TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o professor de educação infantil em creches ou pré-escolas, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas as ações de cuidados e educação?

Por:   •  7/10/2020  •  Dissertação  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  4.192 Visualizações

Página 1 de 2

Cristiane Gardim- RGM: 22451145

Como o professor de educação infantil em creches ou pré-escolas, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas as ações de cuidados e educação?                                                              

As mudanças ocorridas no contexto da educação infantil vem acontecendo através de um olhar diferente sobre a criança pequena, que passa a ser vista não mais como um ser frágil, passivo e sem conhecimento, mas sim como um ser pensante, construtor de conhecimento, começa a ser reconhecida como sujeito histórico e social.

Portanto o professor de educação infantil tem que ter em mente que as crianças, desde bem pequena, estão em constante desenvolvimento, desejam, observam, questionam, pensam, experimentam, que elas necessitam de uma formação integral em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo e social.

A criança deve estar inserida em um ambiente onde se sinta segura e acolhida, um ambiente rico em experiências que contribua para a construção de sua identidade. Sendo assim, é necessário conhecer a realidade da criança, organizar o espaço, o tempo, a rotina para que essa aprendizagem se faça de forma significativa e eficaz.

Destaca-se também a importância das atividades lúdicas ( jogos simbólicos, faz de conta, brincadeiras, etc.) no desenvolvimento da criança. De acordo com Vasconcelos (1996), sobre a expressão lúdica:

[...] “é ponto de partida, pelo qual os impulsos ou interesses se coordenam em propósito a mais longo termo, ligados a projetos que exigem observação, análise, generalização, aquisição, enfim, dos quadros da vida social” (FILHO apud VASCONCELOS, 1996, P.20).

É pelo brincar que a criança assimila, resolve problemas, expressa seu imaginário, seus desejos, suas particularidades, se socializa, cria, inventa, experimenta e transforma o mundo.

Na educação infantil o cuidar e o educar são elementos que andam juntos, estão entrelaçados, o professor ensina cuidando e cuida ensinando. Esses elementos unidos, ajuda a criança a fortalecer vínculos afetivos, se sentir acolhida e segura na hora dos cuidados, afinal o tempo do cuidado também é um momento de aprendizagem.

A criança aprende brincando, por isso o professor tem que integrar o brincar no seu cotidiano, associá-lo a uma prática educativa.

Vygotsky (1994) afirma que, na brincadeira “a criança se comporta além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade”. (VYGOTSKY,1994, P. 117).

O ato de brincar é um recurso pedagógico fundamental que juntamente com o cuidar e educar promoverá um desenvolvimento permanente e pleno da criança.

Referências:

VASCONCELOS, M. S. A difusão das idéias de Piaget no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com