TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TELECOMUNICAÇÕES E A ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM APARECIDA DE GOIÂNIA

Por:   •  13/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  10.664 Palavras (43 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1]Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate        84

AS TELECOMUNICAÇÕES E A ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM APARECIDA DE GOIÂNIA

Ana Caroline da Silva*

RESUMO: O presente estudo teve por objetivo utilizar o procedimento de pesquisa sobre as telecomunicações na estruturação do espaço geográfico na cidade de Aparecida de Goiânia tendo a abrangência territorial seja ela local, regional, nacional e internacional. Dentre alguns serviços básicos mostra que a telefonia foi privatizada ampliando a oferta de serviços e alterando o uso do território. Na cidade de Aparecida de Goiânia, a empresa Telegoiás (Telecomunicações de Goiás S/A), proporcionou o uso corporativo do território. Neste caso, o Estado se apropria das ações normativas e as corporações dos serviços e das redes técnicas oferecidas. As empresas de telecomunicações da cidade direcionam o capital e a norma se apresenta como a própria privatização, enquanto o Estado acompanha este processo, configurando na regulação híbrida do território. Com isso chega à conclusão de que as telecomunicações sofrem por bastantes mudanças no decorrer dos anos e que vem também nos aproximando e interagindo não somente com tecnologias, mas também com as pessoas ao nosso redor para que as nossas comunicações passam a ser a mola mestra da expansão capitalista no mundo. Assim conclui-se que os meios de comunicação não possuem apenas interesses comerciais, mas também ideológicos que é aonde chegamos a um ponto curioso que é na onde uma democracia, onde existe governo impondo uma propaganda ideológica única, existem vários grupos fazendo propagandas ideológicas diferentes. Então, cada jornal, revista, emissora, ou site podem ter uma ideia diferente para passar aos leitores. Por fim, temos que ter em mente que as telecomunicações nos ajudam bastante no dia a dia reduzindo assim a distância e ajudando na aproximação de pessoas.

PALAVRAS-CHAVE: Redes. Território. Uso corporativo do território.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma análise das redes de telecomunicações na cidade de Aparecida de Goiânia e o uso corporativo do território. No primeiro capítulo se trata das redes no mundo globalizado mostrando seu papel na globalização, seu desenvolvimento e sua participação no Brasil e no Estado de Goiás, concluindo assim a permissão da comunicação com um acesso rápido a qualquer parte do mundo de forma instantânea.

No segundo capítulo vem-se analisando a construção do território Goiano, comentando sobre o território e suas possibilidades em meio às redes de

[pic 2]

  • Acadêmica do 6º período do curso de Geografia da Faculdade Alfredo Nasser no semestre letivo 2017/2.

V 3, N. 2, ago-dez. 2017

[pic 3]Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate        85

telecomunicação e a territorialização dessas redes técnicas na cidade de Aparecida de Goiânia chegando a concluir suas características de apropriação, denominação e produção desse território.

Por fim, no terceiro capítulo vem mostrando a compreensão e o desenvolvimento das redes em Aparecida de Goiânia com o uso corporativo do território pelas empresas de telecomunicação assim analisando sua expressão geográfica do território e a telecomunicação no uso da cidade de Aparecida chegando à conclusão de qual lugar e espaço estão falando.

Concluindo, tendo presente os efeitos e as determinações dos fatores apresentado, pode-se apreender até que ponto os diversos lugares e espaços sofrem as influências da comunicação ou experimentam as mesmas possibilidades veiculadas pelas redes atribuindo uma intensa disputa de poder entre as operadoras de telefonia por falta de verba nos setores nobres, medianos e de periferia na cidade de Aparecida de Goiânia.

1 AS REDES NO MUNDO GLOBALIZADO

Todas as redes de telecomunicação têm papel importante para o mundo globalizado. A integração econômica e cultural nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos é conhecida como globalização, que indica que só foi possível a criação e popularização das tecnologias que adquiriram um grande papel para o desenvolvimento da economia, e com o passar dos anos veio se tornando mais dependente das redes tecnológicas.

A comunicação reduz a distância, aproxima as pessoas, e amplia os negócios que são transformados em fluxos, gerando uma maior mobilidade espacial das pessoas e aumentando suas perspectivas. Deve-se ao telefone a possibilidade de comunicação entre pessoas assim como outras tecnologias para fazer essa comunicação, mas se não fosse o telefone os nossos meios de nos conectarmos seriam demorados e tudo se processaria lentamente.

De acordo com a revista Economia e Negócios do Estadão, o Brasil assistiu a um grande avanço na expansão da infraestrutura de telecomunicações instalada no País na última década, e desde 1998 o setor de Telecom investiu mais de R$ 177

V 3, N. 2, ago-dez. 2017

[pic 4]Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate        86

bilhões na ampliação e na modernização das redes. Com isso esses valores representam hoje quase 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e esse crescimento do mercado interno, rastreado na estabilização econômica, fez do Brasil um destino cobiçado por alguns dos maiores players mundiais de Telecom e Tecnologia da Informação (TI).

Com essas informações essa situação vem criando grandes desafios e oportunidades para todas as empresas de telecomunicação e vem gerando uma verdadeira corrida pela maior competitividade de outras operadoras telefônicas. Mais do que aumentar o acesso a linhas de telefone, esses avanços das telecomunicações viabiliza a implantação das inovações tecnológicas que vêm transformando radicalmente o modo de vida de toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (72.1 Kb)   pdf (270.7 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com