TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação E Sondagem Do Desenvolvimento Do Trabalho

Dissertações: Observação E Sondagem Do Desenvolvimento Do Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2012  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 8

A pesquisa de cunho bibliográfico torna-se imprescindível, por necessitar-se de embasamento teórico, desde a observação até a formulação das hipóteses, isso por que o referido tipo de pesquisa está abarcado pela leitura, bem como da análise e interpretação de importantes obras de renomados autores e estudiosos da área ora pesquisada.

As obras aqui mencionadas se referem à livros, periódicos, textos legais, teses e artigos científicos, dentre outros que se fizerem necessários ao bom desenvolvimento da pesquisa.

Deste modo, Santos e Noronha (2005, p.35) afirmam que a revisão bibliográfica ou de literatura é:

Uma compilação crítica e retrospectiva de várias obras sobre determinado assunto. Seu objetivo é resumir e explicar o estágio da discussão de determinado tema, não é um texto original, mas uma junção de idéias, um trabalho comparativo.

Ainda Santo e Noronha (2001, p.51) conceitua revisão de literatura como:

A revisão da literatura é a localização e a obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema do trabalho de pesquisa. É feita por meio de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de conhecer o que já foi escrito sobre o assunto escolhido. Nas dissertações e, mais ainda, nas teses, é indispensável ter acesso a toda a bibliografia atual de importância sobre o tema abordado.

Para Martins (2001, p. 71), a pesquisa será bibliográfica quando envolver consulta a fontes de referências – livros, revistas, jornais, catálogos, comunicações, etc. – para a obtenção de informações sobre determinado assunto. Assim, ela dará suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definição do problema, na determinação dos objetivos, na construção de hipóteses, na fundamentação da justificativa, da escolha do tema e na elaboração do relatório final.

Os dados coletados mediante a observação, entrevista e conversas, serão analisados de forma descritiva em relação aos importantes aspectos de funcionamento da empresa/escola. A pesquisa qualitativa busca entender um determinado fenômeno em sua profundidade, isto por que trabalha com descrições, comparações e interpretações, o que possibilita a participação direta do pesquisador e, conseqüentemente, o norteamento da mesma. Assim sendo, Martins (2001, p.67) trata a análise dos dados auferidos com a seguinte redação:

A análise dos resultados e deduções conclusivas de uma pesquisa depende da verificação e da confirmação das hipóteses, pois delas poderão ser deduzidas conclusões que possa explicar o assunto temático ou os fatos de maneira mais aprofundada.

Nesse sentido, esse instrumento didático nos possibilita formar conceitos corretos e coerentes com o estudo científico, isso por que a pesquisa qualitativa busca demonstrar resultados de caráter que envolva qualidade, por meio dos procedimentos utilizados pelos pesquisados no desenvolvimento de suas ações.

A maioria das Unidades Escolares está democraticamente dividida da seguinte forma: Administrativo (Diretor, Secretário, Assistentes Administrativos, Auxiliares de Secretaria), Pedagógicos (Coordenador de turno, Coordenadores Pedagógicos conforme o estilo da educação oferecida, professores graduados em suas respectivas áreas de atuação), e Auxiliares de Serviços Gerais ( Merendeiras, Vigias Noturnos, Porteiros-serventes e equipe de limpeza).

Assim sendo, Drucker (1984, p. 256) menciona que:

Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.

Logo, faz-se alusão de que planejamento estratégico relaciona-se intrinsecamente a uma atividade administrativa, cuja finalidade está direcionada à intencionalidade da Instituição, e, de forma peculiar, a sustentar baseada em seus princípios e fundamentos.

De tal modo, chega-se à conclusão de que o referido planejamento estratégico da empresa, que neste caso se trata de uma escola, fica a encargo de seu gestor e seus colaboradores direto, os quais se articulam de forma a traçar os escopos fundamentais da unidade de Ensino, afim de receber recursos necessários à destinação do alcance dos objetivos, por meio da implantação e execução das ações e metas definidas pelo Projeto Político Pedagógico da escola, o qual é elaborado pela equipe escolar, com a efetiva colaboração dos alunos, pais e comunidade.

Entretanto, faz-se necessário salutar que, após a verificação quanto às expectativas, anseios e desejos do corpo docente, discentes e família, pode-se delinear os objetivos a serem apresentados à comunidade, e, desta forma, oferecer-lhes qualidade absoluta na oferta e seus produtos. Sendo assim, Oliveira (2006, p.69), fala sobre a intencionalidade dos participantes com a seguinte redação:

A visão pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Representa o que a empresa quer ser em um futuro próximo ou distante.

Um dos principais princípios e objetivos da escola está centrado na formação de cidadãos críticos e ativos dentro de uma sociedade mista e exigente, ou seja, pessoas capazes de atuarem no mercado de trabalho de forma a realizar-se enquanto ser humano e contribuir para a melhoria da sociedade. Isso se dá mediante a formulação de uma propositura de política a ser seguida pela escola, ao sugerir que o Ensino a ser ofertado seja de qualidade para os educando, e que também atendam às expectativas dos mesmos.

Concordamente a esta conjuntura textual, Oliveira (2006, p. 70), diz que “representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação a todas as suas principais decisões”. Portanto, a intenção da referida Instituição de Ensino é atender, de forma satisfatória, as necessidades da comunidade escolar, bem como dos moradores do setor. Sua missão está centrada no oferecimento de um Ensino de qualidade, formando cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade atendendo assim, as expectativas do público alvo, como fora mencionado no parágrafo anterior.

De acordo com Oliveira (2006, p. 76), a missão nada mais é que “a determinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com