TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INSTALAÇÔES PREDIAIS HIDRÁULICAS

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

 INSTALAÇÔES PREDIAIS HIDRÁULICAS

FACULDADE UNIESSA

Alunos: Cleidilene Santos Ferreira Borges e Thiago S. Rocha

 

Instalações Hidráulicas – Água Fria

Sumário

  • Introdução......
  • Memorial Descritivo  
  • Objetivos de uma Instalação de água fria....
  • Disposições Gerais...
  • Abastecimento
  • Alimentação
  • Sistema de Distribuição...
  • Sub-ramais
  • Ligação de Aparelhos
  • Reservatório

Planta Hidráulica

  • Isométrico Hidráulico

 

 

– INTRODUÇÃO

–  Sobre instalações prediais de água fria tem como principal preocupação à necessidade de mostrar ao aluno a existência de uma Norma Brasileira sobre o assunto, ou seja, a NBR 5626 Instalações Prediais de Água Fria da ABNT(1). O conhecimento da terminologia e das especificações desta Norma constitui-se do objetivo essencial destas notas, motivo pelo qual muitos de seus trechos encontram-se aqui integralmente transcritos.

MEMORIAL DESCRITIVO – PROJETO INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS – ÁGUA FRIA

DADOS GERAIS

Objeto: Casa Unifamiliar

Tipo de construção: Nova.

Composta por: 2 dormitórios sendo 1 suíte, 2 banheiros, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço.

Área Total: 170,00m²

ÁGUA FRIA

DISPOSIÇÕEAS GERAIS

O presente memorial descritivo, na disciplina de instalações, tem como forma agregar valor e despertar uma sensibilidade na forma de explicar as instalações descritas em projetos hidrossanitários, estabelecendo as normas orientando o desenvolvimento da construção das Instalações Hidrossanitários do Projeto Integrador de uma casa unifamiliar de 170,00m², incluindo aqui os aspectos técnicos e funcionais relacionados ao abastecimento de água fria e instalações de esgoto (etapa futura), deste modo a evitar a duplicidade de informações, o que poderia gerar erros em quantitativos e cálculos.

Além disso, visam permitir o abastecimento de água potável aos diversos pontos de consumo, levando-se em conta, o traçado e dimensionamento, condições favoráveis de vazão e pressão. - NBR 5626 – Instalação de Água Fria.

ABASTECIMENTO

O abastecimento obedece a um sistema de ponto de consumo a partir do reservatório superior, sendo este de fibra, da marca AMANCO com capacidade de 1.000L (mil litros). Será composto por de tubulação barrilete, extravasor e limpeza, obedecendo as disposições e diâmetros indicados em planta. A tampa, por sua vez, terá fechamento herméticos (inteiramente tapado, de maneira a impedir a passagem de ar.)

ALIMENTAÇÃO

No que diz respeito a fonte de abastecimento do local das instalações, a mesma será disponibilizada pela empresa DMAE. A caixa de proteção e o cavalete do hidrômetro será executada pelo construtor em alvenaria, de acordo com detalhes contidos no projeto hidrossanitário.

Do hidrômetro partirá uma canalização, dotada de registro gaveta, até o reservatório, localizado na parte de cima do banheiro social da edificação.

DISTRIBUIÇÃO

A saída de água para os demais pontos de distribuição ramificadas d’água será de registro esfera e formarão o barrilete. Do barrilete deverá vir um ramal de alimentação para a coluna do piá da cozinha, que será alimentado por gravidade, outro para o banheiro privativo da suíte, alimentado por gravidade, para banheiro social e área de serviço, ambos também alimentados por gravidade, exceto alimentador principal vindo da rua, este será por Ábaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com