TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estaca Raiz

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 4

Estaca Raiz (Norma NBR-6122)

Histórico

O desenvolvimento deste tipo de estaca deu-se na Itália a partir da década de 50. Originalmente desenvolvida para reforço de fundações e melhoramento do solo. Houve uma tendência de se utilizar diâmetros cada vez maiores, chegando-se a 40 e até 50 cm. São Estaca moldada “in loco”.

Seu uso, que era basicamente como reforço de fundação, passou a ser como estaca normal utilizável em qualquer condição.

Definição

A Estaca Raiz é uma estaca argamassada "in loco" e de elevada tensão de trabalho do fuste. Caracteriza-se principalmente por ser uma estaca executada com o emprego de revestimento, que permite atingir grandes comprimentos, em rocha ou em solo.
        Com a utilização de equipamentos de pequeno e médio porte, as Estacas Raiz podem ser executadas em locais de difícil acesso. O processo executivo desta estaca não causa vibrações, o que permite empregá-la em qualquer situação de obra industrial. Quando há necessidade de atravessar matacões, blocos de concreto ou embuti-las em rocha, a perfuração é complementada com uso de martelo hidráulico, até atingir a profundidade desejada. A Geofix executa Estaca Raiz com até Ø500mm e 52m de profundidade de acordo com o solo.

  • As estacas escavadas injetadas diferenciam-se das demais pelo menos por três razões:

  1. Podem ser executadas com maiores inclinações (0 a 90°)
  2. Geralmente possuem uma densidade de armadura superior às estacas de concreto armado, pois o processo de perfuração permite atingir grandes profundidades e terrenos de alta resistência (inclusive rocha), o que lhes confere maior nível de carga transmitida ao solo por atrito lateral, em comparação com outras estacas de mesmo diâmetro.
  3. Como sua carga admissível resulta fundamentalmente da parcela de atrito lateral, podem ser usadas com a mesma carga de trabalho à tração e à compressão, desde que o fuste seja convenientemente armado.

As estacas-raiz são geralmente armadas com barras de aço e são envolvidas por argamassa ou por calda de cimento, mas nunca por concreto.

Procedimentos Executivos

A execução de uma estaca-raiz compreende fundamentalmente quatro fases consecutivas:

  1. Perfuração auxiliada por circulação de água
  2. Instalação da armadura
  3. Preenchimento com argamassa
  4. Remoção do revestimento e aplicação de golpes de ar comprimido

  1. Perfuração em solo
  • A perfuração em solo é realizada por rotação de tubos com auxílio de circulação de água que é injetada pelo interior deles e retoma à superfície pela face externa e esses tubos vão sendo emendados (por rosca) a medida que a perfuração avança, sendo posteriormente recuperados após a instalação da armadura e preenchimento do furo com argamassa. Caso haja dificuldade para o avanço do tubo de revestimento, devido à ocorrência de solos muito resistentes, devem ser empregadas brocas triconicas para a execução de pré-furo ou ainda para limpeza do interior do revestimento.
  • Conferir a profundidade da perfuração, utilizando a composição de tubos de injeção, introduzindo-a no interior do tubo de revestimento, até atingir a cota de fundo da perfuração.
  • Confrontar esta medida com aquela resultante da soma dos comprimentos dos segmentos dos tubos de revestimento empregados. Esta medida deve ser, no mínimo, igual à projetada.

  1. Em rocha e em solo

Devem ser repetidos os procedimentos anteriores da perfuração em solo até se atingir o matacão/bloco/interferência ou o topo rochoso;

  • Utilizar martelos de fundo pneumáticos, instalando-o internamente ao revestimento até a cota da ocorrência do material rochoso. A perfuração deverá prosseguir com o avanço do martelo, através de movimentos rotopercussivos que destroem a rocha transportando seus resíduos para fora do furo com a aplicação de ar-comprimido.
  • Alternativamente, podem ser utilizadas Roller-bits, com funcionamento similar as brocas triconicas, capazes de perfurar rochas brandas, através de movimentos rotativos com a injeção de água para limpeza dos resíduos da perfuração da rocha. Outra alternativa, é o emprego de sapata ou coroa diamantada, acoplada ao barrilete amostrador, internamente à composição de tubos de revestimentos, para se retirar o testemunho da rocha.

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

Referências

http://pt.slideshare.net/jeanpaulomendes/fundaes-estacas-raiz *****

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (889.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com