TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virais De Internet - Midias Digitais

Trabalho Escolar: Virais De Internet - Midias Digitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/7/2013  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 2

Fazer uma análise estratégica de porque e como o conceito foi utilizado.

Um case que ficou muito conhecido pelo potencial “viral” foi o clip da musica “Oração” da Banda Mais Bonita da Cidade.

Na internet, esse efeito de espalhar uma mensagem por meio do boca-a-boca, com o envio de uma mensagem de uma pessoa a outra, cria uma corrente que espalha a comunicação por milhares ou milhões de pessoas sem muito esforço. Isto é o marketing viral, semelhante ao que acontece com um vírus que usa este efeito para transmitir uma mensagem de marketing.

Desta forma, o desafio do profissional de marketing consiste em cativar uma quantidade inicial de usuários que, pelo seu perfil e hábitos de consumo, podem ser potenciais amplificadores virtuais da mensagem da empresa.

Foi assim que o grupo musical "A Banda Mais Bonita da Cidade", fez muito, e por que não dizer imediato, sucesso na rede com a música "Oração" que teve 12.119.209 de acessos desde 2011 até hoje no Youtube. A Banda que em cinco anos havia feito apenas 2 shows se transformou em um super viral que colocou o grupo em importantes programas de TV, no UOL, Estadão, Folha de São Paulo, G1, Gazeta do Povo, Revista Rolling Stone, Virgula, O Globo, Revista Marie Claire, G1 e muitos outros. Até um jornal italiano publicou matéria sobre a repercussão do vídeo.Estas divulgações gratuitas também colocaram a banda muitos palcos do Brasil. Este vídeo foi reconhecido como o maior vídeo de marketing viral dos últimos tempos.

Além disso, várias pessoas fizeram outras versões para a música, como por exemplo Rafinha Bastos em “A Banda Mais Bonita da Internet”, que desde 2011 até hoje teve 1.859.756 e em maio de 2011 constava em primeiro lugar na página inicial do Youtube, em três categorias: “Mais Vistos”, “Favoritos” e “Entretenimento”.

Uma estratégia de marketing viral requer criatividade e entendimento do público do produto, do ser humano e suas necessidades básicas. Esses fatos citados podem ser considerados como algo exponencial, pois se compararmos os esforços de diversas empresas em conseguirem gerar um viral, veremos que são inúmeros os casos em que se gasta muita verba e o resultado não é o esperado. Mas não se pode desconsiderar essa ferramenta, que eleva o marketing do boca-a-boca a um nível inimaginável.

Alguns itens podem ser considerados vitais para que este vídeo tenha se tornado um viral:

- Autenticidade;

- Gerar distração para as pessoas que assistirem ao vídeo;

- Transmitir sensação de prazer/sair da rotina às pessoas que assistirem ao vídeo;

- Conteúdo inusitado;

- Simplicidade da mensagem;

Além destes itens, outras duas características podem ter influenciado diretamente as pessoas: a ternura e a emoção transmitida para quem assiste. A Banda conquistou a rede graças à sua simplicidade. Com seu ar autêntico, de uma coisa caseira, mas feita com muito bom gosto. A música passa certa ternura, um cuidado e é feita com pessoas alegres e motivadas.

“Marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com