TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Relatório de Sondagem

Por:   •  2/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Curitiba

Departamento Acadêmico de Construção Civil- DACOC

Engenharia Civil – Geologia aplica á engenharia

Marcello de Melo Jorge

Léo Orun Oliveira Fernandes

Guilherme Moraes Cavalli

RELATORIO DE ENSAIO SPT

CURITIBA

2018

1 SONDAGEM À PERCUSSÃO

        Trata-se de um furo designado pela referência 1323/09, realizado no dia 19/01/09. A análise é dividida metro a metro, identificando-se o nível d’agua aferido, o N por camada e sua classificação e a cota de impenetrabilidade.

2 CLASSIFICAÇÃO DAS CAMADAS

        O boletim de sondagem SPT utilizado encontra-se a seguir.

[pic 1]

2.1 CÁLCULO N

O cálculo de “N” é obtido através da soma da 2º com a 3º camada, ou seja, a coluna “2ª + 3ª. Camada” da folha do ensaio.

Desse cálculo, o número obtido classifica o solo em: Rijo, mole ou muito mole. Se o valor apresentado for atè 4, o solo é muito mole. Entre 5 e 9, o solo classifica-se “mole”. Acima ou igual a 9 o solo passa a ser Rijo.

No ensaio apresentado foi ensaiado 10 amostras de solo. As amostras 2, 3, 4 e 5 apresentaram ser solo “Rijo”, com N maior ou igual a 9.

As amostras 0, 1, 7, 8 e 9 apresentaram ser solo “mole”.

E a camada 6 apresentou aspecto “muito mole”.

3 OBSERVAÇÕES

        Dados observados na sondagem apontam o nível d’água como 3,8m abaixo do nível de referência. A variação brusca de N SPT ao final da sondagem, após os 10,00m apontam que há uma descontinuidade clara no perfil de solo estudado. Tal fenômeno é atribuído provavelmente à presença de materiais pouco, ou muito pouco intemperizados (pedregulhos e/ou matacões).

4 PARECER TÉCNICO

O solo é composto em seus primeiros quatro metros de argila siltosa com pouca areia fina e os próximos seis metros em areia fina argilosa. No trecho inicial de 4m encontra-se uma boa resistência à penetração, já os próximos 18 m apresentam uma redução acentuada na capacidade de carga na ordem de 1/3 do trecho inicial. Segundo o relatório, o nível de água encontra-se a 3,80m da superfície.

5 CONCLUSAO

Devido à baixa resistência do solo nas camadas inferiores, deverá adotar-se o uso de estacas. Como o nível de água está a 3,80m de profundidade em relação à superfície e há presença de argila no trecho de interesse, as estacas serão do tipo Escavada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (797.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com