirado nacionalmente e internacionalmente — como exemplo, as igrejas de Minas Gerais, com destaque para Ouro Preto, que recebem turistas do mundo inteiro. As características das construções barrocas mineiras refletem aspectos da disponibilidade de recursos no estado. Os artistas fizeram uso de materiais diferentes daqueles utilizados na Europa: no lugar de pedras como o mármore, o barroco mineiro conta com pedra-sabão e bastante madeira em suas esculturas e ornamentos.

O modernismo é um estilo de arquitetura que surgiu como uma ruptura com o velho. A arquitetura modernista foi a produção que ocorreu principalmente no período entre 1930 e 1960. Recebe a influência direta do movimento moderno europeu e mais especificamente de Le Corbusier. No Brasil, o modernismo se difundiu por meio da Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu artistas e criadores para pensar a brasilidade. Belo Horizonte, possui uma arquitetura rica, na qual o estilo moderno, o clássico e o contemporâneo dialogam em harmonia. Isto garante à capital mineira o título de ser uma das principais cidades de arquitetura modernista brasileiras.

A morfologia das cidades também evoluiu ao decorrer do tempo, principalmente em relação ao traçado das ruas, que no caso de Ouro Preto é irregular e em Belo Horizonte é mais regular.

Com isso, conclui-se que o mundo em que vivemos, a cidade em que vivemos, é um lugar que está em constantes transformações, principalmente na arquitetura, e devemos estar adeptos à elas.

REFERÊNCIAS:

.

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/viva-decora/conheca-o-estilo-moderno-da-arquitetura-em-belo-horizonte,4ceea2896b11aaf66c0a694c5742c596k05v1rmb.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (514.4 Kb)   docx (444.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com