TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Baixo Índice de Aprovação dos Graduados no Curso de Direito no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS GAMALIEL

Antonio Carlos da Silva Amorim

Arnaldo Fernandes Vargens

Cícero Antonio Silva de Oliveira

Erlana Herbenia Freitas Silva Portilho

Marisa Santiago Gomes

Samuel Ricardo Klen Leal

O Baixo Índice de Aprovação dos Graduados No Curso De Direito No Exame Da Ordem Dos Advogados Do BrasIL.

Tucuruí – PA

2018


Antonio Carlos da Silva Amorim

Arnaldo Fernandes Vargens

Cícero Antonio Silva de Oliveira

Erlana Herbenia Freitas Silva Portilho

Marisa Santiago Gomes

Samuel Ricardo Klen Leal

O BAIXO ÍNDICE DE APROVAÇÃO DOS GRADUADOS NO CURSO DE DIREITO NO EXAME DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

Pré-projeto apresentado na Disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão da Discíplina.

Orientador:

Prof. Msc. Glailson Braga Pompeu

Tucuruí – PA

2018


SUMÁRIO

1 – DEFINIÇÃO DO TEMA          1

2 – DELIMITAÇÃO DO TEMA         1

3 – PROBLEMATIZAÇÃO          1

4 – HIPÓTESES         2

5 – OBJETIVOS         2

6 – JUSTIFICATIVA         3

7 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA          4

8 – METODOLOGIA         6

9 – CRONOGRAMA         7

10 – BIBLIOGRAFIA          8


1 – DEFINIÇÃO DO TEMA

O tema a ser abordado neste trabalho será o elevado índice de reprovação dos candidatos ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

2 – DELIMITAÇÃO DO TEMA

Delimitando o tema, pois cada tema traz em si uma infinidade de possibilidades de estudo, optou-se por restringir o universo de investigação apenas aos alunos egressos do curso de Direito da Faculdade Gamaliel de Tucuruí e as dificuldades que este público enfrenta para a aprovação do exame da OAB.

 3 – PROBLEMATIZAÇÃO

Com um índice de reprovação que flutua em torno dos 80% e uma média de quatro tentativas por candidato até a aprovação, é natural a preocupação dos estudantes com relação à prova da OAB. Os fatores que levam a esse índice tão elevado são os mais diversos, desde a baixa qualidade no ensino jurídico, passando pela liberação indiscriminada de cursos de Direito no Brasil e chegando até ao desinteresse e instabilidade emocional dos candidatos.

O exame que deveria ser apenas mais uma etapa para conclusão do curso superior acaba por se tornar, para muitos, um grande pesadelo, um obstáculo monumental a ser superado e que nem os anos em sala de aula parecem ter sido suficientes para preparar o candidato para tamanho desafio. O sonho de advogar se vê ameaçado pela temida “prova da OAB”. Como então resolver esse impasse?

Diante disto, faze-se então necessário um estudo aprofundado das causas que levam a este quadro, a fim de tentar buscar soluções que, ao menos, consigam mitigar o problema da elevada taxa de reprovação dos alunos no exame e que façam com que a prova da OAB seja apenas mais uma etapa a ser vencida na graduação e não mais o pesadelo que tem sido para muitos.


4 – HIPÓTESES

  1. Dificuldade de aprendizagem.

  1. Nervosismo no momento da realização da prova.
  1. Nível da prova aplicada superior ao cobrado durante a graduação.

5 – OBJETIVOS

5.1 GERAL

Determinar as razões do baixo índice de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil no que se refere aos graduados do curso de Direito da Faculdade Gamaliel de Tucuruí.

5.2 ESPECÍFICOS

  1. Investigar os fatores que levam ao baixo aproveitamento dos alunos da Gamaliel no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

  1. Propor soluções e/ou alternativas para minimizar estes fatores que levam ao alto índice de reprovação dos alunos.
  1. Conscientizar os alunos que ainda não foram submetidos ao exame quanto às dificuldades encontradas pelos seus antecessores, a fim de evitar a recorrência dos mesmos erros.

6 – JUSTIFICATIVA

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil é um teste aplicado aos acadêmicos de Direito que se encontram em fase final de curso e também àqueles que já obtiveram todos os créditos para conquistar o título de bacharel em Direito e que desejam atuar profissionalmente como advogados no Brasil. É sabido que, sem a aprovação neste exame, que é aplicado em duas etapas e composto por questões objetivas e subjetivas, o candidato fica impossibilitado de advogar, mesmo tendo concluído a graduação e obtido o diploma de bacharel, já que apenas a aprovação no exame da ordem autoriza a emissão da tão sonhada “carteirinha da OAB”.

Neste ínterim, este trabalho não busca ser inédito na esfera mais macro do tema, já que diversos autores já buscaram compreender os motivos que levam a tão elevada taxa de reprovação na prova da ordem. Há artigos disponíveis na internet sobre o tema, que permanece inesgotado e aparentemente insolúvel.

O objetivo aqui é investigar o universo dos alunos egressos da Faculdade Gamaliel em Tucuruí e, em parceria com a instituição, buscar soluções que, pelo menos, minimizem as causas que levam à reprovação dos alunos no exame da ordem. Com isso, esperar-se melhorar o desempenho da faculdade junto aos órgãos avaliadores (Ministério da Educação e a própria OAB, por exemplo), elevando também o moral dos candidatos e sua autoconfiança, gerando-lhes inclusive economia financeira, já que o gasto com retestes e cursinhos preparatórios é elevado para os que têm dificuldade em ser aprovados logo na primeira tentativa e veem adiado seu sonho de advogar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com