TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Museus Como Espaço De Difusão Da Cultura Popular No Centro Histórico Da Cidade Do Salvador

Casos: Os Museus Como Espaço De Difusão Da Cultura Popular No Centro Histórico Da Cidade Do Salvador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  9.326 Palavras (38 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

Perceber a importância dos museus como espaço de difusão da cultura popular do Centro Histórico da Cidade do Salvador é mergulhar num Brasil plural, atípico, miscigenado, pródigo e sofrido. É uma amostragem dessa terra e do seu povo, das inúmeras influências de outras culturas opressoras ou agregadas que se amalgamaram a nós, contribuindo para a grande diversidade cultural desse patrimônio da humanidade.

O detalhamento da observação crítica dos museus do Centro Histórico da Cidade do Salvador seguiu um roteiro de análise e interpretação do acervo, com a finalidade de detectar problemas pertinentes a eles, e a viabilização de soluções para um maior acesso ao público alvo, os visitantes e a comunidade local, através de informações precisas, guias bem treinados, dominando o conteúdo, a fim de fomentar o interesse desse público a novas visitações.

Torna-se importante desmistificar a visão de que os museus são receptáculos de coisas velhas. Eles têm a finalidade de apresentar e interpretar as principais características históricas e contemporâneas de uma área ou cidade, transmitindo conhecimentos ao público de forma dinâmica e lúdica, utilizando-se de recursos como multimídia, variedade de meios de interpretação, propiciando ao visitante a absorção do legado cultural, com toda a sua pujança histórica. Busca também, a promoção da educação e cultura comprometida com o desenvolvimento social e objetivando a preservação da identidade cultural, na dinâmica do processo histórico.

A área delimitada para observação dos museus vai do Terreiro de Jesus, até o Largo do Pelourinho, englobando os seguintes museus: de Arqueologia e Etnologia, Afro Brasileiro, Tempostal, Abelardo Rodrigues, Eugênio Teixeira Leal, Museu da Cidade, e Fundação Casa de Jorge Amado.

A metodologia aplicada consiste no Método de Análise de Interpretação do Patrimônio, de Murta & Goodey (2001), pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (com duração de quatro meses, através de visitas aos museus do Centro Histórico e entrevistas com museólogos e diretores desses estabelecimentos, a fim de coletar dados sobre o acervo, história, meio interpretativo e os diferentes setores administrativos).

Os autores que nortearam nosso trabalho foram Margarida Barreto com o conceito e evolução da cultura popular no Brasil e no mundo, Murta e Goodey que forneceram subsídios sobre as etapas que consistem o plano interpretativo para os museus e Maria Célia Santos, numa análise crítica da função dos museus atuais, adotando soluções para um novo paradigma museológico.

Esta pesquisa bibliográfica divide-se em quatro capítulos: O primeiro capítulo aborda o conceito de cultura e cultura popular. Aborda também um breve conceito dos museus da atualidade e suas tipologias. Os outros três capítulos consistem na análise e reelaboração do plano interpretativo para os museus do Centro Histórico da Cidade do Salvador. O segundo capítulo fala da etapa do registro, através do diagnóstico dos recursos, temas, e mercados referentes aos museus. Cabe salientar, que essa etapa também pode envolver a produção do inventário. O terceiro capítulo abrange a etapa do desenho e montagem e traz uma análise crítica dos meios de interpretação apresentados nos museus, além do atendimento ao visitante, sugerindo soluções para os problemas detectados. Finalizando, o quarto capítulo consiste na etapa de publicidade e gestão, enfatizando a função social do museu, no processo educativo, contribuindo para valorizar a capacidade intelectual do visitante e o seu exercício da cidadania. É importante acreditar num novo paradigma para os museus da atualidade, ou seja, um museu dinâmico, onde o visitante não vá apreciar o acervo, mas para exercer sua criticidade e curiosidade, explorando os inúmeros meios interpretativos disponibilizados e interagindo de forma dinâmica e lúdica com o material exposto.

1- CONCEITO DE CULTURA

O Brasil é um país de grande diversidade cultural resultado de uma colonização feita por várias etnias que aqui aportaram trazendo em sua bagagem seu patrimônio cultural.

Cultura vem do latim cultura, cultivar o solo. Cuidar é um conceito desenvolvido pelo antropólogo Edward Burnnett Tylor para designar todo o complexo e matabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço.

Referem-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Segundo Kluckhohn, a cultura é a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo adquire de seu grupo. Ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou.

O grande antropólogo Bronislaw Malinovski ensina que a cultura compreende artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados.

A cultura de uma comunidade é o conjunto de tradições diferentes através dos quais seus membros contribuem para o preenchimento de suas condições existenciais. A cultura aqui definida é um conjunto de fatores diretamente perceptível pelo estudo das ações humanas, segundo padrões unificados, pela observação das formas geradas da conduta vivida conforme as normas estabelecidas, e pelas investigações das manifestações de valores, crenças e explicações contidas em sistemas simbólicos de comunicações.

1.1 CULTURA POPULAR

A delimitação das categorias “popular” e “cultura popular” têm, historicamente, várias nuances. Segundo Antonio Torres, “cada época recupera e atribui ao popular um sentido, que, em seu princípio, resulta das disputas ou das relações no interior dos discursos, na medida em que esses discursos se propõem estabelecer determinados imaginários”.

Para Burke, a cultura popular são manifestações populares que persistem no tempo e mantêm-se vivas na sociedade, sejam essas manifestações materiais, ou imateriais.É importante salientar, que para ser classificada como popular uma manifestação tem que ter circulação em diversas classes sociais, e não apenas na chamada classe popular em oposição à dominante.

As definições de cultura popular são reduzidas a dois modelos de interpretação. O primeiro concebe a cultura popular como um sistema simbólico que está agregado à da cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com