TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eames House

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 5

3 Capa da edição onde foi publicada pela 1º vez a Eames House Fonte: www.loc.gov

A revista Arts & Architecture, sob coordenação do seu diretor John Entenza, promoveu, entre 1945 e 1965, através do programa Case Study Houses – CSH, a construção de uma série de casas-modelo em Los Angeles (CA). Certamente um dos episódios mais ricos e instigantes da História da Arquitetura Moderna, propunha residências unifamiliares nas quais, em conformidade com os ideais modernos, fossem incorporados novos materiais da indústria, sobretudo metais e vidros, como componentes préfabricados, visando baixo custo e flexibilidade de soluções. Os primeiros anos do programa foram marcados pela improvisação. Poucos projetos foram realizados, por falta de clientes ou de terrenos, alguns sofreram muitas modificações devido ao racionamento de materiais e outras dificuldades do pós-guerra. Em 1946 Charles e Ray Eames são convidados a participar do concurso Casa de Estudo.

A casa está localizada dentro de um cluster, com mais duas outras residências unifamiliares , todas elas pertencentes ao programa Case Study House. A casa Eames não é visivel da rua, sendo acessada por um caminho privado a partir do Boulevard Chautauqua. Na entrada deste caminho há uma placa indicando os números das casas 201 (Entenza) e 203 (Eames)10 . Os Eames, proprietários da casa 8.

4 Implantação Eames House

Fonte: Eames Foundation – PDF Informativo

O terreno é irregular, embora predominantemente plano, mas tem uma encosta íngreme elevando-se no lado ocidental. O tratamento paisagístico protegeu a casa de seus vizinhos, deixando-a apenas aberta, à época, para o vizinho Entenza e para obter a visão do mar abaixo.

5 Implantação Eames House – Foto Aérea

Fonte: Eames Foundation – PDF Informativo

Esse proteção paisagistica que promove mais privacidade a edificicação e seus proprietários, podemos notar esse tipo de tratamento na Casa da Cascata e na Casa Farnsworth que além de estarem no meio de um terreno mais arboreo, tem uma preocupação com a interação entre a casa e o meio ambiente local, com aberturas e transparencias onde o projeto se interage mais com a natureza, trazendo melhor sensação de conforto.

6 Eames House - Vista Fachada Nordeste Fonte: Eames Foundation

Após visita ao local, embora já tivessem sido encomendados os componentes em aço da estrutura da casa, o casal Eames optou por modificar o projeto original. A composição inicial deu lugar aos dois blocos, ambos com dois pavimentos, abrigando moradia e trabalho, interrompidos por um pátio central, situados paralelamente a esta inclinação. Apesar das várias transparencias e espaços abertos, a Casa Eames tem um estratégico jogo de fechamentos que promove privacidade nos ambientes mais reservados como o quarto do casa.

Na foto abaixo podemos observar o processo de construção da casa, um sistema estrutura com estrutura modular, no qual percebe-se nas plantas que os módulos se sucedem longitudinalmente.

7 Eames House - Construção

Fonte: Eames Foundatio

A casa Eames apresenta uma estrutura em dezessete módulos de 7 ½ por 20 pés (aprox. 2,28m 6,0m de altura), organizados em linha, cobertos por telhas metálica: são oito para o bloco da casa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com