TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS

Por:   •  2/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.809 Palavras (16 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 16

ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS E URBANÍSTICAS

 1. Município: Uberaba           2. Distrito: Sede       

3. Designação: Teatro Experimental de Uberaba

 

4. Endereço:  Rua Padre Zeferino, n° 988, CEP: 38065-100, bairro Fabrício

5. Propriedade / situação de propriedade: Propriedade pública

6. Responsável: Prefeitura de Uberaba – Secretaria da Cultura – Antônio Carlos Marques (Presidente)

7. Situação de Ocupação: Cedida

8. Análise de entorno – situação e ambiência: O imóvel localiza-se na esquina da Rua Padre Zeferino com o final da Rua Aristides Borges, Nº 988, CEP: 38065-100 – Bairro Fabrício, em uma área residencial no centro urbano de Uberaba, em uma rua de grande fluxo tanto de carros quanto de ônibus, onde é possível perceber em seu entorno a existência de várias casas da década de 20 que permanecem com suas características originais. Pelo bairro é possível perceber que as edificações existentes apresentam grandes diversidades de estilos arquitetônicos, como por exemplo: neoclássico, colonial e moderno. Nota-se que a ocupação predominante na região ainda é de casas residenciais, porém percebe-se que está havendo uma apropriação de comércios e serviços destas, principalmente na Rua Padre Zeferino, porém não existe tendência à estacionamentos particulares e também não é notável a presença de lotes vagos. Existe também uma tentativa de verticalização, ainda em minoria. A maior parte das edificações não possuem afastamento frontal, tendo sua ocupação na testada do lote, incluindo o teatro, porém no fundo dos lotes é possível identificar áreas livres. A Rua Padre Zeferino possuí uma topografia íngreme, com isso as casas ali localizadas foram construídas um pouco acima do nível da rua, sendo seu acesso efetuado por escadas ou rampas, já na Rua Aristides Borges, as casas se encontram no mesmo nível da rua. Nos dois casos as casas são de apenas um pavimento.

Em relação aos mobiliários públicos é notável sua precariedade, sendo que o único existente são os postes de iluminação que, mesmo em quantidade razoável, não iluminam de maneira a deixar o local confortável durante a noite. Sendo assim é inexistente a presença de lixeiras, bancos, sinalizações verticais e horizontais. Além disso é notável a incompatibilidade da calçada da Rua Padre Zeferino com os pedestres. A calçada desta é pequena, sem arborização e, em alguns pontos, apresenta buracos. Já a calçada da Rua Aristides Borges é um pouco maior e arborizada, porém também apresenta buracos em alguns pontos. Em sua proximidade o único bem tombado existente é a Praça Santa Terezinha, localizada na Rua Aristides Borges, marco para a cidade.

9. Documentação Fotográfica

[pic 1]

 [pic 2]

Acesso principal e final da Rua Aristides Borges.

10. Histórico: A edificação escolhida pelo grupo possui estilo decorativo denominado como Art Déco. Este, surgiu na Europa, em meados de 1910, mas teve seu apogeu entre 1935 e 1939 e trata-se de um estilo com características predominantes mais decorativas, marcado pelo seu rigor geométrico e o uso de linhas verticais, uso de escalonamento e da composição tripartite clássica, aproximação de formas aerodinâmicas, design abstrato e outras características que tendem a tornar a construção perceptivelmente mais alta. A sua presença marcante na arquitetura é vista como elegante e ultramoderna para a época, com influências construtivistas, futuristas e cubistas.

No Brasil, o estilo chegou em 1920, ganhou força anos depois e está presente em várias obras de pequeno, médio e grande porte espalhadas pelo país, como o Elevador Lacerda, marco nacional localizado em Salvador, na Bahia; o Cristo Redentor, marco nacional localizado no Rio de Janeiro; o Estádio Pacaembu, presente na cidade de São Paulo; o prédio da antiga sede do Banco do Brasil também na cidade de São Paulo e outras obras de Rino Levi; a Biblioteca Municipal Félix Araújo em Campina Grande, Paraíba; a estação ferroviária de Goiânia, Goiás; entre outros exemplos.

Em Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte e Juiz de Fora, encontramos projetos com características Art Déco em obras do arquiteto Raphael Arcuri. Na cidade de Uberaba, existem vários exemplos espalhados com o mesmo estilo do Teatro Experimental de Uberaba (TEU), como: o Cine Teatro Municipal Vera Cruz, no bairro São Benedito; o Relógio e Obelisco da praça Doutor Jorge, também no bairro São Benedito; o Grande Hotel, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira; o Hospital São Paulo, no centro; o Cine Metrópole também localizado no centro da cidade; a Igreja Nossa Senhora de Fátima no bairro Estados Unidos; o 4º Batalhão, localizado na praça Magalhães Pinto, no bairro Fabrício; o Antigo Hotel Regina, presente na rua Manoel Borges, no bairro Mercês e edificações de menor porte nas ruas Olegário Maciel, Segismundo Mendes e outras localidades.

A edificação escolhida localiza-se na rua Padre Zeferino, no número 988, no bairro Fabrício. Bairro este, antigo, histórico e importante na formação de Uberaba, situado na parte oeste da cidade, dotado de diversas edificações de relevância, cuja população é de aproximadamente 10.000 moradores. Tem como marco e símbolo de segurança o quartel da polícia militar, citado a cima, como uma edificação também Art Déco, o estádio Engenheiro João Guido (Uberabão), o Praça Shopping, a Igreja Santa Terezinha e outros. Possui características arquitetônicas do século XX com dito anteriormente, e teve o seu primeiro uso como Tiro de Guerra, na década de 1939¹. No entanto, com o passar do tempo, esse uso foi transferido para outro local e a construção ficou sem função.

A proposta de inaugurar algo com cunho cultural ligado ao teatro surgiu em 1965 e foi apoiada por atores e pessoas engajadas nesse meio, dentre eles estão os responsáveis Maurílio Cunha Campos de Morais e Castro e Paulo Silva. A inauguração e funcionamento do primeiro Teatro Experimental de Uberaba foi na rua Alaor Prata, depois transferiu-se para a rua João Pinheiro, no Bairro Boa Vista e na década de oitenta, a edificação abandonada, que antes era Tiro de Guerra foi cedida pela prefeitura para ser a nova sede do projeto TEU. Todavia, foi apenas em 2003 que a edificação sofreu a primeira reforma de adaptação do teatro na Rua Padre Zeferino, onde foi denominado "Augusto César Vanucci". Com a reforma, o auditório do teatro recebeu o nome do fundador do grupo TEU, Maurílio C. C. M. Castro. Anos depois, mais precisamente em 2010, quando o grupo completou 45 anos, a edificação da rua Padre Zeferino sofreu total reforma do prédio através do apoio da Fundação Cultural e da Prefeitura de Uberaba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com