TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condominio Fechado residencial

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

O crescimento de condomínios fechados em Joao Pessoa vem se destacando, porém não é caracterizado como um caso isolado. Esse crescimento se deve a segurança que um condomínio fechado oferece, pois nas grandes cidades a violência vem crescendo cada vez mais e a população ficando assustada com a situação. O mercado imobiliário vendo esse crescimento, investi cada vez mais na projeção e construção de condomínios com muito mais segurança, com muros altos, segurança vinte e quatro horas, pois é um diferencial que a segurança do poder público não consegue oferecer para a população, assim aumentando a violência cada dia mais.

A pesquisa detectou que em João Pessoa há uma grande concentração e crescimento de condôminos fechados na cidade, porém não só condomínios de alto padrão, mais condomínios de padrão popular localizados em áreas humildes. A diferença está no porte de qualidade mais modesto das unidades habitacionais e das áreas de lazer e uso comum.

A construção de condomínios fechados leva a um auto- isolamento em relação a cidade e com isso a violência que atinge a todos igualmente. Com o auto- isolamento e com a violência não controlada pelo poder público aumenta o abandono na utilização de espaços públicos. A construção de condomínios horizontais fechados, forma uma faixa continua, assim tento “lacunas” no tecido urbana. Essas áreas sem uso são efeito desse isolamento da população atrás dos condomínios.

Diante do crescimento dos condomínios ressalta-se o papel da legislação urbanística de uso e ocupação do solo como equilibradora das forças no mercado. Mas a atualização da legislação urbanística é uma questão premente no planejamento e gestão da cidade de João Pessoa.

Ressalta –se também a criação de uma legislação que assegurasse um percentual mínimo de ares de uso coletivo fora de seu perímetro murado, e que estimulasse a mescla e multiplicidade de usos.

Enfim, há de se evitar que o empreendedor privado seja o principal responsável pela produção da cidade. O poder público tem a responsabilidade de resolver os problemas da cidade como a violência, etc. A legislação urbanística é instrumento fundamental para tanto: seu efeito preventivo e regulatório é um de seus atributos mais poderosos para viabilizar melhorias no cenário atual e futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com