TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Por:   •  19/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIJORGE

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

LEIZIANNE LIMA EVANGELISTA

LUCIANE DOS SANTOS

LUCINÉIA LIMA DA SILVA

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

SALVADOR

2017

LEIZIANNE LIMA EVANGELISTA

LUCIANE DOS SANTOS

LUCINÉIA LIMA DA SILVA

A CONSTRUÇÃO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Pré-projeto apresentado à UNIJORGE, como requisito parcial da Disciplina Metodologia da Pesquisa.

Orientador: Prof. Leonardo Assunção B. Almeida

SALVADOR

        2017        

1.1 OBJETIVO GERAL                                                                      [pic 2]

 Compreender como se deu a formação da construção da Cidade do Salvador.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Investigar os fatos que levaram a construção da Cidade do Salvador
  • Evidenciar a contribuição do Índio e dos Negros na construção da Cidade do Salvador
  • A estratégia da construção possuía interesse econômico.

          1.3 PROBLEMATIZAÇÃO

Na missão de reconhecer as terras, os navegadores descobriram além do que esperavam bom porto que ficava na rota das navegações, com vasto ancoradouro, lugar de reabastecimento e ponto de troca de mercadorias, sendo geograficamente estratégico. A grande frequentação dos europeus nas águas da baía tupinambá que era o caminho para a Índia, servia como refugio para vistoriarem as embarcações e abastecer com alimentos frescos, gerou preocupação aos portugueses, que necessitavam realizar a conquista exclusiva do território que reunia condições favoráveis para o desenvolvimento naval e expansão do comércio de açúcar.

Mas como conquistar as terras, sendo que os tupinambás reagiram à primeira tentativa de serem escravizados, e incendiaram os poucos engenhos construídos anteriormente?

1.4 HIPÓTESES [pic 3]

A construção da cidade fortaleza na entrada da baía, planejada em Lisboa, contando com rede de engenhos, sistema de navegação, sedes administrativas e posto militar, tinham como objetivo o domínio português para imperar sobre as terras brasileiras. A resistência indígena em serem dominados, escravizados e expulsos da sua terra, impedindo a expansão do território e dificultando a construção da cidade.

1.5 JUSTIFICATIVA

A chegada de Tomé de Souza, em 29 de março de 1549, deu inicio a construção da Cidade de São Salvador na Baía de Todos os Santos. A negociação com Diogo Álvares, o Caramuru, e Paraguaçu que tinham influencias sobre os tupinambás, foi de suma importância para a construção da cidade, garantindo o desembarque do governador e de sua armada do Brasil com cerca de mil homens, sem resistência e com a cooperação dos indígenas.

Com os recursos necessários e a mão- de- obra, os trabalhos foram feitos, o arruamento da Praça Municipal, para proteger a nova cidade de qualquer ação ofensiva seja dos indígenas ou piratas. Conquistaram também o entorno da baía, destruindo aldeias, matando os indígenas, castigando e escravizando parte deles no trabalho nos engenhos de açúcar que prospera com o passar do tempo, iniciando uma guerra contra os Tupinambás, que foram expulsos de sua terra. No final dos três primeiros governos gerais, as terras do recôncavo já estavam ocupadas pelos colonizadores e os índios verdadeiros donos, começaram a ser chamados de gentios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com