TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RONDAS EFETUADAS EM CONDOMÍNIOS FECHADOS OU BAIRROS URBANOS ATRAVÉS DE DRONES

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.352 Palavras (18 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 18

TITULO: RONDAS EFETUADAS EM CONDOMÍNIOS FECHADOS OU BAIRROS URBANOS ATRAVÉS DE DRONES

Rogério Felipe

MBA em Gestão de Projetos

Campinas, 12 de Março de 2019.

Professora Orientadora Paula Piassa das Neves

RESUMO

O estudo traz uma abordagem acerca das rondas efetuadas em condomínios fechados ou bairros urbanos por meio do uso de drones, identificando por meios dos autores e estudiosos sobre o tema como esse recurso tem se mostrado eficaz no combate à criminalidade. A conceituação do termo, bem como a explicação sobre a finalidade do uso do drone é abordada no decorrer do artigo, bem como a sua importância em empresas de segurança privada, sendo assim um recurso de apoio aos profissionais da segurança. O estudo é realizado por meio de uma pesquisa exploratória de critério bibliográfico, onde autorese estudiosos foram selecionados a fim de contribuir como processo de escrita. Na parte da discussão a questão da eficácia do uso do drone e o receio de alguns profissionais em segurança privada quanto à substituição da mão de obra humana por esse equipamento são questões abordadas, identificando a importância desses profissionais para um manuseio seguro do aparelho e uma aquisição mais precisa de imagens. Os resultados mostram que o investimento de empresas de segurança privada em equipamentos de ponta voltados para a segurança são válidos e contribuem para uma sensação de segurança entre os clientes.

Palavras-Chave: Drones. Condomínios fechados. Segurança privada. Empresas. Equipamentos.

1 INTRODUÇÃO

        A questão da segurança existente dentro dos imóveis brasileiros tem sido cada vez mais discutida na atualidade. Em razão disso, a tecnologia desenvolvida no mercado em prol da segurança de condomínios fechados tem sido cada vez mais presente nesses espaços, permitindo assim um processo de ronda mais eficiente em tempo real.

        Desse modo, muitas formas utilizadas na atualidade para a prática da segurança desses espaços como: a presença da segurança motorizada, por exemplo, tem dado lugar a recursos inovadores como é o caso da utilização de drones para a inspeção de condomínios inteiros e bairros urbanos, facilitando assim o processo de monitorização desses locais. A ideia surge como uma forma inovadora na área de segurança, pois se trata de um processo que requer apenas a aquisição de material básico para a prática e sua devida manutenção, não necessitando de muitos recursos para a sua atuação.

        Com isso, o processo de segurança em condomínios fechados e outros espaços ganha uma nova funcionalidade e acaba sendo mais viável financeiramente, pois traz uma economia considerável de combustível, funcionários, veículos e outros recursos necessários na ronda comum, como ainda é praticada em muitos dos estabelecimentos.

        A justificativa plausível para a elaboração deste artigo é exatamente a praticidade que esse processo traz para a segurança desses espaços, levando-se em consideração a economia e o custo benefício que essa prática traz, além de ser um recurso que permite uma ronda mais eficiente e com uma visão mais aprofundada.

        O objetivo geral desse artigo é o de demonstrar a importância da ronda efetuada em condomínios fechados e a economia/eficiência que esse processo poderá gerar. Pretende-se de forma específica: Identificar como os condomínios fechados tem praticado as rondas e as características desse processo; Compreender como a ronda por meio de drones pode ser útil e segura nos condomínios fechados; Demonstrar as vantagens quanto à implantação desse sistema de segurança.

        A metodologia realizada para a produção deste artigo é a pesquisa exploratória de critério bibliográfico, produzida a partir da seleção de autores e estudiosos sobre o tema em questão, conforme ensina Gil (2010). Foram consultadas fontes confiáveis de postagem de conteúdo acadêmico como: Google Acadêmico e Scielo, que contribuíram com a compreensão e aquisição de material para a produção, permitindo o enriquecimento do texto, conforme orienta Severino (2007).

2 AS MODIFICAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO E SEUS PRINCIPAIS IMPACTOS: NECESSIDADE CRESCENTE DE SEGURANÇA

O momento atual tem trazido muitas transformações no espaço urbano das cidades. Isso tem acontecido, dentre outros fatores, devido à constatação de que, pela primeira vez na história, a população urbana ultrapassa a população rural. Em pouco tempo, o mundo será, em sua maioria, urbanizado. Entretanto, conforme ressalta Adorno (2002), esse processo de urbanização tem feitos com que haja profundas desigualdades sociais, que muitas vezes tem contribuído para problemas diversos envolvendo a civilização. 

Ainda segundo o mesmo autor, o processo de segregação urbana, como sendo reflexo desse processo, traz o surgimento de enormes favelas ao lado dos condomínios residenciais fechados, em sua maioria de alto luxo. Este fenômeno vem ocorrendo com grande intensidade nos países em desenvolvimento, como o Brasil, onde as desigualdades socioespaciais estão cada vez mais intensas.

Segundo Beato (2000), com o processo de globalização do urbano, o espaço se modifica, algumas fronteiras são quebradas e outras acabam surgindo, como forma de separar ou selecionar uma parcela da população que é beneficiada pelo desenvolvimento econômico. Assim, surgem espaços novos, bairros planejados e condomínios residenciais fechados. Esses espaços, portanto, são reflexos da fragmentação e segregação urbana não planejada. Além disso, esses novos espaços são em sua maioria privados, muitas vezes provindos da especulação imobiliária e do capital financeiro, acarretando uma nítida redução dos espaços públicos nas cidades.

           Assim sendo, os centros de lazer para a comunidade, praças, lugares de convivência ou de sociabilidade são cada vez mais escassos, tendo em vista que os espaços são cada vez mais cercados por muros, limitando a circulação das pessoas. Para Adorno (2002) esses espaços estão cada vez mais fechados ao público, com restrições de segurança intensa. Assim, a segregação ocasionada por este tipo de enclave urbano, tem contribuído para a degradação do espaço público das cidades, criando obstáculos e reconceitualizando o exercício da cidadania.

Um dos fatores que mais modificam o espaço urbanona atualidade é a construção de condomínios residenciais fechados, ou seja, enclaves fortificados, em sua maioria cercados por aparatos de segurança, cujo objetivo é garantir maior qualidade de vida e tranquilidade para um determinado grupo social. Segundo Cano (2007), no Brasil, esse tipo de habitação é cada vez mais frequente, sendo a escolha de habitação para muitos indivíduos.

Kowarick (2011) ressalta que, entretanto, não é difícil observar que essas construções trazem inúmeras consequências negativas para cidade e para as pessoas que nela habitam.De forma geral, no Brasil, um forte motivo para a propagação de condomínios fechados, não é outro senão a disposição para o medo e a obsessão pela segurança aliados à sobrevalorização do indivíduo, ou seja, à sua fragilidade e vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (377.4 Kb)   docx (268.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com