TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio engenharia

Por:   •  25/11/2015  •  Seminário  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

O estágio foi realizado no período de 04 de Outubro de 2015 a 26 de novembro de 2015 no canteiro de obras do Edifício Residencial Madrid , situados a Rua Jacarepaguá, Nº. 428 Bota Fogo, Ribeirão das Neves da construtora LC Construções e Montagens Ltda. onde foram desenvolvidas atividades relacionadas a levantamento de quantitativos, gerenciamento de obras e materiais e supervisão de serviços.

2.2.1 Recebimento de materiais

No início tinha como tarefa o recebimento de materiais, os procedimentos seguiam o seguinte processo:

2.2.1.1 Aferição dos blocos cerâmicos:

Quando descarregado era verificado, contando-se os “Pellets” de 150 tijolos, que era descarregado por estivadores da empresa Braúnas que era a mesma que entregava o material. Normalmente era feito o pedido de cinco mil tijolos. Quando o material chegava era feita conferência do nome do fornecedor, o produto a receber, a quantidade do mesmo, o nome da empresa. Sempre que possível era importante, também, carimbar a nota.

2.2.1.2 Aferição de areia:

Quando o caminhão contendo areia chegava era feito o procedimento de aferição da metragem cúbica. Media se a altura em três pontos da caçamba e tirava se a média. Multiplicava-se o resultado dessa média com a metragem da caçamba. Após esse procedimento era feito a conferência da nota fiscal ou recibo caso o fornecedor fosse já cadastrado pela empresa.

2.2.1.2 Recebimento de cimento:

Após o processo de verificação da nota fiscal, a descarga do cimento era feita por estivadores da própria fábrica de cimento. O produto vinha da fábrica contado e embalado em forma em pacotes de dez unidades (cada saco 50 kg), onde eram desacoplados e descarregados, seguindo os procedimentos de empilhamento e armazenagem.

2.2.2 Compra de materiais

Para a realização da compra de materiais necessários, fazia se uma ficha de verificação de fornecedores (FMF), onde os fornecedores eram avaliados em de atendimento, disponibilidade de estoque, relação à qualidade do serviço, rapidez na entrega dos materiais, cumprimento do prazo de entrega e menor preço. Após avaliação desta ficha, o pedido de compra era emitido pelo escritório principal.

Muitas vezes devido o engenheiro responsável, não aprovar a qualidade do material havia intervenção em todo planejamento de compras.

2.2.3 Armazenamento dos materiais

A maior parte dos materiais era armazenada no almoxarifado. Os que não seguiam o mesmo destino como: ferragem, tijolos, brita e areia eram dispostos em locais seguros e livres do mau tempo. Os locais de armazenamentos dos materiais com saídas mais rápidas eram armazenados em locais com fácil acessibilidade facilitando toda a trabalhabilidade do setor.

No canteiro de obras do Residencial Madrid era realizada a seleção de ferros devido a sua bitola e comprimento, e importante lembrar que esse armazenamento era feito com total proteção contra a umidade para que o aço não entrasse em estado de corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com