TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avenida Barão do Rio Branco - JF/MG

Por:   •  17/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 7

Analise e diagnostico Av. Barão do Rio Branco (área Espirito Santo à Floriano Peixoto – incluindo Parque Halfeld)

  • A área:

A área de estudo apresenta edificações de características variada principalmente nas funções comercial e residencial. Sua predominância são as comerciais que se dividem quem escalas variadas, com lojas grande e pequenas e com funções variadas, prédios que abrigam grande quantidade de empreendimentos  e de escritórios de para fins de uso particular ou para prestação de serviço.

Toda a área principal da avenida apresenta grande fluxo de portas, entradas e saídas e consequentemente um grande fluxo de pessoas. A área é utilizada não somente para comercio e moradia, mas também para momentos de parada e como ponto de encontro.

Sua topografia caracteriza-se (em sua maioria ) por ser uma área plana, de fácil caminhada, com muitos acessos. Nesse trajeto é possível observar a presença de pontos de ônibus de grande circulação, e as separações entre a pista para carros e ônibus é feitas utilizando canteiros de concreto arborizados com uma vegetação baixa e arvores.

Em relação ao Parque Halfeld, além da presença dos pontos de atendimento ao publico (Câmara e JF Informação), sua área é principalmente de parada para pedestres, por camelos e feiras (ocasionalmente). Próximo aos principais pontos de travessia da avenida e aos pontos de ônibus.

Possui uma topografia irregular em algumas áreas devido a raízes das arvores existentes no local. Possui um mobiliário básico com bancos e algumas mesas (xadrez) e também o parquinho e o coreto, a vegetação é predominantemente de árvores e se localizam no entrono, deixo no  centro uma espécie de clareira.

  • Análise:
  • A Avenida apresenta um grande fluxo de pessoas, carros e ônibus durante todo o dia;
  • Garagens estão localizadas nas calçadas influenciando o caminhar do pedestre;
  • Existem entradas e saídas de outras vias durante o percurso, seja de carros (Santa Rita), pessoas (calçadão Rua Halfeld) e também áreas mistas (Marechal Deodoro) com a passagem de carros e pessoas ao mesmo tempo;
  • Porta de tamanhos variados de acordo com o porte do comercio ou  edifício;
  • Não existem mais casas na área de estudo, a maioria das que ainda existiam foram demolidas e deram lugar a mais prédios;
  • Existem também além do comércio e edifícios, escolas (uma em processo de restauração) e igrejas (Catedral e São Sebastião);
  • Não há postos de vigilância policial fixa, apenas alguns caminhando na região;
  • Em alguns pontos a iluminação deixa a desejar;
  • A manutenção das áreas nem sempre é feita com regularidade, ou seja, algumas partes estão danificadas;
  • As irregularidades na praça devido as árvores, também são obstáculos para o pedestre.

  • Diagnóstico da Situação Atual:

Baseado na evolução histórico urbana e na análise da área, a Avenida sofreu grandes mudanças em seu  começo e nos últimos anos apenas algumas melhorias ou pequenas modificações.

A partir disso percebemos que em certos pontos a evolução da avenida foi  positiva, pois foi possível o aumento da urbanização da área tornando mais atrativa com o passar do tempo, não só para os moradores, mas também para outras pessoas e empresas. Possibilitou a criação de uma área de comercio diversificado facilitando a vida de muitas pessoas. E também é uma das principais vias utilizadas para ligar os dois extremos da cidade. Porem podemos observar também pontos negativos, como  a falta de segurança, acessibilidade, conforto e mobilidade, para pedestres, carros e ônibus.

Do ponto de vista urbano, as calçadas são estreitas o que ocasiona uma grande aglomeração de pessoas e não da vazão para a quantidade que entram e sai, que atravessam as ruas ou que estão simplesmente paradas. Existem em alguns pontos uma grande diferença entre o tempo de travessia para pedestre, umas possuem muito tempo(em espaços curtos), enquanto em outras o tempo é insuficiente (e a travessia é maior). As faixas para carros e ônibus são muito maiores, dando prioridade ao veículos, mas também não é o suficiente, pois por ser uma avenida que liga boa parte da cidade, há em muitos pontos e principalmente nos horários de pico um grande congestionamento. Mesmo nas pistas exclusivas para ônibus, que devido ao número e, as vezes, ao atraso geram uma aglomeração antes das paradas. Devido a falta de espaço para a criação de uma ciclovia, foi inserida a ciclofaixa que é pouco usada devido ao perigo de se trafegar de bicicleta junto aos carros, alguns acabam recorrendo as calçadas correndo o risco de colidir ou ferir um pedestre.

Em relação aos obstáculos, a calçada sofre novamente. Além do seu tamanho reduzido, existem postes e pilares fixados que impedem a passagem do pedestre. Fazendo com que seja feito o  desvio pela faixa de carros. A topografia é plana, mas as calçadas que são em sua maioria de pedra portuguesa, faltam pedras ou estão ficando irregulares com o passar do tempo, também não existe uma demarcação continua para deficientes. No Parque Halfeld as arvores de tornaram os obstáculos, pois suas raízes cresceram além do  esperado e criaram grandes irregularidades na calçada, sendo necessário que o pedestre tenha ainda mais atenção e amentando a chance de acidentes com deficientes visuais.

Atualmente a prefeitura vem fazendo algumas modificações como a proteção no entorno das arvores, e tentar reduzir tais irregularidades. Assim como ocasionalmente é possível ver funcionários da secretaria de obras repondo as pedras nas calçadas.

Em relação a segurança, apesar do grande número de portas e movimento de pessoas, após o fim do horário comercial este fluxo reduz consideravelmente, fazendo com que, quem caminha por ali se sinta inseguro e possa ser vitima principalmente de assaltos. Não existe posto policial fixo e nem vemos com frequência policiais caminhando por essas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com