TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CONFIGURACIONAL DA ORDEM SIMBÓLICA

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST

ARQUITETURA E URBANISMO

EDUARDO SCHWARTZ BRANCO

THIAGO CLEMENTE VALIM KNIESS

ANÁLISE CONFIGURACIONAL DA ORDEM SIMBÓLICA

LAGES

2017

A ANÁLISE CONFIGURACIONAL DA ORDEM SIMBÓLICA

 

A simbologia está presente na vida do ser humano desde o seu primórdio, quando passaram a representar em forma de gravuras sua vida cotidiana, nas pinturas rupestres por exemplo.

Com a sua evolução a um conceito de vilas e cidades, o homem passou a usar cada vez mais dos códigos para representar e auxiliar no reconhecimento de lugares, através de placas por exemplo, na navegação e locomoção urbana, na compreensão das atividades presentes no espaço e até mesmo na comunicação e no comportamento social proposto em determinadas ocasiões e situações.

        A utilização de simbologias é a maneira mais simplificada encontrada pelo homem para a percepção praticamente instantânea da informação repassada, isso pode ser explicado através da capacidade cognitiva que o cérebro tem em processar e associar formas simples que representam ou lembram determinados objetos ou indicações.

        No planejamento urbano, como em tudo, não é diferente. A autora do texto proposto, Ana Paula Neto de Faria, explica de maneira detalhada este processo de cognição e interpretação em sua obra, Análise Configuracional da Ordem Simbólica.

        Esta análise, consiste em simplificar o espaço urbano, que apresenta-se como uma intensa e complicada malha, que geralmente distribui-se de maneira ortogonal, em uma espécie de esquema gráfico.

Neste esquema, vias podem ser reduzidas a pontos, facilitando assim a interpretação das relações de movimentação e ligação entre vias, e consequentemente entre locais dentro de um bairro, locais entre bairros e até mesmo entre localidades.

        A partir dessa Análise de configurações, o cérebro humano é capaz de identificar, e listar as diferentes possibilidades de se chegar de um ponto ao outro, visualizando quais são os caminhos mais curtos, muitas vezes os mais movimentados e congestionados; quais os caminhos mais rápidos, nem sempre os mais curtos, ou então, quais são os caminhos mais agradáveis, aqueles que possuem maior infraestrutura viária, iluminação, segurança, arborização e parques, entre tantos outro fatores que podem condicionar estas filtragens.

Dadas as análises, é possível identificar do ponto de vista do planejamento urbano dois pontos importantes e citados no texto, o de Centralidade e o de Acessibilidade.

Uma centralidade é um local de grande importância e relevância dentro do contexto analisado, geralmente aqueles locais que dispõe de maior número de serviços e locais de interesse geral, estes locais são os que mais geram fluxos e atraem pessoas.

A região central de Lages é certamente o exemplo máximo de centralidade dentro do contexto da municipalidade, pois concentra a maior parte dos serviços e bens de consumo, e é um dos pontos mais frequentados pelos moradores no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com