TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A arte da azul

Por:   •  29/6/2019  •  Dissertação  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

 Na introdução do livro, veremos como entender quais as formas de manipulação que temos nos atraindo todos os dias e como somos alvos de fácil persuasão a partir de mecanismos utilizados para que isso ocorra. O livro armas da persuasão analisa quais são os princípios da persuasão e quais as tendências utilizadas para convencimento e manipulação de outras pessoas, sendo feito através da visão do psicólogo social. A forma como é produzida um movimento automático, sendo este, em diversas oportunidades feito para direcionar as pessoas a terem uma atitude favorável ao manipulador.

No primeiro capitulo chamado Armas de influência é contada a história do animal peru que consiste num experimento em que a mãe peru é recebe uma doninha empalhada com e sem um gravador, a doninha enquanto emite os sons semelhantes aos dos filhotes recebe cuidado, enquanto que a mesma sem o som dos filhotes é reconhecida como ameaça e recebe hostilidade por parte da mãe peru.
Este comportamento é explicado pela identificação do padrão sonoro ligado ao gatilho do som dos filhotes, assim a doninha recebe os mesmos cuidados que os verdadeiros filhotes.
este experimento reflete como as atitudes que são tomadas pelos seres humanos possuem o gatilho ou atalho mental que quando reconhecidos os levam agir de uma forma pré-estabelecida e padronizada
não temos tempo, capacidade e nem energia para analisar e catalogar detalhadamente cada cenário ou decisão que precisamos tomar, por isso para determinadas situações utilizamos comportamentos pré-estabelecidos, estereótipos, por mais que estes gatilhos mentais não sejam completamente perfeitos e podem até complicar algumas situações que se possível devemos evitar, mesmo assim foram determinantes nos primórdios da nossa evolução e nós herdamos a carga genética destes ancestrais que sobreviveram, que tomavam as decisões rápidas, como fugir de animais em situação de perigo, assim que identificado o sinal de perigo.
O mundo conforme está saturado de informações favorece o aumento destes gatilhos mentais pelo volume enorme de informações, conteúdo e estímulos que impactam nossas vidas diariamente.
os gatilhos mentais funcionam como leis mentais, mesmo sem conhecer, eles estão funcionando perfeitamente no seu sub consciente, sendo um facilitador de tomada de decisão.
Cada gatilho tem os polos negativos ou positivos, por isso é importante conhece-los para nos ajudar nas horas de decisão.
Os seis atalhos mentais que o livro cita são as armas mais eficazes para a persuasão:
1- reciprocidade
2-compromisso
3-aprovação social
4-Afeição
5-Autoridade
6-Escasses
A reciprocidade é um comportamento benéfico para a raça humana e nos faz  viver melhor em sociedade e colaborar com os outros seres humanos, com nossos semelhantes. Entre os indivíduos de uma mesma sociedade, caso receba algo e não retribua, você não será bem visto, sendo assim temos um dever, uma obrigação de retribuir tudo que recebemos. Nós somos programados para devolver o que recebemos, assim define a reciprocidade.
Assim ocorre também no mundo nos negócios.
O comprometimento é o compromisso de ser consistente com as nossas promessas e sermos fieis para seguimos o que prometemos, o experimento realizado numa praia onde atores encenam que ‘’esquecem’’ algo para que logo em seguida outro ator roube os objetos, sendo assim é observado que poucas pessoas se preocuparam em evitar ou em impedir que isso aconteça e logo após no segundo ato o ator pede ao indivíduo para que vigiasse seus objetos por alguns minutos e quando o roubo acontecia, o indivíduo voluntario, na maioria dos casos tomou a atitude de impedir o roubo para manter seu compromisso. O comprometimento público ajuda ativar este gatilho mental, fazendo que haja necessidade de se cumprir a meta estabelecida.
Aprovação social é definida pelo que os indivíduos consideram um comportamento adequado à medida que ele é adotado pela maioria, segundo o escritor, este é um dos mais usados pelas pessoas, pois ele resguarda energia sendo possível identificar através da maioria o que tem qualidade e podemos investir nossa atenção. Este gatilho é usado para persuadir as pessoas através da quantidade de pessoas que afirmam aquela opinião, sendo utilizado para convencer os indivíduos. Atentamente se faz necessário a questão de termos um senso de manada, sendo que seguimos as outras pessoas de uma forma geral, a sociedade, como um todo.
Afeição ou afinidade se refere a característica antiga e natural que o indivíduo tem e que assim gostam ou preferem algumas pessoas que elas se identificam ou colaboram com elas ou fazem algum elogio, muito utilizado no ramo de vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com