TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLO DE MEMORIAL DESCRITIVO

Por:   •  18/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 10

MEMORIAL DESCRITIVO

Obra: REFORMA EMEF PROFª EVANILDE SHIRLEY DE OLIVEIRA MAJEWSKI

Local: Vila Prado - Itapetininga/SP.

OBJETIVO

Este documento objetiva apresentar as informações, critérios e especificações básicas, que deverão nortear as obras civis para a reforma e ampliação da EMEF PROFª EVANILDE SHIRLEY DE OLIVEIRA MAJEWSKI.

INFORMAÇÕES GERAIS

Em anexo a este Memorial Descritivo, enviamos em PDF, os seguintes documentos:

- PLANILHA ORÇAMENTÁRIA (QUANTIDADES E PREÇOS).

- PROJETOS.

- ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE COMPONENTES E SERVIÇOS (FONTE: FDE/CPOS).

A firma construtora deverá proceder a minucioso exame no Local da Obra, na Planilha Orçamentária, nas Pranchas de Projetos existentes, Especificações Técnicas de Componentes e Serviços, Memorial Descritivo, e demais elementos constantes da documentação, de modo a verificar as condições, medidas, quantidades e técnicas necessárias ao desenvolvimento dos serviços.

Todos os custos para a execução total e completa da obra deverão ser considerados e apresentados na Proposta, e devem contemplar, além dos itens da planilha, também o Projeto e Especificações técnicas e também este Memorial Descritivo.

Todos os Serviços de Apoio, necessários para a execução da obra, tais como: Instalações Provisórias de Água e de Energia, Andaimes, Balancins, e etc., e não indicados na Planilha Orçamentária, devem ser considerados nos custos indiretos do orçamento.

Qualquer discrepância porventura observada, que possa trazer duvidas ou embaraços futuros ao desenvolvimento dos serviços, deverá ser esclarecidas por ocasião da visita técnica ou enviadas para a comissão de licitação prefeitura de Itapetininga, em tempo hábil antes da entrega da proposta.

Os materiais a serem empregados, deverão ser de primeira qualidade, novos, devendo obedecer às normas e especificações deste material, da ABNT e recomendações e prescrições dos fabricantes.

Qualquer substituição de material ou produto especificado, só poderá ser proposta por motivo relevante, de forca maior, como inexistência no mercado, prazos de entrega incompatíveis com o prazo da obra, etc.. Com a devida comprovação e preliminar aprovação da fiscalização da Prefeitura de Itapetininga.

Em caso de eventual necessidade, A proposta de substituição de material deverá ser feita por escrito, contendo os esclarecimentos necessários sobre esses motivos, bem como especificações do novo produto, devendo ser encaminhado ao autor do projeto, que após analise apresentar parecer conclusivo, incluindo alternativas à Prefeitura de Itapetininga, a qual caberá à aprovação final do pleito.

A Construtora, à qual for delegada a execução da obra se compromete a respeitarintegralmente as especificações das plantas, planilhas e do presente memorial.

Se, porventura, alguns materiais ou equipamentos do projeto não estiverem claramente especificados, deve-se subentender que são de primeira qualidade, de fabricantes tradicionais e com garantia de sua utilização. Não serão aceitos serviços em desacordo com o projeto e com a melhor técnica de construção. Quaisquer problemas técnicos com relação a materiais ou fornecedores devem ser levados ao conhecimento da fiscalização da Prefeitura de Itapetininga, que indicara como soluciona-lo. Eventuais reparos, manutenção inicial e serviços em desacordos, quer da própria Construtora ou de fornecedores e terceiros, deverão ser corrigidos de imediato, as expensas da Construtora.

Deverão ser observadas as boas práticas/técnicas da construção civil em relação a estética, higiene, segurança e acabamento, com integral responsabilidade nos termos do Código Civil Brasileiro.

Todos os serviços serão, obrigatoriamente, executados por profissionais especializados e em total concordância com as prescrições das normas da ABNT e NR18, principalmente no que se refere a técnica e segurança do trabalho, bem como atender, no que for cabível, a Lei n 6514, de 22 de dezembro de 1977 e as Normas Regulamentadoras (NR´s) aprovadas pela Portaria n 3214, de 8 de junho de 1978.

Os funcionários deverão utilizar todos os “EPI´s- Equipamentos de Proteções Individuais” apropriados para cada tipo de serviço. A construtora devera providenciar a sinalização e o isolamento das áreas onde estarão sendo executados os serviços, de modo a reduzir os riscos de danos físicos a terceiros, decorrentes da falta de sinalização, isolamento de área, não utilização de equipamentos de segurança, e outros pertinentes a execução da obra. A Construtora deverá manter, permanentemente, no local da obra, preposto credenciado que a represente em todos os atos referentes a execução das obras e do contrato.

A Construtora não poderá suprimir, alterar ou acrescentar qualquer tipo de serviço ou material especifico sem a autorização emitida pela fiscalização da Prefeitura de Itapetininga.

No que tange ao projeto de ampliação, tanto a solução estrutural, quanto a execução será de total responsabilidade da contratada, tendo em vista que a ampliação tem função estrutural similar a já existente na unidade escolar em questão.

Qualquer decisão estética que venha interferir/alterar o resultado final da obra deverá ser comunicado previamente ao Arquiteto responsável pela obra.

Em caso de dúvida de interpretação ou de julgamento de um determinado aspecto construtivo, ou de acabamento com vistas à aferição da qualidade do trabalho executado, prevalecera o ponto de vista da Prefeitura de Itapetininga na palavra da equipe técnica de fiscalização.

1. SERVIÇOS PRELIMINARES:

– Canteiro de obras – Abrigo para guardar equipamentos e materiais pertinentes a obra.

– Placa de obra - Fornecimento de placa para identificação da obra, englobando os módulos referentes às placas da Prefeitura Municipal, conforme modelo a ser fornecido pela fiscalização, e do cronograma da obra; inclusive materiais acessórios e a mão-de-obra necessária para instalação da placa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (366.6 Kb)   docx (639.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com