TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Grandes estruturas conectadas das estufas que hospedam muitas plantas e exposições do projeto Éden

Por:   •  19/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 10

Como funciona o projeto Éden

Em março de 2001, o projeto Éden (site em inglês), um grandioso centro ambiental em Cornwall, Inglaterra, foi aberto ao público em geral. A estrutura acabada é uma realização sem precedentes, uma estufa gigantesca, composta de muitas cúpulas, contendo plantas do mundo todo. O local já se tornou um ponto turístico popular, atraindo milhares de visitantes todos os dias.

[pic 1]
Imagem cedida por Apex Photo Agency


As grandes estruturas conectadas das estufas que hospedam muitas plantas e exposições do projeto Éden

Nesta edição, veremos como e por que os criadores do Éden tomaram para si esta tarefa tão complicada. Também exploraremos o conceito geral de uma estufa, assim como as estruturas especiais utilizadas no Éden. Finalmente, descobriremos quais os planos futuros da equipe do Éden.

O que é o projeto Éden?

O projeto Éden é uma enorme estrutura construída dentro de uma antiga mina profunda. A estrutura engloba três biomas, que são áreas designadas para representar três diferentes climas encontrados ao redor do mundo. O bioma tropical úmido, a seção mais impressionante, é uma estufa com muitas cúpulas que recriam o ambiente natural de uma floresta tropical. O local quente e úmido hospeda centenas de árvores e de outras plantas das florestas tropicais da América do Sul, África, Ásia e Austrália. A cúpula tem 240 metros de comprimento, 55 m de altura e mede 110 m de um lado a outro no seu pontoA radiação energética da luz solar aquece o piso da estufa. O piso libera um pouco desta energia térmica que aquece a camada de ar inferior da estufa. O ar mais quente é mais leve que o ar mais frio (tem uma densidade mais baixa), assim, o ar aquecido sobe para a parte superior. Quando o ar aquecido sobe, o ar frio toma o lugar dele embaixo. Este ar torna-se aquecido pelo piso e também começa a subir.

Este processo acontece em nossa atmosfera o tempo todo. Quando o sol brilha em um local, ele aquece o solo, que aquece o ar acima dele. O ar aquecido sobe através da atmosfera, resfriando-se à medida que sobe. Isto explica por que o ar próximo ao chão é mais quente do que o ar mais distante dele - o ar próximo ao chão não teve ainda muito tempo para e mais largo

.[pic 2]
Imagem cedida por Apex Photo Agency


Uma vista do interior do bioma tropical úmido, o destaque do projeto Éden

Do bioma tropical úmido, os visitantes vão para o bioma morno temperado. Este bioma tem a mesma estrutura que o bioma tropical úmido e hospeda plantas das florestas tropicais temperadas ao redor do mundo. Como nas florestas tropicais, as florestas temperadas recebem um grande volume de chuva todos os anos, fazendo delas um ambiente ideal para uma variedade de plantas. Mas como estão mais afastadas da linha do equador do que as florestas tropicais, elas experimentam estações distintas (para mais detalhes, veja Como funcionam as florestas tropicais). O bioma morno temperado do projeto Éden tem uma variedade de plantas das florestas tropicais temperadas da África do Sul, do Mediterrâneo e da Califórnia.

A parada final no projeto Éden é no bioma sem teto, uma área aberta com plantas diversas da região temperada de Cornwall, assim como de climas similares no Chile, Himalaia, Ásia e Austrália. Os visitantes podem aprender sobre as plantas que tiveram um papel importante na história da humanidade, seguindo as trilhas da natureza que recobrem cerca de 30 acres (12 hectares) de terra.

Os criadores do projeto vêem no local muito mais que uma coleção de estufas. A declaração da missão é "promover o entendimento e o gerenciamento responsável do relacionamento vital entre as plantas, as pessoas e os recursos, conduzindo em direção a um futuro sustentável para todos". Para este fim, eles incluíram quiosques de informações e instalações artísticas em todos os biomas. Eles também organizam grupos de discussão e eventos especiais, todos com o propósito de informar as pessoas sobre questões ambientais. Para saber mais sobre a missão do projeto Éden, assim como sobre as atividades futuras, verifique no Eden Project Web site (em inglês).

Do ponto de vista técnico, o aspecto mais surpreendente deste projeto são as estufas gigantes. Nas próximas seções, veremos como funcionam estas estruturas monumentais e como elas foram construídas.

As cúpulas

Na seção anterior, vimos a estufa mais básica: uma simples caixa feita de vidro ou plástico transparente. Os projetistas do Éden decidiram não utilizar materiais tradicionais nas estufas. Ao invés disso foram usadas lâminas de Etileno Tetrafluoretileno (ETFE). Este é um tipo de cobertura perfeita para uma estufa porque é resistente, transparente e leve. Uma peça de ETFE pesa menos que 1% de uma peça de vidro com o mesmo volume. É melhor isolante do que o vidro e é muito mais resistente ao desgaste causado pela luz solar.

[pic 3]
Imagem cedida por Apex Photo Agency


Trabalhadores instalando painéis de filme ETFE no teto da cúpula

Os projetistas do projeto Éden moldaram o material de ETFE em almofadas, extremamente fortes, cada uma feita de três folhas de filme ETFE soldadas juntas nas laterais, uma em cima da outra, com camadas de ar bombeadas entre elas. As camadas de ar fornecem isolamento sem diminuir a quantidade de luz solar que passa através delas. O mais legal destas almofadas é que elas são ajustáveis: em dias mais frios, pode-se bombear mais ar para fornecer maior isolamento; em dias mais quentes, elas podem ser parcialmente esvaziadas para permitir maior resfriamento.

Os projetistas do Éden juntaram as almofadas para formar cúpulas geodésicas. Neste tipo de estrutura, vários painéis planos em formato de triângulos, pentágonos, hexágonos ou outros polígonos são colocados juntos para formar uma superfície curva. Este projeto é extraordinário porque nenhuma das peças é curva, mas todas juntas formam uma estrutura arredondada.

[pic 4]
Imagem cedida por Apex Photo Agency


Cada almofada de ETFE é presa por um suporte de aço

Nas cúpulas do projeto Éden, estes painéis geométricos são as almofadas de ETFE. Cada almofada é presa a uma teia de tubos de aço entrelaçados. Na verdade, cada cúpula possui duas camadas de teias, uma com painéis hexagonais e pentagonais e outra com painéis triangulares. A estrutura total do Éden utiliza 625 hexágonos, 16 pentágonos e 190 triângulos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (308.2 Kb)   docx (241.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com