TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura no século XIX - Mundo

Artigo: Arquitetura no século XIX - Mundo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

A Arquitetura no Século XIX – Mundo

A Arquitetura durante o século XIX passou por várias “crises estéticas”, sendo traduzidos em movimentos conhecidos por Revivalistas. Mas antes de sabermos e conhecermos todas as fases, crises e estilos arquitetônicos deste século, precisamos saber o que é a Arquitetura propriamente dita. Arquitetura deriva do grego αρχή que quer dizer “primeiro” ou “principal” e τέχνη significando “construção”. “Refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos” (Wikipédia.com).

No Século XIX, devido à falta de tecnologia encontrada naquela época, os arquitetos desse período viam na cópia da arquitetura do passado e no estudo de seus cânones e tratados uma linguagem legítima de ser trabalhada.

O início da arquitetura nesse período foi marcado por uma imitação do estilo gótico, essencialmente em países onde o mesmo era mais forte, como por exemplo, França, Inglaterra e Alemanha. O neogótico teve no Viollet-le-Duc (1814-1879) seu maior representante.

Podemos chamar a Arquitetura do Século XIX também de Arquitetura de Ferro, pois o uso do ferro como material estrutural nas obras foi a grande inovação da época, trabalhado sozinho ou em combinação com o concreto, dando origem assim ao concreto armado. O ferro tomou força pela sua economia, precisão e força, e considerando que o ferro também é empregado de forma aparente, com o vidro, como nas obras de Louis Sullivan (1956-1924), o primeiro grande arquiteto norte-americano contemporâneo. Entre os edifícios mais famosos estão os Les Halles (Paris), o Palácio de Cristal (Londres) e a Torre Eiffel (Paris), figuras 01,02 e 03, respectivamente, localizadas em anexo.

A Arquitetura no Século XIX – Brasil

Grande parte da historiografia sobre a arquitetura brasileira do século XIX apresenta tendência dominante de trabalhar com divisões rígidas entre estilos, enfatizando a oposição entre barroco e o neoclassicismo no início do século e, depois, entre neoclassicismo e ecletismo no final do século XIX para o início do século XX. Essa postura decorre de uma outra noção generalizada na literatura sobre arte brasileira: a idéia de que há uma correspondência “natural” entre linguagens artísticas e períodos históricos; assim o barroco predominaria na Colônia, o neoclassicismo no Império e o ecletismo na 1ª Republica.

A Arquitetura do Século XIX e Seus Estilos

Suspendendo, mesmo que temporariamente, a questão das atribuições ou as preocupações meramente estilísticas, é possível observar na prática arquitetônica do século XIX um conjunto muito mais complexo, em que vários elementos estão imbricados: a persistência de formas e técnicas coloniais; a necessidade de novos programas e funções; a incorporação de materiais importados; a diversificação dos agentes; os novos processos de formação profissional de arquitetos e engenheiros; além da sincronicidade de várias linguagens formais - a recorrência aos estilos do passado (barroco e rococó) e a apreensão dos estilos então contemporâneos (o neoclassicismo e outros revivalismos, além do ecletismo e do art nouveau). Portanto, em lugar de uma só feição dominante, coexistem técnicas, programas e estilos do passado e do presente, evidenciando a permanência da tradição colonial, entrelaçada no desejo de modernização e na necessidade de construção imaginária da nova nação.

Entender essa diversidade estilística da arquitetura do século XIX, tanto na Europa quanto no Brasil, tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com