TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS PROTENDIDAS

Por:   •  20/4/2016  •  Resenha  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

                           

                           ESTRUTURAS PROTENDIDAS

Para começar a falar sobre estruturas protendidas, ou melhor concreto protendido, primeiramente deveremos saber o conceito de protensão, ou seja:

*Protensão: pode ser definida como o artificio de introduzir, em uma estrutura, um estado prévio de tensões, de modo a melhorar sua resistência ou comportamento, sob a ação de diversas solicitações.

O concreto tem uma boa resistência a compressão, geralmente são usadas nas obras algo entre 200 kfg/cm² (20MPa) a 500 kfg/cm² (50MPa), já a tração resiste 10% quando comparado a compressão, então além de pequena a tração muito pouco confiável quando ele não é bem executado, pois pode provocar fissuras que elimina a resistência a tração do concreto.

Sendo assim o concreto pode ser melhorado quando é aplicado compressão prévia, ou seja, protensão, onde as solicitações produzem maiores tensões de tração.

Para ser realizado a protensão do concreto, são usados, cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto, a protensão então, desloca o trabalho para o âmbito das compressões, onde o material é mais eficiente. Com a protensão, aplicam-se tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. Desse modo, pela manipulação das tensões internas, pode-se obter a contribuição da área total da seção da viga para a inércia da mesma.

Então, quando houver ação de cargas, uma viga protendida sofre flexão, e são alteradas as ações de compressões aplicadas previamente, e sem a ação de cargas a viga volta a posição original e as tensões prévias são restabelecidas.

Quando as tensões de tração forem menores que as tensões previas de compressão, a seção continuará comprimida sem sofrer fissuras, já se as cargas forem mais elevadas, de modo que o concreto fique tracionado e fissura, a carga então é retirada e a protensão provoca o fechamento das fissuras.

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

  • SENTIDO ECONÔMICO:

A resistência do concreto protendido é duas ou três vezes maiores, que a resistência do concreto armado, e os aços utilizados nos cabos de protensão tem resistência de três a cinco vezes maiores que o concreto armado, então pode se dizer que, com a maior resistência do concreto e do aço protendidos, a aumento percentual no preço é inferior ao acréscimo de resistência.

  • VANTAGENS:

São citadas a baixo algumas das vantagens do concreto protendido:

  1. Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes:
  2. Reduz a incidência de fissuras:
  3. Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência:
  4. Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.

Uma das vantagens mais importantes do concreto protendido é a da alínea d acima. Para ilustrá-la pode-se criar o fato de que as pontes com vigas retas de concreto armado têm seu vão livre limitado a 30m ou 40m, enquanto as pontes com vigas protendidas já atingiram vãos de 250m.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (356.3 Kb)   docx (336.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com