TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Produção Mecânica

Por:   •  2/5/2015  •  Bibliografia  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1] CURSO: Engenharia de Produção Mecânica

DISCIPLINA: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I)

Primeiro Semestre de 2015

Os Trabalhos de Conclusão de Curso I (TCC I), desenvolvidos pelos alunos do Curso de Engenharia de Produção Mecânica durante o primeiro semestre de 2013 deverão estar em acordo com TODOS os itens descritos abaixo:

  1. Definição dos Integrantes dos Grupos:

O TCC I poderá ser desenvolvido individualmente ou em grupos de 2 ou 3 alunos, a definição dos integrantes deverá ser feita até a data indicada no calendário e entregue ao Coordenado do Curso ou aos Professores Orientadores. Após definida, a formação do grupo não poderá ser alterada ao longo do semestre, salvo casos específicos que serão analisados pelos Professores Orientadores e Coordenador do Curso.

  1.  Definição dos temas dos Trabalhos:

Os temas dos TCC I deverão fazer parte de alguma das grandes áreas da Engenharia de Produção Mecânica, definidas abaixo. O grupo deverá definir o tema do trabalho e entregar ao Coordenador do Curso ou Professores Orientadores, para análise de aderência, até a data indicada no calendário. Após definido, o tema do Trabalho não poderá ser alterado ao longo do semestre, salvo casos específicos que serão analisados pelos Professores Orientadores e Coordenador do Curso.

  • Área de Tecnologia da Informação: Implantação de sistemas MRP, ERP, etc.;
  • Área de Gestão:  Gestão da manutenção, automação industrial, etc.;
  • Área de Logística: Sistemas de roteamento, gestão e controle de frotas, Distribuição de produtos, controle de suprimentos etc.;
  • Área de Marketing: Planejamento e desenvolvimento de novos produtos, estudo de mercado, viabilidade técnica e financeira, etc.;
  • Área de Planejamento: Setores estratégico, produtivo, financeiro, etc.
  • Área de Engenharia de Segurança do Trabalho: Ergonomia industrial ou funcional (acessibilidade para deficientes físicos), gestão ambiental, etc.;
  • Área de Gestão Econômica: Engenharia econômica, gestão de custos, etc.;
  • Área de Engenharia da Qualidade: Ferramentas de qualidade, controle estatístico de qualidade, Lean Manufacturing, etc.;
  • Área de Gestão de Projetos: Ferramentas e metodologias aplicadas ao longo do desenvolvimento de um projeto/produto;
  • Área de Simulação: Simulação de processos, sistemas térmicos, sistemas mecânicos, análise estática ou dinâmica, análise estrutural, etc.;

  1. Orientação:

As aulas de orientação para a elaboração do TCC I ocorrerão nos seguintes dias e horário durante a semana:

Dia da semana

Professor

Horário

Terça-Feira

Victor Hellmeister

22:00 – 22:50

Professor Victor Hellmeister: hellmodesign@gmail.com

  1. Estrutura do Trabalho:

O objetivo do TCC I, disciplina oferecida no 1o semestre do ano de 2013, é elaborar as bases e estruturar um projeto de pesquisa que deverá ser desenvolvido na forma de uma monografia no Trabalho de Graduação II (TCC II), disciplina oferecida no 2o semestre do ano de 2013. O projeto de pesquisa deverá ser elaborado de acordo com a estrutura abaixo.  

  1. Introdução

A introdução deve permitir ao leitor ter uma ideia geral sobre o cenário em que a pesquisa se insere. É aconselhável iniciar os primeiros parágrafos com temas mais gerais para então, aos poucos, chegar ao tema principal. Na introdução também deve estar claro o problema investigado, os objetivos da pesquisa e sua justificativa, a qual indicará a importância e a relevância em desenvolvê-la.

1.1 Objetivos

É importante deixar claro quais os objetivos gerais e específicos da pesquisa, observando que os objetivos específicos são aquelas ações menores que possibilitarão alcançar os objetivos gerais.

1.2 Justificativa

Neste item é apresentada a importância da pesquisa, portanto, deve-se informar porque é relevante desenvolvê-la, qual a contribuição que trará. Mas, é importante observar se essa importância já foi mencionada na contextualização, para evitar repetições desnecessárias. Wazlawick (2008) enfatiza que “deve-se justificar a escolha de uma hipótese em vez de tentar justificar apenas a importância do tema da pesquisa”.

1.3 Viabilidade

A viabilidade do desenvolvimento da pesquisa deve ser informada tanto em termos materiais, humanos e financeiros quanto na possibilidade de realização da pesquisa propriamente dita. Isto é, deve-se deixar claro que a programação delineada para o projeto permitirá atingir os objetivos estabelecidos. Caso sejam verificadas situações que possam impedir a realização da pesquisa, devem-se colocar quais as alternativas possíveis para continuar seu desenvolvimento e porque ela continuará relevante.

  1. Revisão Bibliográfica

No capítulo dedicado à revisão de literatura, faz-se uma discussão geral sobre os trabalhos relevantes que foram consultados e estudados para o desenvolvimento da pesquisa. Esses trabalhos podem ser encontrados em livros, periódicos e sites. Existe ampla oferta de obras que tratam da metodologia científica adequada para a elaboração de projetos de pesquisas/monografias, sendo que a grande maioria se baseia nas normas da ABNT. Isto não significa, no entanto, que exista um único modelo para a elaboração e apresentação de relatórios técnico-científicos.                                      

Os autores, cujas idéias são abordadas no projeto de pesquisa podem ser mencionados de duas formas distintas. A primeira é no mesmo formato usado no parágrafo anterior, no qual o nome do(s) autor(es) não faz(em) parte do texto, ou seja, (SOBRENOME, data da obra) – neste caso o sobrenome deve estar em caixa alta. A segunda é o formato usado no próximo parágrafo, no qual o(s) nome(s) do(s) autor(es) faz(em) parte do texto.

  1. Método de Pesquisa

Considerando-se a definição de metodologia apresentada na Wikipédia (2009, apud WAZLAWICK, 2008, p. 39) que a indica como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (206.1 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com