TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Criando Paisagens

Por:   •  10/9/2020  •  Seminário  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

JARDINS SOBRE LAJES

Atualmente nas zonas urbanas de médio e grande porte, as intervenções por construções estão impermeabilizando uma parcela significativa do solo.

Uma alternativa para aplicação do paisagismo nessas circunstâncias são os jardins sobre lajes. Alguns cuidados são necessários como averiguar se é possível nivelar a terra do jardim com o piso e analisar o porte da vegetação adequada afim de cálculos estruturais.

COMO SE FAZ

As etapas são: camada de regularização com argamassa na laje, manta anti-raízes de impermeabilização, nova camada protetora de argamassa, brita ou argila expandida cobertas por manta geotêxtil e por cima terra para o plantio.

CANTEIROS EMBUTIDOS

Deve ser previsto durante a concepção do projeto para adequação estrutural. Posiciona os canteiros em nível inferior ao piso atribuindo aspecto natural.

CANTEIROS ELEVADOS

Delimitados por muretas ou tentos com presença de caminhos pavimentados, são estruturas como grandes floreiras.

Para as muretas geralmente com 50cm de altura as mesmas são impermeabilizadas. Já para tentos a altura é de 20 a 25cm e o restante da altura para compor os 50cm é aplicado talude, também impermeabilizadas, são chanfradas para dentro e recobertas com gramas ou similar.

LAJES INVERTIDAS

São lajes penduradas sob vigas, resultando em caixas que podem ser utilizadas para área verde. Deve haver um cuidado em relação à drenagem e impermeabilização para não causar avarias à estrutura devido à sua fragilidade.

LAJES ESCALONADAS

Quando a laje que será destinada a área verde está em nível inferior da laje dos espaços internos. Devem ser preenchidas em 10cm de camada drenante e regularização do piso, 40cm de terra e 15cm para desnível.

PISOS ELEVADOS

Consiste em placas móveis encaixadas de concreto armado ou pedras reforçadas com telas e resinas especiais que permite a passagem de tubulações e manutenção da impermeabilização da laje posicionadas sobre pedestais reguláveis. Indica-se incluir ralos nas lajes para escoamento.

MUROS TÉCNICOS

São armários horizontais com presença de portas para manutenção que conduzem as tubulações de esgoto e águas pluviais com aparência oculta.

SISTEMA DE DRENAGEM

Canaletas preferencialmente metálicas posicionadas sob o teto do primeiro subsolo dando opção de sobrepor nas canaletas pisos elevados e jardins. Sua função é conduzir a água até a rua.

CALÇAFAS TÉCNICAS

Permite acesso sem quebras ou esburacamentos para manutenção de rede elétrica, telefonia, cabo de fibra ótica, tubulações diversas etc através de galerias sob as calçadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com