TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO

Por:   •  5/10/2018  •  Resenha  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Káren Lisiane Santolin

TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: EXPLORANDO ALTERNATIVAS E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DOCUMENTAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO

Resumo

Chapecó-SC

2018

Com os avanços das tecnologias muitas possibilidades antes não imagináveis foram possíveis, entre elas está no setor de arquitetura o sistema BIM, uma nova forma de elaboração de projetos, com muitas possibilidades desde a criação do projeto, até manutenção e preservação do patrimônio edificado. Assim a produção de modelos nos proporcionam a tomada de decisões nos projetos e de soluções a serem tomadas na construção de tal obra, tornando mais fácil a tomada de decisões e redução de despesas. Nesse cenário a tecnologia de modelagem surge como uma grande alternativa para a elaboração e cuidado quando falamos em preservação do patrimônio facilitando o processo de recuperação.

Para os autores ‘’ no que se refere à preservação do patrimônio histórico, observa-se a necessidade de integrar informações que, muitas vezes, encontram-se distribuídas em registros realizados algumas vezes à lápis em papel manteiga, ou apenas em fotos e desenhos artísticos. ’’ (AMORIM 2010, ABRANTES, 2015; CURSI; SIMEONE; TOLDO, 2015; GROETELAARS, 2015), Neste sentido técnicas podem ser exploradas como a fotogrametria e o escaneamento a laser que auxiliam na elaboração de dados atualizados que são fundamentais para a reconstrução e preservação de patrimônio, pesquisas nacionais demonstram que a utilização de tecnologias citadas acimas tem se destacado como opções para levantamento de documentação e posteriormente na interpretação das edificações.

O escaneamento a laser e fotogrametria permitem através de seus sensores com auxilio de ondas de luz, comando como direita e esquerda a captura do real estado das edificações, esse tipo de levantamento não seria possível se fossem utilizadas ferramentas de anos atrás, pois esse tipo de levantamento mostra nos mínimos detalhes todo e qualquer tipo de irregularidade que antes não era possível notar no decorrer do tempo das edificações. Outra ferramenta que passu a ser muito utilizada são os veículos não tripulados, chamados popularmente de drone, essa ferramenta permite maior alcance do registro, além de proporcionar maior segurança como fotografar áreas restritas.

As possibilidades criadas pelas tecnologias são ímpares quando falamos em produção de modelos cada vez mais avançados, permitindo a ampliação do campo de possibilidades ao profissional, além do mais as tecnologias tornaram mais fácil e instantâneo o acesso as informações culturais, criando outras situações no reconhecimento, valorização e visualização de patrimônios históricos.

Quando falamos em tecnologias temos duas grandes diferenças entre o que é digital e o que é virtual, podemos observar objetos digitais no mundo real e virtual, mas o que é virtual se limita aos objetos digitais. Podemos definir a realidade virtual como um ambiente que é composto por diversas simulações e interações que permitem uma ação desse indivíduo no local que está inserido, tendo a sensação de fato de estar presente neste ambiente, dentre os dispositivos criados que permitem essa interação está head-mounted display (HMD), semelhante muito a um capacete onde imagens que são computadorizadas são exibidas em uma tela ou são divididas em duas, uma para cada olho. Assim é conectado um sensor a cabeça do participante, assim são captados posicionamento e a direção que o participante está olhando para a emissão destas imagens.

Muito tem- se notado sites que possibilitam a interação de determinando ambiente com imagens panorâmicas em 360º, esse tipo de divulgação de patrimônio virtual tem a intenção de estar interagindo com uma infinidade de pessoas, permitindo a experiência de conhecer algo que não existe mais no mundo físico, patrimônios esses atingidos pela ação do tempo ou até mesmo do homem. Essas simulações fazem parte da nova era de tecnologia, esse tipo de situação é criado pela modelagem tridimensionais, são baseados em registros gráficos, e documentos de todo conjunto que compõe o ambiente. Tais experiências tornaram-se possíveis e foram de popularizando através da de plataformas com recursos mais acessíveis, como por exemplo os óculos de Realidade Virtual, essa viagem em um mundo foto realístico, que podem ser tanto conectados a computadores como ao próprio celular.

Um dos modelos de menor custo é o CardBoard, este modelo está disponível online e permite uma maior experiência em uma realidade virtual simples, o principal objeto do CardBoard é demonstrar e popularizar a utilização de mecanismos de softwares permitindo uma realidade virtual a qualquer pessoa que possuir um smarthphone.

Dentre outras tecnologias para a reconstrução histórica mas que não são muito utilizadas, temos o Sistema de Informações Geográficas permitem a coleta de dados georeferrenciados, utilizados no controle de documentação e apoio á gestão. Temos também o Cadastro Territorial Multifinalitário permite a coleta de dados de determinada região, possibilita o conhecido detalhado de determinada área, assim orienta e sustenta decisões de administração pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (423.1 Kb)   docx (314.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com