TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e História da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo

Por:   •  7/9/2022  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

O maneirismo é um estilo que começou no ano de 1530 e durou até o final do século. O maneirismo é considerado um movimento, o seu período de transição foi entre o Renascimento e o Barroco. O movimento valorizava os artistas com seus trabalhos individuais.

A arquitetura maneirista dá prioridade à construção de igrejas, este novo estilo fizeram mudanças na construção das igrejas, na decoração e na distribuição de luzes.

As características das igrejas são as escadas em espiral e o detalhe é que muitas vezes as escadas em espiral não levavam a lugar algum. A decoração mais marcante desse estilo são as guirlandas de frutas e flores, balaustradas povoadas de figuras caprichosas.

Os pintores da segunda década do século XV, afastados dos cânones renascentistas, criaram o novo estilo procurando deformar uma realidade e tentando revalorizar a própria arte.

As pinturas maneiristas tinham muitas características, algumas delas são as luzes que se detinham sobre objetos e figuras, a composição em que a multidão de figuras se comprime em pequenos espaços arquitetônicos, nos corpos, as formas esguias e alongadas substituem os membros bem torneados do renascimento, e entre outras características.

Nas esculturas do maneirismo os detalhes não faltam às formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista.

O maneirismo segue o caminho que foi traçado por Michelangelo, ele foi o primeiro a realizar as pinturas e esculturas impondo o seu estilo, mas os modelos criados por Michelangelo foram copiados por outros artistas. O maneirismo se preocupava muito com o que seriam construídos ou esculpidos, quais seriam as mensagens em que essas manifestações artísticas estariam passando para o povo.

O modelo básico das esculturas é uma figura serpenteada e triangular, ela se baseava em uma linha sinuosa pretendida a dar movimento à imagem e o seu peso era maior na parte inferior da imagem do que na parte superior. O maneirismo manifestavam-se a inquietação, o desconforto e a ambiguidade, por isso as estatuas pareciam precisar de um próximo passo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com