TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL COM AS FAMÍLIAS: EM CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  12/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 10

1. TITULO

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL COM AS FAMÍLIAS: EM CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

2. INTRODUÇÃO

 O presente estudo, que é requisito obrigatório para obtenção da titulação de bacharel em Serviço Social, tem como tema a ser abordado: fortalecimento de vínculos familiares – analisando o trabalho do assistente social com esta demanda, em serviço conveniado com a prefeitura na região do Grajaú.

O tema surgiu através de estágio supervisionado que se iniciou em meados de outubro de 2015 até os dias atuais na instituição Centro de convivência Santa Dorotéia, no qual se permeou indagações sobre as ações da profissional de serviço social no processo de fortalecimento de vínculos com famílias em situação de vulnerabilidade social.

            O projeto tem como objetivo esclarecer e identificar as dificuldades encontradas pelo assistente social no fortalecimento de vínculos entre os membros das famílias atendidas pela instituição no serviço referenciado.

Em observação no campo de estágio o assistente social tem dificuldades no desenvolvimento de seu trabalho, em virtude da grande demanda de famílias residentes nos bairros em que o serviço atende. As famílias que buscam o serviço por maior parte não participam  de programas sociais, nota-se as dificuldades de inserção destas famílias em programas sociais porque não se enquadram nos critérios para a contemplação de benefícios socioassistenciais.


“[...] objetivo do Estado de procurar socializar antecipadamente os custos enfrentados pela família, sem esperar que a sua capacidade se esgote. Isto se materializa em transferências ao individuo – e não à família.”(CAMPOS; MIOTO, p.173, 2010)

A importância do vínculo com a família para o desenvolvimento emocional e social de cada criança e adolescente, é de extrema importância. Por motivos de diferenças sociais, raciais de gênero entre outras diferenças, as famílias em situação de vulnerabilidade social , tem seus vínculos fragilizados. Como prerrogativa do código de ética, o assistente social tem o papel de esclarecer e direcionar estas famílias aos serviços que melhor vão lhe atender suas demandas.

“pensa-se a necessidade de valorização das famílias, enquanto lócus de produção de identidade social básica para qualquer criança, tendo em vista a formação de uma cidadania ativa.”

(KALOUSTIAN, p.44, 1994)

Pretende-se compreender por meio desta pesquisa a complexidade, da dinâmica familiar e suas dificuldades, também iremos estudar a prática do assistente social com estas famílias, Analisar os programas sociais, e o perfil das  pessoas que buscam o serviço de fortalecimento de vínculos.

3. OBJETIVO DA PESQUISA E PROBLEMATIZAÇÃO

No presente projeto usaremos como objetivo de pesquisa: Quais os desafios do assistente social no trabalho de fortalecimento de vínculos  familiares no serviço Centro de Convivência para crianças e adolescentes (CCA) no Distrito do Grajaú localizado na cidade de São Paulo no ano de 2015?

4. HIPOTESE

As famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, têm maior risco de fragilizar ou perder esse vínculo, porque não se tem acesso aos seus direitos ou estão violados.

 

5- OBJETIVOS

5.1- Objetivos gerais

Identificar quais as dificuldades do assistente social no fortalecimento de vínculos junto às famílias de crianças  e adolescentes do Centro de Convivência (CCA).

5.2- Objetivos específicos

  1. Identificar o perfil das famílias que buscam o serviço nos centros de convivências
  2. Analisar  o trabalho do assistente social, com as famílias no serviço CCA –Serviço de  proteção básica da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

6. JUSTIFICATIVA

O presente projeto de pesquisa , é um requisito obrigatório para elaboração do trabalho de conclusão de curso Bacharel em Serviço Social, tem como objetivo se dedicar ao estudo, o trabalho do assistente social com as famílias: em centro de convivência para crianças e adolescentes.  

Desde outubro de 2015 ate os dias atuais, foi realizado o estagio no centro de convivência para crianças e adolescentes no distrito do Grajaú e durante este período foi possível perceber a grande demanda de procura do serviço pelas famílias, que se encontram em situação de vulnerabilidade, no centro de convivência o serviço oferecido há famílias residentes no distrito, apresentando-se em diversos contextos de dinâmica familiar.

“Ou seja, as necessidades trazidas por sujeitos singulares não são mais compreendidas como problemas individuais/familiares. Ao contrario, tais demandas são interpretadas como expressões ou necessidades humanas não satisfeitas, decorrentes da sociedade social própria da organização capitalista.” (MIOTO, p. 165, 2010).

Este projeto tem como objetivo principal, conhecer as dificuldades encontradas pelos profissionais de serviço social.  A curiosidade por esse tema permeou no sentido de entender a pratica do Assistente Social no fortalecimento dos vínculos familiares  Sendo assim, o interesse por esta pesquisa é de esclarecer e identificar o trabalho o assistente social desenvolvido  com as famílias das crianças e adolescentes atendidas  no serviço, e as dificuldade encontradas por este profissional na garantia de direitos das famílias do território.

7. METODOLOGIA

Para a realização deste projeto será utilizada métodos qualitativa “A pesquisa qualitativa, por sua vez, não utiliza a quantificação das informações ou a análise estática dos dados.” (JARDILINO; ROSSI; SANTOS, 2000, p 48-49) também iremos utilizar a pesquisa descritiva para melhor compreensão e realização da pesquisa.

“Nesse tipo de pesquisa, o cientista observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos, mas não os manipula; o pesquisador não interfere ou controla as possíveis variáveis interferentes na ocorrência estudada.”

(JARDILINO; ROSSI; SANTOS, 2000, P 35-39)

Coletada através de instituições, que nos forneceram um parâmetro de quem são estas pessoas, como vivem como índices de censos e pesquisas á fim de caracterizar o perfil socioeconômico da população que busca o serviço de fortalecimentos de vínculos e como vivem.  

 As palavras chaves utilizadas são: Família, Vínculos Familiares, programas sociais e direitos sociais.

8. REFERENCIAL TEÓRICO OU MARCO TEÓRICO

Para que o objeto da pesquisa, fosse melhor fundamentado, foi buscado base na autora MIOTO, por tratar da relação dos vínculos familiares,  em questão da sociedade, a autora  nos trás a compreensão sobre os  programas sociais e sua importância para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Também buscamos apoio para esta base nos autores como SIMÕES, KALOUSTIAN e  SIQUEIRA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com