TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXAME HISTÓRIA DA ARQUTETURA NO BRASIL

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

EXAME HISTÓRIA DA ARQUTETURA NO BRASIL

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2012.

1 – A cerca dos dois estilos classicizantes importados da europa por cariocas e paulista que frequentavam o velho mundo, descreva como Bruand (2012) divide os mesmos no que se denominou a escola carioca e a paulista.

2 – Sobre as similaridade – cópias – réplicas dos edifícios franceses e brasileiros, como o autor compara tais fatos (obras – características – semelhanças).

3 – Quais características marcaram os edifícios construídos na França com elementos clássicos influenciados pelos gostos de seus respectivos monarcas: Luiz XIV, Luiz XV e Luiz XVI?

4 – A primeira guerra mundial (1914-1918), influência as construções brasileira, tanto através de profissionais, quanto de estilos, bem como de materiais construtivos, os quais passaram a ser utilizados em maior escala após este período. Descreva essas influências.

5 – Ramos de Azevedo foi um arquiteto paulista que influenciou diretamente os rumos da arquitetura brasileira neste período. Faça uma breve descrição das características estilísticas as quais podemos encontrar em suas obras.

6 – Ramos de Azevedo concebeu o teatro municipal de São Paulo sob a influência de Charles Garnier e sua Opera de Paris. Descreva as particularidades semelhanças entre elas.

7 – Em outras capitais brasileiras o autor, descreve haver influências academicistas (neoclássicas e ecléticas), como podemos encontrar tais influências em Salvador e em Belo Horizonte?

8 – Os estilos medieval e pitoresco (neogótico – neoromânico) também foram influências que chegaram ao Brasil, descreve como se firmaram e que seguimento construtivo mais atuou. Havendo preferência de estilos, como se manifestaram em São Paulo e no Rio de Janeiro.

9 – Yves Bruand descreve o art nouveau como uma “tentativa de renovação e de síntese das artes”, buscando uma identidade de se desvincular de estilos classicizantes. Todavia entre sua difusão na Europa e no Brasil há uma grande diferença, explique como o autor faz esta relação.

10 – Dois arquitetos que trabalharam com Ramos de Azevedo se destacaram por realizar obras no estilo Art Nouveau, Ekman e Dubugras. Descreva as características principais deste estilo presente em suas obras como a Vila Penteado e a casa Uchoa, respectivamente.

11 – No Rio de Janeiro, Silva Costa se destacou no estilo Art Nouveau. Outros arquitetos também vieram a desenvolver projetos sob esta influência. Quais características descritas pelo autor sobre essas obras podem ser destacadas?

12 – O Art Nouveau também se desenvolveu em outras capitais como em Belo Horizonte e Salvador, mas foi as margens do rio Amazonas na região da borracha que em Belém e Manaus este estilo prosperou. Várias foram as características utilizadas, todavia com fortes pontos em comum, descreva-os.

13 – O aparecimento do Estilo neocolonial, busca de uma identidade cultural característica do país, constou com inúmeras obras residenciais, mas também encontrou exemplares em edifícios comercias, públicos, igrejas, etc. Descreva as características presentes nos mesmos.

14 – Toda via, não era possível a construção de apartamentos, fábricas e outros edifícios típicos da civilização industrial. Contudo sua contribuição para o contexto arquitetônico brasileiro e sua história teve grande importância para o futuro, quais fatores foram esses?

15 – o autor afirma que a semana de arte moderna de 1922 não exerceu qualquer influência direta sobre a arquitetura. Todavia afirma “que algo mudou no ambiente geral”, sobre a semana de arte moderna de 1922, responda:

  1. Quem foram seus organizadores e expositores e quais suas profissões?
  2. A longo prazo, que tipo de influência incidiu em personalidades da elite paulista.
  3. Que jovem arquiteto recebeu essas influências um ano depois?

16 – Descreva as preocupações formais e influências utilizadas por Warchavick que o conduziram no processo de concepção e construção de sua residência na rua Santa Cruz, vila mariana – SP, as quais representavam influências cubistas – modernas – inspirados em Le Corbusier, e em outras obras europeias?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com