TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO REFLEXÕES SOBRE A RELIGIÃO COMO UTOPIA E ESPERANÇA

Por:   •  15/3/2017  •  Exam  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CURSO ENGENHARIA QUÍMICA

FELIPE ALMEIDA ARNALDO

TRABALHO DE HUMANISMO E TRANSCEDÊNCIA:

ANÁLISE DO LIVRO REFLEXÕES SOBRE A RELIGIÃO COMO UTOPIA E ESPERANÇA

Orientador: Prof.Dr. Ermano Rodrigues do Nascimento

Recife

2017

1 – INTRODUÇÃO

        O livro escrito em 1985, reflexões sobre a religião como utopia e esperança, de Pedro César K. Gonçalves traz uma abordagem sobre o pensamento religioso sobre a ótica do século XX, com os avanços da tecnologia a maior evolução em compreendimento humano e filosófico.

        Além destas abordagens o livro traz questões em aspectos fenomenológicos com a finalidade de descobrir a relação intima entre as religiões, tradicionais ou não, e o próprio fundamento humano analisando locais e tempos da história.

Estes aspectos estão dispostos a solucionar diversas dúvidas se a religião ainda permanece sobre a atual sociedade e se ela irá entrar em extinção ou ampliará sobre a nossa humanidade e define como a relação entre utopia e esperança está ligada.

2- ANÁLISE

        O livro inicialmente faz uma abordagem sobre o fenômeno religioso como sendo algo que não possa existir uma ampla definição, mas algo que parte do homem desde as épocas mais antigas (pré-história). Nestas épocas afirma-se que o homem já possuía elementos que poderiam relacionar com a religião, dentre eles manifestações artísticas, túmulos, entre outros.

        Além das relações “materiais” outros elementos se faziam presente, como a relação que os nossos antecedentes com as coisas do cotidiano, relacionando aos problemas de alimentação, dependência de fenômenos naturais, e também do próprio sentido da vida.

        O autor divide o estudo da religião com

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com