TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Profissionalizante para Adolescentes

Por:   •  3/3/2017  •  Artigo  •  8.452 Palavras (34 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO

DO PANTANAL – ANHANGUERA EDUCACIONAL

LUCAS DA SILVA PRADO

CENTRO PROFISSIONALIZANTE PARA ADOLESCENTES

CAMPO GRANDE – MS

2013

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DO PANTANAL – ANHANGUERA EDUCACIONAL

LUCAS DA SILVA PRADO

CENTRO PROFISSIONALIZANTE PARA ADOLESCENTES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca examinadora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp Anhanguera Educacional, como requisito parcial para à obtenção do grau bacharel em Arquitetura e Urbanismo sob orientação do Professor Arq. Ronaldo Braga Magalhães.

CAMPO GRANDE – MS

2013

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------------03
  1. OBJETIVO GERAL ------------------------------------------------------------------------------04
  1. Objetivo Específico -----------------------------------------------------------------------04
  1. METODOLOGIA ----------------------------------------------------------------------------------04

CAPITULO I – A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O TRABALHO

4.1. A História da Educação Profissional no Brasil -----------------------------------05

4.2. O Adolescente e o Mundo do Trabalho --------------------------------------------08

4.3. Legislação de inserção do Adolescente ao mercado de trabalho -----------09

CAPITULO II – REFERÊNCIAS

5.1. Instituto Mirim de Campo Grande ----------------------------------------------------14       

5.2. Fundação CASA --------------------------------------------------------------------------16

CAPITULO III – O MUNICÍPIO

6.1. Aspectos Demográficos e Sociais ---------------------------------------------------18       

6.2. Aspectos Econômicos  ------------------------------------------------------------------19

CONCLUSÃO -----------------------------------------------------------------------------------------22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -------------------------------------------------------------23

JUSTIFICATIVA

        

As desigualdades sociais e as precárias condições de sobrevivência das famílias levam o ingresso precoce de adolescentes ao mercado de trabalho, muitos abandonam a escola para se dedicar exclusivamente ao trabalho.

O homem necessita trabalhar para sobreviver com dignidade, porém, com o desenvolvimento do processo produtivo neste mundo capitalista cada vez mais exigente e competitivo, faz-se necessária a busca por novos conhecimentos. Essa exigência dificulta o ingresso de adolescentes ao mercado do trabalho, principalmente pelo despreparo em decorrência do insuficiente sistema público de ensino em relação à educação profissional.

        Neste contexto, o município de Ribas do Rio Pardo – MS ainda detém grande proporção da população em vulnerabilidade e risco social, necessitando de um local para a educação profissional, incluindo atividades culturais, educacionais e esportivas para ocupação do tempo livre dos adolescentes, afastando-os das promiscuidades deste mundo e ainda promovendo a capacidade ao trabalho, fazendo a diferença na busca pelo primeiro emprego.

JUSTIFICATIVA

        

As desigualdades sociais influenciam muito no tema apresentado neste projeto, sendo que é necessário o enfrentamento das questões sociais para disponibilizar estratégias de atuação para poder interferir e buscar alternativas mediante problemas apresentados pela sociedade.

Desde o inicio da humanidade o homem necessitava trabalhar para sobreviver com dignidade, e como o mundo capitalista a cada dia se torna mais exigente e competitivo e necessário com urgência à busca por novos conhecimentos, ou seja, estar sempre atualizado e acompanhando as mudanças intelectuais e renovadoras que acontecem mundialmente.

Essa exigência do mercado de trabalho dificulta o ingresso de adolescentes no mundo do trabalho e uma das formas de amenizar essa inserção é a qualificação profissional, se preparando para o ingresso profissional.

 O que disponibiliza aos adolescentes um diferencial no campo profissional em épocas de crise como a que vivemos hoje.

A inserção precoce do adolescente no mercado de trabalho está relacionada à condição socioeconômica das famílias.

Dessa forma as péssimas condições de sobrevivência das famílias e questões sociais em suas inúmeras expressões estão dentro dos lares influenciando o ingresso precocemente de adolescentes no mercado de trabalho e muitos abandonam a escola para se dedicar exclusivamente ao trabalho no intuito de prover renda  a  sua família.

A partir da Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente, os adolescentes têm uma legislação especifica ao seu trabalho com todos os direitos trabalhistas garantidos por lei.

        Desde então as famílias preocupadas com o futuro de seus filhos e a situação de vulnerabilidade em que vivem buscam programas e projetos sociais que possibilitam a inclusão social familiar através da inserção no mercado de trabalho de seus filhos adolescentes.

        Neste contexto observamos a necessidade na cidade de Ribas do Rio Pardo – MS, de um projeto para a qualificação de adolescentes, com atividades culturais, educacionais e esportivas para ocupar o tempo livre desses adolescentes e afastá-los das promiscuidades dos bairros vulneráveis da cidade.

        Sendo que em Ribas do Rio Pardo – MS encontramos vários bairros em que a população se encontra em vulnerabilidade e risco social com muitos adolescentes na faixa etária de qualificação profissional necessitando de um local especifico para atividades de capacitação e auxilio nos estudos para que adquiram conhecimento podendo fazer a diferença na busca pelo primeiro emprego.

        Com esse objetivo de qualificação para adolescentes é que a proposta do “Centro Profissionalizante para Adolescentes” visa trabalhar com adolescentes de 13 a 18 anos que querem iniciar atividades necessárias a sua inserção no mercado do trabalho, ou seja, se preparar para o seu primeiro emprego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)   pdf (314.6 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com