TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consulte a Resolução

Por:   •  11/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 2.2

Consulte a Resolução 359/91 do Confea e redija um texto com as 18 atribuições do Engenheiro de Segurança do Trabalho explicando, ainda que preliminarmente, os significados das peças técnicas envolvidas a cada uma delas.

        É de responsabilidade do Engenheiro e Segurança do Trabalho de controlar, dirigir as atividades desenvolvidas na Engenharia e Segurança do Trabalho, organizando e estruturando os serviços desenvolvidos, cuidando de situações de trabalho de funcionários de empresas, evitando e prevenindo acidentes e danos a saúde dos trabalhadores.

        É por meio da criação de um planejamento que otimizará o crescimento de procedimentos que permitam a identificação, avaliação, classificação de tratativa dos riscos que a empresa encontra-se exposta. Por meio da análise do controle de riscos, de  poluição bem como de higiene do trabalho, que a empresa verificará as devidas condições de proteção contra incêncio e saneamento. Sendo de extrema responsabilidade do Engenheiro e Segurança do Trabalho, saber reconhecer e avaliar, os riscos presentes no ambiente de trabalho, elaborando laudos técnicos contantemente com o intuito de proteger o empregado e alertar o empregador para a realização ou implantação de ações preventivas e corretivas.

        O Engenheiro de Segurança do Trabalho realizar inspenções com o objetivo de realizar uma análise técnica da atual situação existente no ambiente de trabalho,  e após o resultado, sugerir por meio de parecer técnico as devidas orientações referente a utilização adequada de equipamento de segurança individual/ ou coletiva, com o intuito de proteger a saúde do trabalhador, reduzindo os registros referentes a contaminação com agentes agressivos.

        Considerando as Normas regulamentadoras existentes, o profissional deverá por meio de relatórios de acompanhamentos e monitoramentos observar se a empresa e o empregado, estão cumprindo as normas pré-estabelecidas, demonstrando o becefícios a todos os envolvidos.

        A presença do Engenheiro e Segurança do Trabalho, é primordial na elaboração de projetos, que previna as normas técnicas brasileiras/ NBR, tornando o ambiente protegido e seguro gerando maior seguranças aos trabalhadores. Para a elaboração dos projetos de segurança e a sugestão de quais equipamento de proteção individual ou coletivos utilizar, o profissional necessista, estudar o local, as máquinas e equipamentos para não expor o trabalhador ao risco e a empresa investir com equipamentos que não sejam necessário.

        A elaboração do Projeto cria soluções práticas para os problemas existentes, implanta procedimentos operacionais padrão e reduz os riscos aos empregados. Já a Coordenação organizará atividades de orientação como proceder em caso de catastrofe com treinamentos de planos de emergência para os devidos salvamentos.

        Nas áreas de riscos, caracterizadas como área de periculosidade, é de extrema importância que o Engenheiro de Segurança do Trabalho, identifique os locais de exposição de forma que determine medidas e procedimentos operacionais padrão que possam inibir qualquer risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (178.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com