TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A cidade de Salvador e sua perda de características

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

Banho americano na Barra: a perda das características do históricas do bairro e suas consequências.

Resumo:

Esse trabalho pretende estabelecer relações entre a lógica da modernização e adaptação dos bairros de Salvador (mais especificamente a Barra) e a conversão dos valores históricos, adaptando-se aos novos cenários culturais. Através da análise da crítica de moradores e frequentadores do bairro aderindo essas criticas ao olhar cientifico das mudanças ocorridas, pretende sensibilizar sobre a visão dessas reformas.

Introdução:

A historia urbana e a historia e critica da arquitetura tem se mantido a distancia. O estudo das relações entre dinâmica urbana e a qualidade da arquitetura resultante não parece consolidar-se como pratica continua e estruturada,

O presente trabalho intenta encurtar esta distancia analisando o processo de formação de uma parte da cidade, completamente divorciada da estrutura urbana tradicional, e dos seus aspectos arquitetônicos, entendidos estes como resultado construído da lógica de produção do espaço urbado e não como a relação entre este espaço construído e o próprio saber arquitetônico.

Pretende esta análise comprometer a quase-explicação dos fatos urbanos com aspectos visuais, quase palpáveis da paisagem urbana produzida nessas últimas reformas realizadas na Barra e que são veiculadas pela mídia  como a imagem de uma Bahia sempre inovadora.

Texto principal:

A reconstrução urbana e seus impactos sempre se destacaram pela sua importância para arquitetos e urbanistas. Sendo as cidades um artefato socialmente construído, elas se encontram em um permanente processo de reconstrução em resposta à dinâmica social e econômica nas quais estão inseridas. Novas atividades econômicas, empreendimentos imobiliários, crescimento populacional, políticas públicas ou a ausência delas têm levado ao adensamento e intensificação do uso de determinadas áreas, enquanto que a evasão de atividades econômicas e de população ocasiona o abandono e a degradação de outras.

Megaprojetos de renovação urbana procuram atrair novas atividades econômicas através da construção de centros cívicos, de negócios, comerciais e de turismo, com suas modernas torres de escritórios, shopping centers sofisticados, hotéis, centro de convenções entre outros.

As estratégias variam de cidade para cidade, baseando-se na promoção de eventos internacionais ou espetáculos, como no caso da Barra de Salvador e a Copa do Mundo. A cidade passou por uma série para deixar a cidade mais agradável ao turismo. A cidade transformou-se num produto a ser visto, visitado e vendido através da utilização de técnicas de marketing e propaganda.

Salvador esta passando por um processo de reabilitação arquitetônica. As  obras que ocorreram, especificamente no bairro da Barra, causou polêmicas discussões. Os moradores acostumados com o perfil de um bairro com suas raízes que perderam-se mediante à padronização das obras. É um bairro onde a história soteropolitana começou, após Tomé de Souza instalar o padrão de posse português, em 1501, onde atualmente é o farol da Barra. Seus traços foram definidos também, em 1534, pelo donatário Francisco Pereira Coutinho que se instalou na região fundando o Arraial do Pereira nas imediações onde hoje se situa a ladeira da Barra. Foi onde também ocorreu a primeira experiência de miscigenação da cultura nativa indígena com o branco europeu na história do Brasil, tendo nas figuras de Diogo Álvares Correia, o Caramuru e sua esposa, a índia Catarina Paraguaçu os principais elementos históricos, sendo este chamado tempos depois pelo poeta Gregório de Mattos de “o Adão Massapê”, pai da civilização baiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com