TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arena Palmeiras Estruturas Metálicas - Treliças

Por:   •  5/9/2019  •  Seminário  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 9


ALLIANZ PARQUE – ARENA PALMEIRAS

Figura 1: Arena Palmeiras – vista aérea

A arena Allianz Parque é a nova designação do antigo estádio Palestra Itália, também conhecido como Parque Antarctica pelos mais saudosos torcedores do Palmeiras, que manda no local suas partidas de futebol.

A execução desta obra, que fica no bairro da Pompeia, na zona Oeste da Cidade de São Paulo, foi feita pela  WTorre Engenharia.

Os trabalhos tiveram início em outubro de 2010 e sua conclusão  foi em  junho de 2014. Tratou-se de uma reforma radical que teve o objetivo de transformar o local em uma arena multiuso, com um estádio padrão Fifa e espaços para megashows, eventos corporativos, lojas, restaurantes etc.


Neste trabalho, nosso foco principal será a estrutura de aço da cobertura da arena. A partir da observação da imagem na primeira página, notamos que a arquitetura criou cinco elementos principais que destacam os quatro cantos do estádio, além de uma espécie de "cabeceira". Como se verá adiante, esta proposta é, na verdade, o resultado de um trabalho conjunto dos arquitetos e da engenharia de estruturas.

Ficha Técnica

Allianz Parque
Local: 
São Paulo
Realização: 
WTorre/Sociedade Esportiva Palmeiras
Construção: 
WTorre Engenharia
Projeto de arquitetura: 
Edo Rocha
Estrutura metálica da cobertura (projeto, fabricação e montagem): 
Usiminas Mecânica
Telhas: 
Bemo do Brasil

Início do projeto: 2010

Conclusão da obra: 2014

Área do terreno: 90.277 m²

Área construída: 93.284 m²

Tipo de obra:Estádio

Tipologia: Esporte

Materiais predominantes: Concreto

Números da arena
- 45 mil assentos cobertos
- 160 camarotes com capacidade total para mais de 2.800 pessoas
- Estacionamento para até 2.000 veículos
- Espaço para shows para até 55 mil espectadores
- Anfiteatro para até 12 mil pessoas
- Centro de convenções
- Restaurantes, praça de alimentação e lanchonetes
- 15 elevadores e três conjuntos de escadas rolantes
- Área de imprensa para 1.000 profissionais
- Dois vestiários padrão Fifa

Planejamento Executivo

A estrutura de aço da cobertura se apoia em uma estrutura de concreto, que no final de 2012 encontrava-se no estágio de construção, ilustrado na figura 2. Importante notar que a estrutura de aço já se encontra em fase de pré-montagem no espaço do gramado do estádio.

Com a evolução da obra, a estrutura de concreto ficou apta a receber a cobertura. Isto foi possível porque a estratégia de obra priorizou a construção das cinco torres que apoiariam as estruturas principais da cobertura.

figura 3 mostra este estágio, com uma das tesouras de aço já montada e a outra em fase de montagem.

Figura 2 - Vista aérea do estádio em 29/10/2012;torres de          Figura 3 – Montagem da estrutura metálica de uma das cinco

                  concreto foram concluídas antes das arquibancadas                    torres de concreto

Estrutura

A escolha de uma estrutura formada por pilares de concreto pré-moldado apoia-se na flexibilidade oferecida pelo material, que favorece a montagem e a rapidez no processo. Já a cobertura foi feita com vigas metálicas treliçadas. O apoio é dado por quatro vigas mestras, tanto na parte interna como externa da edificação. Elas possibilitam a instalação de escadas rolantes, saídas de emergência e caixas d'água, localizadas no topo.

No piso, uma pintura de alta resistência cobre o cimento, criando um efeito de simplicidade e sofisticação. As vedações verticais são feitas com fechamentos metálicos ondulados – alumínio ou inox – o que define uma boa acústica. A carenagem externa, totalmente em aço inox perfurado, atribui à arena uma couraça forte com bela textura, que lembra uma trama com espaços vazados, como se fosse um cesto de vime, as aberturas favorecem a ventilação natural e a cruzada, extremamente eficaz.

Outro benefício dessas perfurações é com relação à acústica. A absorção do som acontece debaixo da cobertura, quando ele se propaga mais do que difrata ao passar pelos vários tamanhos dos buracos existentes na fachada. “Esse é um fator positivo porque o que define uma boa acústica não é a intensidade, é a compreensão. Se você entende o barulho, ele incomoda, e isso é ruim; mas se não entende, você se acostuma”, explica Edo Rocha.

Pré- montagem

Nesta etapa são conferidas em solo todas as peças e parafusos que serão requeridos a montagem final do subconjunto da estrutura metálica.

Concluída essa fase de checagem, a estrutura é desmontada para ser remontada no local definitivo


Componentes da Estrutura

Vigas Principais

Este tipo de cobertura só pode ser apoiada no perímetro do estádio, pois é a única forma de não se prejudicar a visão dos espectadores. Para se alcançar este objetivo, é necessário que a cobertura fique em balanço, ou seja, apoiando- se em apenas uma das bordas.

Em geral, as estruturas de cobertura em balanço são compostas por diversas vigas apoiadas em um único ponto, espaçadas de modo contínuo ao longo do comprimento da cobertura. No caso particular da arena Allianz Parque, as estruturas principais em balanço são apenas cinco, sendo que as demais vigas são biapoiadas.

figura 5 mostra, em planta, estas cinco vigas principais, sendo cada uma delas, na realidade, constituída por vigas treliçadas duplas, devidamente contraventadas entre si. Os detalhes são mostrados na   figuras 6 e 7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (322.2 Kb)   docx (386.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com