TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acessibilidade nas Creches e Escolas

Por:   •  17/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.946 Palavras (8 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Por muito tempo o termo acessibilidade foi ligado diretamente as pessoas com defici-ência, hoje, porém vê-se que um ambiente físico acessível possibilita em geral, um melhor aproveitamento do espaço, promove a inclusão e elimina qualquer barreira que possa dificultar ou impossibilitar qualquer tipo de atividade a ser cometida nesse determinado ambiente.

No meio escolar infantil, em específico, fica claro a necessidade da acessibilidade, pois influencia diretamente no desenvolvimento escolar e pessoal das crianças. No Brasil, os ambi-entes destinados à educação infantil são, em sua maioria, inadequados. Devido a este proble-ma discussões acerca da educação inclusiva tem sido cada vez mais frequente.

Entende-se que dentro da educação infantil, as creches e pré-escolas tem um papel de suma importância por exercer a função de iniciar a criança ao universo educacional.

Tendo em mente a importância de se ter um ambiente escolar infantil projetado de forma inteligente e acessível, o trabalho a seguir tem como objetivo explorar aspectos arquite-tônicos que podem ser adotados para se construa um ambiente saudável e propicio para o de-senvolvimento das crianças na pré-escolar.

A creche, a criança e o espaço.

Quando lidamos com um espaço destinado às crianças, muitas coisas devem ser pensa-das e levadas em conta, desde a segurança ao entretenimento. Os primeiros anos de vida são extremamente importantes no aprendizado e desenvolvimento da criança, tanto pessoal quanto intelectual, portanto o ambiente escolar deve atender a determinadas exigências.

O espaço da creche deve ser amplo, simplificado e flexível para atender as necessida-des relativas às mudanças de atuação pedagógica, de equipamento ou da própria evolução infantil e proporcionar condições que facilitem a atuação profissional dos adultos, para que os mesmos cumpram suas tarefas sem problemas que possam prejudicar sua interação com o am-biente, ou mesmo a interação das crianças. Unidade do projeto

Na concepção do projeto da creche, é relevante buscar uma unidade espacial que tra-duza o aspecto interativo de funções que a creche apresenta. Atender diversas funções, sem perder a unidade espacial, significa obter uma boa solução de projeto.

Em edificações como creches, os ambientes interagem para conceber um todo que se estrutura a partir dos requisitos básicos para atendimento infantil, levando em conta a relação entre seus usuários e as ações desenvolvidas.

• Quanto à estrutura do edifício:

-Número de Pavimentos

Sempre que possível, a creche deve se desenvolver em um único pavimento. No entan-to, dependendo das condições do terreno, é admissível a implantação em dois ou três pavi-mentos. Neste caso, o conjunto de berçário, fraldário e lactário deve situar-se no último pavi-mento e as salas de atividades, o setor administrativo e os setores de apoio e serviços gerais no pavimento e acesso.

-Ventilação

Deve ser prevista ventilação cruzada prioritariamente nas salas de uso infantil, respei-tando as exigências do código de obras quanto à área dos vãos.

-Iluminação

Os ambientes da creche devem estar orientados de acordo com a necessidade de inci-dência direta da luz solar. Os ambientes de permanência prolongada das crianças devem estar orientados de forma a receber luz solar pela manhã.

• Quanto à composição:

• Setor Sócio-pedagógico / vivência e assistência:

- 2 Berçários para bebês de 4 meses a 1 ano e 11 meses com, fraldário*, lactário (área mínima: 0,20m² por criança) e solário;

- 2 Salas de Atividades I* para crianças de dois anos a dois anos e 11 meses com ba-nheiro (área mínima do banheiro: 1,00m²/ criança).

- 2 Salas de Atividades II* para crianças de três anos a três anos e 11 meses, com ba-nheiro (área mínima do banheiro: 1,00m²/ criança).

- 1 Sala de múltiplo uso;

- Recreação coberta;

- Recreação descoberta.

(Obs.: É recomendável que se utilize de portas que permitam a visibilidade interna dos espaços destinados às crianças (visor, porta-janela ou janela com grades verticais), e também se utilize de telas de proteção nas janelas.).

*- Quanto aos fraldários, estes devem ter:

Área mínima do ambiente: 0,45m²/criança dos berçários

Área mínima de ventilação/iluminação: 1/8 piso

Nível de iluminamento mínimo: 300 lux

Vão livre entre portas: 0,80x2,10m

Peitoril de janelas: 1,00m

Pé-direito mínimo: 2,40m

Paredes: impermeáveis e claras

Piso: impermeável lavável e antiderrapante

Ventilação: natural.

**- Quanto às salas de atividades, estas devem ter:

Área mínima do ambiente: 1,60m²/criança (sala de atividades I), 2,00m²/ criança (sala de atividades II).

Área mínima de ventilação/iluminação: 1/6 piso

Nível de iluminamento mínimo: 300 lux

Vão livre entre portas: 0,80x2,10m

Peitoril de janelas: 1,00m

Pé-direito mínimo 2,60m

Paredes: semi-impermeáveis e claras

Piso: lavável e antiderrapante.

• Setor de Administrativo-pedagógico

- Hall de entrada com banheiro adaptado

-Sala de Amamentação

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com