TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Instalações Prediais

Por:   •  29/11/2017  •  Seminário  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7

                                   Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

                           

                                                  Instalações Prediais

Equipe: Gustavo Oliveira; Juliana Beltrão; Yuri Luiz; Moacir Arroxelas; Maria Thais

Professor: Francisco Elhimas

 

                                                        Recife, 2017

De acordo com as pesquisas feitas nos prédios/edifícios de Recife, analisamos as instalações das edículas de gás de cada um deles de acordo com a norma e pudemos verificar a situação de cada uma delas, se estava regular ou não.

Referente ao que foi solicitado, observa-se que durante as visitações, foram encontrados prédios com ausência de edículas. Locais com mais de oito pavimentos e que segundo o Art. 182, é obrigatória a instalação da central nessas situações. Em locais com casos assim, é necessário que se faça o cálculo da quantidade de apartamentos por pavimento, para saber que tipo e qual gás vai ser utilizado. Em que local ele deve ficar localizado, bem como, o tipo de instalação, os procedimentos e materiais que serão utilizados. Essa central de gás é necessária para a segurança as pessoas que vivem nas edificações. Um serviço que é supervisionado e distribuído para todos de forma segura e eficaz.

  • Normas e Leis

"Art. 1º. A seção IX da Lei Municipal nº 16.292/1997 passa a ser denominada "Das instalações de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e de Gás Natural (GN)".

"Art. 182. Será obrigatória a instalação de central compatível com o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e com o Gás Natural (GN) nas edificações que:

I - possuam mais de 8 (oito) pavimentos ou altura superior a 20,00m (vinte metros);

II - sejam destinadas a hospitais ou escolas, com área de construção superior a 750,00m² (setecentos e cinquenta metros quadrados);

III - sejam destinadas a estabelecimentos comerciais com área de construção superior a 500,00 m² (quinhentos metros quadrados) que venham a utilizar Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ou Gás Natural (GN).

§ 1º As centrais de gás a que se refere o presente artigo deverão possibilitar a utilização de gás combustível proveniente da rede de dutos da concessionária de distribuição de Gás Natural (GN), em conformidade com as normas técnicas oficiais em vigor.

§ 2º Os sistemas internos de canalização de gás executados a partir da vigência desta Lei deverão ser dimensionados de forma a permitir tanto a utilização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) como de Gás Natural (GN) sem que haja necessidade de adequações posteriores nos referidos sistemas, além daquelas necessárias à conversão dos aparelhos de utilização.

§ 3º Todo projeto de execução da instalação interna permanente de gás combustível deverá atender às normas técnicas estabelecidas pela NBR 14.570 (Instalações internas para uso alternativo de Gás Natural - GN e Gás Liquefeito de Petróleo - GLP, Projeto e Execução) e, pela NBR 15.526 (Redes de Distribuição Interna para Gases Combustíveis), editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, ou suas sucedâneas que venham a ser aprovadas, bem como aos Regulamentos de Instalações Prediais editados pelas concessionárias de distribuição de gás.

§ 4º Sempre que possível, deverá ser previsto projeto de instalação de medidores individualizados, nas novas edificações domiciliares multifamiliares.

Seguindo as leis e normas citadas acima, foi elaborado um questionário onde pudemos avaliar se as edificações estavam de acordo com o necessário. Foram avaliados os locais em que as edículas se encontravam, bem como a proximidade dela com outros locais, se estava regular ou não, assim como outras características que foram mencionadas.

Segue abaixo as edificações encontradas na cidade do Recife:

  1. Edifício Akhino

Pavimentos: 25

Tipo de Gás: Cilindro

Características: A instalação estava irregular, pois os cilindros encontravam-se próximos a edícula de lixo.  

  1. Condomínio do Edifício Obeias

Pavimentos: 8

     Tipo de Gás: Botijões

     Características: A edificação encontra-se irregular, pois possui 8 andares,

     mas há a ausência da instalação da edícula de gás.

  1. Edifício Manoel Ignácio

Pavimentos: 9

Tipo de Gás: Botijões

Características: A edificação encontra-se irregular, pois possui 9 andares, mas há a ausência da instalação da edícula de gás.

  1. Edifício Bosques Arrayanes

Pavimentos: 8

Tipo de Gás: Cilindros e Tanques

Características: A edificação encontra-se regular, pois possui 8 andares e há a presença de edícula de gás, localizada na parte de trás do edifício, com tubulação amarela e em local isolado.

  1. Edifício Cantica

Pavimentos: 20

Tipo de Gás: Tanques

Características: A edificação encontra-se regula, pois possui 20 andares e há a presença de edícula de gás, localizada na parte da frente do edifício, com 2 cilindros, tubulação amarela e em local isolado.

  1. Condomínio Edifício Camila

Pavimentos: 8

Tipo de Gás: Cilindro

Características: A edificação encontra-se irregular, pois possui 8 andares, mas a instalação da edícula está próximo a entrada de veículos, além de estar a menos de 4 metros de um pilar, podendo acarretar acidentes graves.

  1. Edifício Cap. Breto

Pavimentos: 10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com