TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Futurismo

Por:   •  30/8/2015  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura Futurista

Arquitetos e Obras

Antonio Sant'Elia: Nascido na cidade de Como, Itália em 1888, foi o principal representante do futurismo na arquitetura, influenciado pelas ideias de Otto Wagner e pelas cidades industriais. O grande impacto aconteceu quando produziu a sua “Cidade Nova” com escala monumental de megalópoles com arranha-céus, passarelas e vias suspensas para veículos.

Sant’Elia idealizou a “Cidade Nova” entre 1913 e 1914, quando a Itália começou a entrar na revolução industrial, cidade essa que não passou de um desejo utópico. Os seus projetos nunca passaram do papel utilizando o desenho como base. Não existe qualquer registo de plantas, cortes ou alçados.

Sant’Elia faleceu em 1916 em Monfalcone na Itália durante a primeira guerra mundial.

[pic 1]

[pic 2]

Angiolo Mazzoni: Nascido em Bolonha na Itália em 21 de maio 1894 foi um arquiteto e engenheiro do governo fascista italiano dos anos 1920 e 1930. Mazzoni projetou centenas de edifícios públicos, correios e estações de trem durante o período de guerras na Itália.

Os primeiros trabalhos de Mazzoni mostram uma influência neo-clássica inspirada por Otto Wagner e a escola “Viennese School of Josef Hoffman”.

Estilisticamente eclético, Mazzoni se juntou em 1933 para a chamada "segunda fase" do Futurismo, movimento artístico italiano, assinando em 1934 o Manifesto of Aerial Architecture.

Um exemplo clássico da obra de Mazzoni é a estação ferroviária em Trento, construída durante 1934-1936 . Trento teve um significado especial para o regime fascista como a capital da região de Trentino. A estação representa a interpretação de Mazzoni do estilo funcionalista, janelas contínuas do edifício e linhas dinâmicas estruturais para expressar idéias futuristas de velocidade e de racionalização. A estação se destaca devido ao seu uso inovador de aço, vidro, e variedades de pedras locais.

Mazzoni faleceu em 1979.

[pic 3]

[pic 4]

                 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (203.4 Kb)   docx (124.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com