TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um projeto do governo com a população local, para assumir uma variedade de flora e incentivar o cultivo de plantas medicinais

Projeto de pesquisa: Um projeto do governo com a população local, para assumir uma variedade de flora e incentivar o cultivo de plantas medicinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Trabalhar em equipe, para alcançar abrangência no mercado de trabalho e obter bons resultados. O trabalho tem como objetivo elaborar um relatório sobre as disciplinas de: Comportamento Organizacional, Processos Administrativos, Introdução à Economia e Gestão de Pessoas, estudadas no decorrer do primeiro semestre do Curso de Processos Gerenciais.

A alguns anos atrás no estado do Maranhão e mais precisamente em um pequeno município chamado Lago do Junco teve inicio um projeto do governo junto a comunidade local.

Foi realizado um Fórum de Desenvolvimento Local no ano de 1999 que teve como principais parceiros a Prefeitura Municipal, a Paróquia São José e as lideranças locais,a idéia que eles tiveram foi de aproveitar a diversidade da flora local e estimular o cultivo de plantas medicinais que,de certa forma,já era uma prática da região e já fazia parte da cultura local.

A idéia era produzir e exportar o excedente que não fosse assimilado pelo mercado local,assim foi criada a Farmácia Fitoterápica de Lago do Junco.

Lago do Junco é um pequeno município maranhense,que foi fundado em 1961,situado a 315 km da capital São Luiz,estatisticamente sempre apresentou indicadores socioeconômicos inferiores aos de outros municípios.

Ele passou por uma grande transformação em decorrência da implantação de um projeto que soube acoplar o conhecimento cultural da comunidade, a utilização de matéria prima existente ( plantas medicinais ) e a parceria com instituições governamentais.Para a realização do projeto foi preciso apoio e envolvimento de grandes parcerias como Prefeitura,Universidade Federal do Maranhão, Governo Federal e Sebrae que contribuíram com a capacitação de profissionais, verbas e também o envolvimento e comprometimento da comunidade que foi a maior beneficiada com o sucesso do empreendimento.

2 DESENVOLVIMENTO

A Comunidade do Município do Lago do Junco passou de uma situação, caracterizada por indicadores sócio econômicos inferiores aos de outros municípios do Maranhão, com um baixo índice de desenvolvimento humano devido a pouco investimento na área de educação e saúde, para uma situação de melhora e redução de enfermidades, promoção de cursos de capacitação para os agentes de saúde e demais interessados, melhorando assim, a educação do município e incentivando a comunidade a ter uma participação mais ativa.

Na área da educação era oferecido pela Prefeitura material didático, transporte escolar e merenda, porém o material não era suficiente para o ano letivo, faltava material didático para o ensino supletivo e também uma biblioteca para pesquisas, e a inexistência de oferta de outro curso além do magistério. Com a implementação do projeto houve uma mudança de postura por parte da comunidade que se envolveu com o mesmo, passando a participar dos cursos de capacitação, e também promoveu uma troca de experiências relacionadas à importância das plantas medicinais para evolução da comunidade como todo.

A área de saúde que contribuía para um baixo índice de desenvolvimento humano, pela ausência de posto médico e inexistência de programa de prevenção de doenças, a partir do projeto, foi reorganizada e foram implantados novos programas com o propósito de minimizar os problemas na área de saúde atuando nos setores primário, secundário e terciário, utilizando para tanto a medicação fitoterápica, melhorando e reduzindo as enfermidades mais frequentes.

Ainda na área de saúde outros avanços que podem ser ressaltados são: construções de rede de esgoto e fossas assépticas, postos de saúde equipados e uma unidade móvel de serviços odontológicos. O município conseguiu a emancipação no atendimento médico hospitalar e oferta de remédios fitoterápicos .

Pode-se observar que a gestão de mudanças foi influenciada pelos fatores externos relacionados ao macroambiente, como economia: redução de custos com remédios; o uso de tecnologias: parcerias com curso de farmácia da UFMA; participação da sociedade: toda comunidade se envolveu com o projeto e cultura, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com