TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DA COMPARAÇÃO ENTRE AS LAJES NERVURADAS E LAJES MACIÇAS EM RELAÇÃO AO AÇO E O CONCRETO

Por:   •  20/3/2018  •  Artigo  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

rtESTUDO DA COMPARAÇÃO ENTRE AS LAJES NERVURADAS E LAJES MACIÇAS EM RELAÇÃO AO AÇO E O CONCRETO

Giovanna Carolinne Rodrigues Vieira*

RESUMO

Devido serem muito utilizadas em projetos de edificações, as lajes maciças e nervuradas possuem vantagens com relação a capacidade de redistribuição de esforços e suas atividades, suas estruturas possuem pesos menores. Com base nas características de ambas as lajes, a pesquisa a seguir verificará qual das lajes será mais adequada para que as edificações possuam mais qualidade e menor consumo de materiais. A partir da história das lajes, suas funções e as vantagens de cada uma das lajes, verificando-se assim que a laje mais adequada a pesquisa aqui apresentada foi a laje nervurada, possuindo baixo custo e execução mais adequada às necessidades das edificações.

Palavras-chave: Lajes. Maciças. Nervuradas. Materiais

1 INTRODUÇÃO

As edificações em seu processo de construção, possuem um custo elevado principalmente em relação à construção das lajes.A pesquisa terá como finalidade buscar comparar as lajes nervuradas e as lajes maciças. Verificando-se assim qual delas terá maior economia na execução das edificações em relação aos materiais: o aço e o concreto.

No estudo a seguir, verificaremos as vantagens e desvantagens de cada uma das lajes a serem estudadas e qual delas seria mais adequada na visão dos engenheiros, para que uma construção possua qualidade em sua execução.


2 BREVE HISTÓRIA DAS LAJES

 Na época da civilização, os homens utilizavam a madeira e a pedra que eram encontrados na natureza, em 1845 foi descoberto o cimento e com o tempo foram testadas as ideias de como usar o ferro e o cimento, para torná-lo mais resistente e assim foi dando o nome de concreto armado em 1920.Sendo assim os primeiros prédios foram construídos com lajes maciças. (STRAMANDINOLI,2003).

Já as lajes nervuradas começaram a surgir ao tornarem-se alternativas para a diminuição dos custos, quando perceberam que poderia aumentar a inserção de vazios da rigidez da laje através da utilização de molde de gesso espaçados e também separados por nervuras, para que fosse colocada nesta área a barra de aço e sua porção inferior no meio dos vãos que também subiam para a parte superior da viga próxima aos apoios. (SILVA Henrique,2010; SILVA Sandro,2010).

No presente artigo, serão comparados dois tipos de lajes as nervuradas e as maciças verificando-se qual seria a vantagem de cada uma em sua função estrutural.

2.1 AS FUNÇÕES DAS LAJES:

Uma das funções das lajes é suportar todas as cargas que forem colocadas sobre elas e assim transferidos para as vigas, pilares e as fundações. A utilização da laje como chapa dá-se quando estas são constituídas por materiais pré-moldados. As lajes são constituídas por vigas e pilares, pois esses elementos são apoios adequados para as construções. (SILVA Henrique,2010; SILVA Sandro,2010).

A outra função é que são ligadas as vigas, para terem os momentos fletores positivos e funcionado como uma mesa de compressão de seção “T”. (SILVA,2005)

  1. TIPOS DE LAJES A SEREM ESTUDADAS

  1. LAJES MACIÇAS

As lajes maciças são placas que tem uma espessura uniforme, que são apoiadas por vigas ou alvenarias ao longo de seu contorno e são muito utilizadas quando os vãos são pequenos na edificação. (ARAUJO,2003).

Estas lajes possuem uma altura mínima para evitar deformações, não gerando vibrações que causem incomodo os usuários das edificações, os projetos são construídos por armadura simples, para que não seja utilizada armadura maior ao redor dos vãos.

  1. Vantagens:
  • Possui as funções de placa e membrana;
  • Pode ser considerada uni ou bidirecional;
  • Oferece uma boa atividade em relação a capacidade de redistribuição dos esforços;
  • É adequado a situações de especialidade estrutural;
  • É utilizado tecnicamente em vãos e cargas onde as soluções implique em laje com espessura menores ou iguais a 15 cm.
  1. Desvantagens:
  • Possui elevado consumo de concreto;
  • Gasto maior de madeira para a base e escoamento;
  • É mais pesada, e em geral, cara;
  • Demasiada mão de obra referente as atividades dos profissionais: carpinteiro, armador, pedreiro e servente;
  • Tempo elevado para execução das fôrmas e desformas.

  1. LAJES NERVURADAS

As lajes nervuradas são lajes empregadas para edificação com grandes vãos sendo superiores a 8 m e assim constituídas por nervuras onde está localizada a zona de tração para momentos fletores positivos e material inerte. (CARVALHO,2012)

  1. TIPOS DE LAJES NERVURADAS
  1. Moldadas in loco

São as lajes que são construídas no local da obra e assim a mais utilizada no meio técnico. Tendo como classificação a fôrma e os recursos materiais.

  1. Pré-moldadas

São compostas por vigotas pré-moldadas que suportam as ações da edificação precisando apenas de cimbramento intermediários.

  1. Com capitéis e com vigas-faixas

É utilizada para que não ocorra ruina por punção ou cisalhamento que são mais frágeis e quando necessita de uma estrutura mais firme.

  1. Vantagens:
  • Peso menor da estrutura;
  • Redução na mão de obra e gastos com materiais;
  • Menor volume de concreto;
  • Permite vencer grandes vãos;
  • Versatilidade na aplicação.
  1. Desvantagens:
  • Aumentam as dificuldades de compatibilização com outros subsistemas;
  • Dificuldade nas passagens de tubulações;
  • Resultam em alturas maiores aumentando a altura final do prédio ou de cada pé direito;
  • Exige uma compatibilização da estrutura com as instalações, para evitar interferências com as nervuras;
  •  A concretagem é de difícil execução.

  1. METODOLOGIA

 O objetivo da pesquisa foi realizar a comparação entre as lajes, nervuradas e maciças, para que sejam utilizadas de forma adequada e econômica. Segundo Gil(2010), “as pesquisas exploratórias têm como proposito proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna-lo mais explícito ou construir hipóteses”. Para construção deste projeto foi escolhida a pesquisa exploratória, a qual melhor se encaixa no desenvolvimento do estudo proposto, tendo objetivo de alcançar os resultados desejados na conclusão deste projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com