TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE CRITICA À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO: UMA REFLEXÃO À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E ARQUITETÔNICO NO BRASIL

Por:   •  1/5/2021  •  Artigo  •  9.265 Palavras (38 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 38

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO EM EDIFICAÇÕES

DAIANE RODRIGUES DA SILVA

ANÁLISE CRITICA À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO:

UMA REFLEXÃO À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E ARQUITETÔNICO NO BRASIL

SÃO LEOPOLDO

2020

Daiane Rodrigues da Silva

ANÁLISE CRÍTICA À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO:

UMA REFLEXÃO À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E ARQUITETÔNICO NO BRASIL

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Segurança Contra Incêndio e Pânico em Edificações pelo Curso de Especialização em Segurança Contra Incêndio e Pânico em Edificações da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Orientador(a): Prof.(a). Dr. Eduardo Estevam Rodrigues

São Leopoldo

2020

ANÁLISE CRÍTICA À SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO:

UMA REFLEXÃO À PRESERVAÇÃO DO PATRMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL E ARQUITETÔNICO NO BRASIL

Nome do aluno (a)Daiane Rodrigues da Silva*

Nome do orientador (a)Eduardo Estevam Rodrigues**

Resumo: O artigo expõe uma reflexão à segurança contra incêndio como uma abordagem a respeito da importância para a preservação do patrimônio histórico edificado. Neste sentido, o pensamento crítico sobre a importância da segurança contra incêndio no patrimônio, se dá através da inserção de medidas, nas quais visa determinar a estabilidade entre ações e técnicas construtivas, não somente para a proteção de bens históricos edificados, mas garantindo a salvaguarda de seus usuários e permitindo a continuidade de ações socioeconômicas e a apreciação das memoráveis riquezas patrimoniais, de interesse público. O presente trabalho, expõe o cenário atual da preservação do patrimônio edificado no Brasil, apresentando casos de incêndios ocorridos nos últimos anos, tecnologias de instalação de equipamentos e medidas de proteção contra incêndio, utilizados atualmente no país. Com o objetivo de realizar uma análise global da segurança contra incêndio, agregado a relevância da preservação do patrimônio edificado, buscou -se como referência, normas internacionais, nas quais servirão de ferramenta de apoio à carência da legislação brasileira específica sobre a temática proposta.

Palavras-chave: Arquitetura. Segurança contra incêndio. Patrimônio Histórico.

.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é uma revisão bibliográfica de artigos publicados com estudos de casos semelhantes, cuja temática apresenta, a importância da discussão da segurança contra incêndio no Patrimônio Histórico edificado nacional.

O objetivo é apresentar algumas reflexões, abordando a análise crítica de incêndio, como uma ferramenta de auxílio à preservação do patrimônio edificado, estabelecendo diretrizes e, norteando métodos construtivos de extinção do fogo, agregados a salvaguarda de bens materiais e vidas humanas. Neste sentido, o artigo destaca quais as formas cabíveis de implantar métodos de proteção e extinção do fogo.

Ademais, a metodologia de análise, consiste no estudo do projeto (localização, uso, situação, materiais, revestimentos e técnicas construtivas etc.) sugerindo soluções

* Arquiteta e Urbanista (ULBRA) Pós-Graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho (UNISINOS 2015) E-mail: arq.daia@gmail.com

** Doutor em Engenharia de Segurança contra incêndios (Universidade de Coimbra), E-mail: estevam.ecr@gmail.com

cujo objetivo é mitigar e extinguir o risco de incêndio, aliados a preservação e conservação da morfologia arquitetônica de cada caso.

Pode-se afirmar que essa metodologia, segue a linha de que as intervenções na edificação histórica, devem atuar em sincronia com as ações de segurança contra incêndio, permitindo a inter-relação de estratégias.

Esta estrutura, segue a premissa de que todas as estratégias de proteção contra incêndio, devem ser desenvolvidas como um sistema unificado de segurança, verificando a sua utilização, característica e importância para a sociedade.

Para melhor entendimento da temática abordada neste artigo, a linha elucidativa inicia-se com a conceituação do Patrimônio Histórico e Cultural e, uma amostragem quantitativa dos casos de incêndios ocorridos em edificações tombadas no Brasil.

2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Para CHOAY (2001), a palavra patrimônio tornou-se polissêmica. Os adjetivos que hoje lhe aparecem atrelados são os mais variados – histórico, cultural, intangível, paisagístico, coletivos, natural [...] – o que denuncia seu longo percurso semântico e histórico de conceito “nômade”.

A palavra é usada desde a antiguidade, quando, de acordo com o direito romano, a palavra patrimônio (do latim patrimoniem) significava o conjunto de bens que deveria ser passado, transmitido dos pais para os filhos, ´´vislumbrados não segundo seu valor pecuniário, mas em sua condição de bens a transmitir´´ (POULOT, 2009). Conforme descreve MORAES e SILVA (2011):

Patrimônio está associado à ação de celebrar a memória através de elementos físicos, concretos e, dessa forma, parece ter pertencido a todas as sociedades ao longo da história. Nesse sentido, a noção de monumento pode ser considerada universal, fazendo parte da vida cultural dos homens na medida em que estes sempre atribuíram valores a elementos com o objetivo de preservar a sua memória e a sua existência.

No Brasil, no artigo 216 da Constituição Federal de 1988, determina a caracterização de patrimônio cultural como sendo os bens ´´de natureza material e imaterial´´, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. Neste sentido, de acordo com IPHAN, (2020, p.15). estão inclusos:

´´as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.3 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com