TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura Brasileira No Séc. XIX

Exames: Arquitetura Brasileira No Séc. XIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 4

As Residências

O Ecletismo- propondo uma conciliação entre os estilos foi um veículo estético eficiente para a assimilação de inovação tecnológicas de importância.

A Forma de Habitação mais comum, na segunda metade do século XIX e mesmo no inicio do século XX era as residências com entrada lateral, á qual em geral estava associado a um Jardim. Nessas residências construídas em geral em grupos, a sala da frente, reservada como sempre a visitas, tinha uma porta que abril para o patamar, á esquerda ou á direita de quem entra, mas a entrada mais frequente era pela sala central, cuja porta estava colocada ao fundo do terreno, olhando para rua. O corredor, partindo da sala e levando aos fundos da residência e este corredor dava entrada para vários quartos, a cozinha e o banheiro, detalhe banheiro dentro que cada neste tempo era revolucionário.

- As formas favoreciam.

As residências entre o final do século XIX tinham terrenos de pouca frente, forçando o alongamento das construções, ou seja, por menores que fossem as dimensões dos espaços abertos, as flores e os arbustos eram sempre dispostos em canteiros de preferencia com traçados geométricos, a entrada como estava na fachada lateral recebia uma escada geralmente de ferro com degraus de mármore, exemplo de uma casa com estas características é uma residência no largo do Arouche, em São Paulo , dotada de um jardim lateral não muito grande, tem ainda o telhado de duas aguas, voltadas para a frente e para fundo. Esta tipologia de residências com fachada e jardim lateral estava ficando no passado, o novo século XX deu uma nova tipologia a estas residências, ou seja, começou a aparecer as primeiras casas com jardins na frente, recuadas de inicio, apenas metros comparando com a anterior, mas infelizmente ou felizmente a porta ainda era lateral.

- A preocupação com os recursos construtivos.

O século XX trouxe a preocupação com a mão de obra e o acabamento, com isto em alguns casos as técnicas europeias eram utilizadas para embelezar a edificação, mesmo não tendo uma mão de obra especializada eles encontraram algumas técnicas no barroco italiano e francês, ou seja, as paredes eram recobertas por decorações de massa, inspiradas nos estilos barroco, este tipo de trabalho pode ser visto no palácio do catete, antiga residência de grandes proprietários rurais. Outro estilo que fortaleceu a decoração e o refinamento do acabamento foi o renascentista, pois estes proprietários rurais misturavam todos os estilos Esta mistura de estilos acabou gerando outro estilo o Ecletismo.

- Critica do Ecletismo

Para a arquitetura brasileira, a influencia do positivismo representa o estimulo ao desenvolvimento tecnológico, o ecletismo, como um movimento de conciliação, facilitava essa transformação, a influencia do ecletismo era assim apenas um fenômeno.

formal, que abria condições para o avanço tecnológico e isto reforçava a dependência cultural e matérias do mercado. As transformações sócio econômicas ocorridas aqui no Brasil, implicaram em mudanças importantes no quando da arquitetura, A principal delas que teria sido a passagem do trabalho escravo para o remunerado, correspondendo a adoção de novas formas de produção e uso da arquitetura, As modificações são evidenmtes na escolha dos matérias de estrutura e acabamento e nas formas de sua aplicação, com maior precião e regularidade de acabamento.

- Sobre o patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com