TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTAS PATRIMONIAIS CARTA DE VENEZA

Por:   •  13/3/2022  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

CARTAS PATRIMONIAIS

  • CARTA DE VENEZA

As cartas patrimoniais regulam a salvaguarda (preservação e conservação) dos monumentos históricos e recomendam respeitar certos conjuntos históricos, sobretudo sua vizinhança. Foram elaboradas por especialistas que trabalham com bens culturais, e somam mais de 40 cartas.

Em 1964, no II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Escritório (ICOMOS) constituiu a Carta de Veneza, que expandiu a perspectiva de patrimônio tanto de monumentos, como também o meio em que está inserido e que com o decorrer da história, assumiram um grande significado cultural.

A forma inicial desses princípios fundamentais viera através da “Carta de Atenas” 1931, que favorece o desenvolvimento de um amplo movimento internacional.

O documento define monumento histórico como uma criação arquitetônica isolada, sítio urbano ou rural que testemunha uma civilização particular, de uma evolução significativa ou de um acontecimento histórico. Em seguida apresenta o seu intuito como sendo a busca de conservação e restauração dos monumentos, pretendendo a preservação tanto da obra de arte quanto o testemunho histórico.

Este documento preserva a conservação e exige uma manutenção constante sendo sempre favorecida quando sua destinação for útil para a sociedade, mas vale reforçar que não podem e nem devem ser alteradas a disposição dos edifícios. Outro ponto levantado é o impedimento de deslocamento do monumento, salvo quando sua preservação exige tal ação, ou quando há, interesse nacional e internacional.

A restauração é tratada como uma ação de caráter excepcional, tendo por objetivo a conservação e revelação dos valores estéticos e históricos do monumento, se fundamentando essencialmente no respeito ao material original a fim de que a restauração não falsifique o objeto em questão.

Os sítios monumentais são objetos de cuidados especiais que visam salvaguardar sua integridade.

As escavações asseguram as manutenções das ruínas e as medidas necessárias á conservação e proteção permanente dos elementos arquitetônicos e dos objetos descobertos.

Todas as fases de trabalho, de desobstrução, de consolidação, de recomposição e de integração, assim como os elementos técnicos e formais identificação no decorrer dos trabalhos a serem anotados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com